segunda-feira, 28 de maio de 2018

(Continuação 28) - Actualização em 17/11/2020


Capela da Senhora da Hora ou Capela das Sete Bicas


Capela da Senhora da Hora, c. 1833, ainda sem torre sineira, no sítio da Mãe d’Água, ao Alto do Viso  – Ed. J. Villanova



Na gravura anterior, à esquerda, é visível o que parece viria a ser, em 1893, o espaldar da actual Fonte das Sete Bicas.
Esta fonte é muito antiga e teria sido, antes do lugar entrar na esfera do cristianismo, alvo de manifestações pagãs.
Sobre a capela, diz a tradição oral, que ela foi o resultado de uma promessa feita por um mareante, Aleixo Francisco, em 1514, para que a santa concedesse à sua mulher, um filho que tardava.
Conseguido o desiderato, foi mandada construir uma ermida anexa à fonte da Mãe d’Água, que Aleixo Francisco administrou até 1544.
Documentação existente informa que, em 15 de Outubro de 1620, o mordomo da capelinha, entrega ao arquitecto Gonçalves Vaz, o projecto e a construção da capela das Sete Fontes, naquele mesmo local, a erigir sobre os alicerces do templo já existente.
Assim, continuou a ermida a ser administrada por devotos da imagem da Senhora da Hora, até que, em 1705, assumiu essa administração Romualdo de Almeida Cabral, Major dos Terços Auxiliares da cidade do Porto e morador na sua Quinta da Foz do Douro, sucedendo-lhe, em 1706, Miguel d’Almeida.




Capela da Senhora da Hora, actualmente, com a sua torre sineira desde a 2ª década do século XX


Largo de S. Domingos


Em 1910 a firma “A. Barbosa da Fonseca, Filho” – Ed. Guia Illustrado do Porto


Em 2018 o “Hotel da Bolsa” em prédio que recebeu mais um piso – Fonte: Google maps


Rua do Campo Alegre


Cruzamento da Rua do Campo Alegre e a Rua das Condominhas na 1ª metade do século XX


Mesma perspectiva da foto anterior, actualmente – Fonte: Google maps


Avenida Fernão de Magalhães


À esquerda na foto, próximo do Campo 24 de Agosto, a Companhia de Fiação Portuense na então Rua de Montebelo, hoje a Avenida Fernão de Magalhães – Ed. Photo Guedes


Perspectiva semelhante da foto anterior, obtida a partir do Campo 24 de Agosto. De notar que os prédios mais baixos e mais antigos encontram-se nos dois instantâneos. O primeiro ainda hoje ostenta uma taça decorativa em granito, na platibanda. – Ed. MAC


Rua Brito Capelo – Matosinhos


“As Sete Casas” em Matosinhos na Rua de Brito Capelo c. 1930


“As Sete Casas” actualmente – Ed. MAC


(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário