quinta-feira, 10 de maio de 2018

(Continuação 22)


Ponte da Arrábida

Ponte da Arrábida em construção (lançamento dos caixotões para o arco)

Ponte da Arrábida em vista semelhante à anterior


Bairro de Xangai


Bairro de Xangai (bairro de lata em terrenos hoje do Parque da Cidade) em 1962, próximo do Castelo do Queijo. Os seus habitantes foram alojados no Bairro de Aldoar, em 1968


Praça Gonçalves Zarco antes de 1941 com a Rotunda do Castelo do Queijo (a meio vemos a confluência com Av. da Boavista, à direita a Av. de Montevideu, em baixo o Castelo do Queijo e em cima à esquerda o terreno onde estava o Bairro de Xangai)



(Continua)

terça-feira, 8 de maio de 2018

(Continuação 21)


Avenida da Boavista



A sede e os escritórios dos STCP (a meio da foto) em 1964, na esquina da Avenida da Boavista com a Rua 15 de Novembro e, que, aqui permaneceram, durante a 2ª metade do século XX



Perspectiva actual do local mostrado na foto anterior


Projecto de 1921 da “Empreza Industrial de Malhas”, que também esteve sedeada no mesmo local, observado nas duas fotos anteriores


Edifício da Companhia de Seguros “A Mundial”



Na Praça Guilherme Gomes Fernandes, em 1970, o edifício da companhia de seguros “A Mundial” (visível o reclame vertical). O prédio ao fundo teve licença de construção em 1906





Vista obtida a partir dos "Leões" c. 1910, de prédio que albergava a companhia de seguros “A Commercial”, junto aos Grandes Armazéns do Chiado e, onde, mais tarde, foi construído outro, mais moderno, que passou a instalar a companhia de seguros “A Mundial”– Ed. Photo Guedes



O prédio que albergou a companhia de seguros "A Comercial" foi construído em 1905, de acordo com o requerimento para o seu licenciamento, que se segue. Aí, ficaria sedeado o Centro Comercial do Porto, que cederia as suas anteriores instalações, na Praça Carlos Alberto, à Companhia do Gás.
De notar que naquele requerimento é feita referência a uma rua que poderia vir a ser coberta, o que nunca aconteceria - Rua da Galeria de Paris.



Pedido de licenciamento de prédio para a companhia de seguros "A Comercial" - Fonte: AHMP


A companhia de seguros "A Comercial" teve existência entre 1891 e 1923, quando, neste ano, foi adquirida pela companhia de seguros "A Mundial".








sexta-feira, 4 de maio de 2018

(Continuação 20) - Actualização em 31/01/ e 01/02/2019 e 06/10/2020



Praça Almeida Garrett


Praça Almeida Garrett com vistas para a Rua de Sá da Bandeira - Ed. Alvão




Mesma perspectiva de foto anterior actualmente – Fonte: Google maps



Rua da Trindade



Entroncamento da Rua do Alferes Malheiro com a Rua da Trindade e traseiras da igreja da Trindade (onde agora está o edifício hospitalar da mesma Ordem)



Mesma perspectiva actual da foto anterior – Fonte: Google maps



Rua de Santa Catarina



Camisaria Confiança c. 1900


Foi aqui a “Camisaria Confiança” depois a “Confiança – loja de confecções”, o “Tito Cunha Lda – Confecções e Noivos” e agora uma loja “United Colors of Benetton” – Ed. JPortojo




Rua Alexandre Herculano, às Fontainhas




Prédios na Rua Alexandre Herculano, antes de 2003 – Ed. MAC

 

 


Perspectiva obtida para montante da Rua de Alexandre Herculano, em 1948, dos prédios, à esquerda, presentes na foto anterior -  Fotograma de filme da Cinemateca



 

Os prédios da foto anterior já foram sacrificados na sequência da construção da Ponte do Infante, inaugurada em 2003 – Fonte: Google maps


Prédio sacrificado, no gaveto observado na foto anterior, em 2002

 


Em 1948, a esquina da Rua das Fontainhas e da Rua de Alexandre Herculano – Fotograma de filme da Cinemateca

 

 


Perspectiva idêntica e actual da foto anterior – Fonte: Google maps






Praça Almeida Garrett


Local (1907) onde mais tarde haveria de surgir o Café Astória




Local onde na esquina sobre a esquerda abriria o café Astória



Palacete das Cardosas com o café Astória, 1958 – Fonte: AMP



Mesma perspectiva da foto anterior actualmente – Fonte: Google maps




Rua dos Clérigos e Rua de Santo António



Perspectiva obtida da igreja dos Clérigos na transição dos séculos XIX/XX


Mesma perspectiva e actual da foto anterior – Fonte: Google maps



Quinta do Covelo


Quinta do Covelo na 1ª metade do século XX


Mesma perspectiva da foto anterior – Fonte: Google maps




Rua dos Clérigos


Rua dos Clérigos na 1ª metade do século XX


Mesma perspectiva da foto anterior – Fonte: Google maps



Rua do Ouro



Rua do Ouro com ilha do Frade parcialmente visível e quando a Manutenção Militar que abriria em 1937 ainda não tinha sido construída 



Perspectiva idêntica à da foto anterior



Rua do Castro


Rua do Castro em 1919 – Fonte: “portoarc.blogspot.com”



Rua do Castro em perspectiva actual da foto anterior – Fonte: Google maps



Rua D. João IV


Rua D. João IV, 199 - Ed. Teófilo Rego em 1958



Mesma perspectiva actual da foto anterior – Fonte: Google maps





Rua de S. Dinis


Em 1938 na Rua de S. Dinis, o local em que seria construído o prédio de “A Previdente - Associação de Socorros Mútuos” – Fonte: gisaweb



“A Previdente - Associação de Socorros Mútuos” na Rua de S. Dinis 559 – Fonte: Google maps



Rua da Fábrica


Rua da Fábrica em 1941, na esquina com a Rua de Aviz



Perspectiva actual de foto anterior – Fonte: Google maps



Miragaia - Viela da Companhia



Pela direita da foto segue a Viela da Companhia c.1900


Perspectiva semelhante da foto anterior durante as cheias do rio Douro de 1909 – Fonte: Ilustração Portugueza



A Viela da Companhia continua ao lado do prédio que se vê na foto anterior, mas entretanto já perdeu as colunas características – Fonte: Google maps


Largo de António Calém


Jardim do Calém c. 1960 com a ponte da Arrábida ainda em construção



Jardim do Calém à direita em perspectiva actual e idêntica à da fdoto anterior – Fonte: Google maps


Largo de António Calém com vista para a Rua das Condominhas c. 1940


Mesma perspectiva da foto anterior do Largo de António Calém – Fonte: Google maps



Farol de S. Miguel-o-Anjo ao Passeio Alegre


Gravura de Cesário Augusto Pinto, de 1848, editado na litografia de Joaquim Vitória Vilanova



À esquerda da gravura anterior vemos o farol-capela de S. Miguel-o-Anjo e, a meio, a capela de Nossa Senhora da Lapa. É possível observar um omnibus estacionado que era um transporte usado entre o Porto e a Foz do Douro.



Perspectiva aproximada actual da vista anterior – Fonte: Google maps



As casas à esquerda da capela e a ela ligadas, ainda existem, hoje há quem diga que são mais antigas que o farol-capela.




Ribeira


Ribeira 1906


Ribeira com a mesma perspectiva do postal acima



Rua Nova da Alfândega


Demolição da Porta Nova c. 1865 observando-se o baluarte de forma arredondada na esquina da muralha




Mesma perpectiva e actual do instantâneo anterior – Fonte: Google maps


Cruzeiro de Tine


Cruzeiro de Tine em Campanhã e, à esquerda, ao fundo, a Capela do Senhor da Pedra, também conhecida por Capela do Monte do Outeiro de Tine, séc. XVIII-XIX



A inauguração do Cruzeiro de Tine, no Largo do Outeiro de Tine, Campanhã, ocorreu em 3 de Maio de 1957 (MARTINS, Tavares – “Paróquia de Santa Maria de Campanhã”: p. 240­-241).



Cruzeiro de Tine actualmente


Garagem do Bolhão


Garagem do Bolhão c. 1930 na Rua de Sá da Bandeira, 498



Mesma perspectiva da Garagem do Bolhão actualmente – Fonte: Google maps


Largo de Santo Ovídeo


Quartel de Santo Ovídio c. 1850 – Fonte: blogue “doportoenaoso”



Foto actual do Quartel da Praça da República



Rua Nova da Alfândega a Miragaia


Começo da Calçada de Monchique



Mesma perspectiva da foto anterior em meados do século XIX



Esquina de Rua Formosa e da Rua de Santa Catarina


Na esquina das ruas Formosa e de Santa Catarina estiveram durante grande parte do século XX os Grandes Armazéns das Beiras



Mesmo local da gravura anterior actualmente – Fonte: Google maps


Esquina da Rua Fernandes Tomás e Rua de Sá da Bandeira


Sucursal dos Armazéns do Anjo ao Bolhâo, c. 1940


Mesmo local da foto anterior actualmente


Rua Fernandes Tomás e Mercado do Bolhão entrada Norte



Rua Fernandes Tomás em 1940


O prédio à direita fazendo esquina com a Rua de Santa catarina ainda não estava construído em 1940.


Mesma perspectiva actual da foto anterior – Fonte: Google maps



(Continua)