quarta-feira, 1 de julho de 2020

25.96 Rua da Ourivesaria e caminho para Vale de Pegas


A igreja de S. Nicolau, localizada na Rua do Infante D. Henrique, foi construída no local em que ainda hoje se encontra, por ordem do Bispo Nicolau Monteiro e consagrada em 1676. 



Igreja de S. Nicolau – Ed. JPortojo


A construção do novo templo prendia-se com substituição duma pequena ermida, e pretendia responder a uma nova divisão paroquial da cidade, que já reportava a 1583, feita pelo bispo D. Frei Marcos de Lisboa, pela qual S. Nicolau se juntou a Sé, Vitória e Belomonte. Até aí, apenas existia a Sé.
S. Nicolau viria ainda a englobar algum território, inicialmente atribuído a Belomonte, que teve breve existência.
Em 1758, a igreja de S. Nicolau foi alvo de um incêndio que lhe provocou danos de monta, sendo reaberta ao culto em 1762.
Antes, a igreja tinha sido antecedida, nesse mesmo chão, pela tal ermida, da qual se desconhece qualquer risco, mas cuja traça não fugiria muito à dos pequenos templos, que estavam por todo o lado.
Há documentos que a situam em 1247, tendo já como orago o S. Nicolau.
Em 1656, teria sofrido obras de ampliação.



Planta (editada) de George Balck




Legenda

1. Trajecto da Rua de S. Nicolau (desde o encontro da Rua dos Banhos e Rua da Reboleira) até ao Largo do Terreiro
2. Trajecto da Travessa de S. Nicolau até ao Largo do Terreiro
C. Ermida de S. Nicolau
L. Largo do Terreiro
Obs. No tempo em que esteve erguida a ermida de S. Nicolau, a que veio a ser chamada de Rua Nova dos Ingleses era, ainda, a Rua Nova, quando antes tinha sido, a Rua Formosa.


A planta acima é a famosa planta redonda de Balck, de 1813, que usamos e adaptamos, face à inexistência de outras da época pretendida, à data da existência da ermida.
A Rua de S. Nicolau e a Travessa de S. Nicolau, diziam, eram caminhos que conduziam a Vale de Pegas. Este sítio devia compreender todo o edificado a nascente da ermida e que se estenderia até ao Largo do Terreiro.



Ermida de S. Nicolau, na maqueta medieval (a meio, junto a uma casa-torre, com cume a amarelo), no local da cidade onde estava implantada – Cortesia de Nuno Cruz, administrador do blogue Porta Nobre



Por comparação da maqueta acima e da planta anterior, pode imaginar-se os percursos pela Rua de S. Nicolau e pela Travessa de S. Nicolau.
Acima, à esquerda, observamos a igreja e o convento de S. Francisco e o seu claustro.
A igreja de S. Nicolau construída sensivelmente no mesmo chão da ermida, foi implantada relativamente a esta, com uma orientação perpendicular, como se pode ver na planta abaixo.



Implantação da igreja da S. Nicolau (contorno a amarelo) e da ermida de S. Nicolau (contorno a azul) – Cortesia de Nuno Cruz, administrador do blogue Porta Nobre



Legenda

1. Rua de S. Nicolau
2. Travessa de S. Nicolau
5. Capela de Santo Elói
6. Igreja de S. Francisco
7. Rua de S. Francisco
8. Rua Nova dos Ingleses (Rua Infante D. Henrique)
9. Convento de S. Francisco



Capela de Santo Elói (a meio da foto), antes de 1871, ao lado da igreja de S. Francisco



Como se pode observar na planta abaixo, com a construção da igreja de S. Nicolau, a Rua de S. Nicolau foi amputada no seu trajecto final (a azul).
O trajecto 2 corresponde ao da Travessa de S. Nicolau, que se manteve.



Planta de George Balck, de 1813



Igreja de S. Nicolau, c. 1833 - Desenho de Joaquim Villanova



Na gravura acima, à direita da igreja de S. Nicolau, vemos a entrada da Rua de S. Nicolau e, um pouco atrás, as fachadas dos prédios assentes nessa rua, a qual se estendia pela direita. Sendo esta rua habitada por ourives que aí exerciam o seu mister e onde tinham a sua congregação e capela respectiva, os portuenses habituaram-se a designá-la por Rua da Ourivesaria.



Interior da Igreja de S. Nicolau com as sepulturas visíveis – Desenho do Barão de Forrester


Até c. 1855, associava-se à igreja de S. Nicolau um velho costume, que Pinho Leal descreveu em 1875, segundo o qual, era promovida uma festa ao S. Nicolau, a 6 de Dezembro.







Planta de Telles Ferreira de 1892 – Fonte: AHMP



À data da publicação da planta acima, a Rua Nova da Alfândega, ligando Miragaia à Rua do Infante D. Henrique, já estava concluída desde 1880; a Rua de S. Nicolau já tinha desaparecido tendo ficado conhecida como a Rua da Ourivesaria, pois, por aí, se concentrava o sector de actividade que transformava aqueles metais nobres.
A Travessa de S. Nicolau que levava a Vale de Pegas (um pouco acima do cais) continuava, a nascente da igreja de S. Nicolau, a ligar ao Largo do Terreiro, bem como o troço que já tinha feito parte da Rua de S. Nicolau (tempos da primitiva ermida), naquela data, a Viela do Vale das Pegas.



Os prédios dos quais se observam as fachadas principais serão uma memória da Rua da Ourivesaria. O que apresenta a sua fachada lateral (à esquerda) já é posterior àquela rua – Cortesia Engº Amaral Gomes



Os prédios que se observam, situados ao lado da igreja de S. Nicolau, terão estado localizados na desaparecida Rua da Ourivesaria – Cortesia Engº Amaral Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário