segunda-feira, 4 de outubro de 2021

25.136 Clube de Ténis de Carreiros

 
Em 1898, é fundado na Foz do Douro o primeiro clube de ténis da cidade do Porto, o Grupo Lawn-Tennis de Carreiros.
Foi um grupo de pessoas da colónia inglesa do Porto e mais alguns portuenses que decidiram criar o Grupo Lawn-Tennis de Carreiros.
Os seus primeiros courts ficavam no local onde, nos dias de hoje, está a famosa Pérgula, junto da Estrada de Carreiros, uma via que acompanhava a frente de mar e que, presentemente, foi substituída pelo chão das avenidas Brasil e de Montevideu.
Entre os fundadores do Grupo Lawn-Tennis de Carreiros (Foz) encontravam-se importantes personalidades da sociedade portuense, como Lewis Murray, Agostinho Nobre, Augusto Paes Teixeira, João Andresen, Gustavo Andresen, Manuel da Costa Lima, Alfred W. Hardy e Henrique L. Valente.
Em 1902, o Grupo Lawn-Tennis de Carreiros muda de instalações para a Rua do Monte, que depois se chamou Rua do Monte da Foz e, hoje, é Rua do Dr. Sousa Rosa, local onde ainda se encontra.


Instalações, no início do século XX, do Grupo Lawn-Tennis de Carreiros
 
 
A partir de 4 de Agosto de 1923, o Grupo Lawn-Tennis de Carreiros cumprindo uma determinação então promulgada, efectuou o seu registo oficial no Governo Civil do Porto.
Em 13 de Julho de 1999, a Câmara Municipal do Porto decidiu atribuir ao Grupo Lawn-Tennis de Carreiros a medalha de ouro de mérito desportivo, a qual lhe foi entregue numa cerimónia realizada no ano seguinte.


 

Emblema à entrada das instalações do Grupo Lawn-Tennis de Carreiros

 
 

Nesta esquina, formada pelas ruas do Padrão e Dr. Sousa Rosa, tem o Grupo Lawn-Tennis de Carreiros instalações, há mais de um século - Fonte: Google maps

Sem comentários:

Enviar um comentário