terça-feira, 27 de setembro de 2016

Introdução

Os lançamentos que aqui serão feitos no futuro, visam, sem quaisquer preconceitos, dar uma visão do nascimento e desenvolvimento da cidade do Porto e, entusiasmar alguns leitores, para uma tomada de conhecimento de alguns aspectos de uma urbe, que, para os apaixonados do tema, é única.
A satisfação que sentimos ao deslizar sobre diversos aspectos da vida da cidade é tão grande, que, não podíamos guardá-la só para nós.
Sem qualquer grau académico relacionado com as matérias abordadas, buscamos chegar e auxiliar, modestamente, um público que venha a tornar-se autodidacta, como nós.
Socorrer-nos-emos, para o efeito, do excelente trabalho de quem começou há alguns anos, em blogues e sites, a dedicar-se à divulgação das suas pesquisas, bem como, recorrendo à leitura de obras de algumas personalidades e, sumidades conceituadas e, bem conhecidas, que sobre a vida da cidade escreveram, divulgando aqui, algumas passagens delas.
Todas as contribuições serão sempre que possível nomeadas e identificadas e procurar-se-à, quando tal for aconselhável, a troca de argumentos, na caixa de comentários que será disponibilizada.

2 comentários:

  1. Boa tarde. Peço desculpa, mas gostaria de saber se é possível falar (ou descobrir algo) sobre a Rua Moreira de Assunção. Já pesquisei em todo o lado e não encontro nada. Quem foi Moreira de Assunção? O que fez pelo Porto? Se souber de algum dado sobre esta personalidade, por favor, publique. Ou responda-me por e-mail.Muito obrigado. Pedro Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moreira de Assunção foi um lavrador ou modesto capitalista que resolveu criar uma rua particular para investimento imobiliário (O Tripeiro, III Série, Ano II, p. 158).
      Chamava-se Agostinho Moreira da Assunção e era natural de S. Mamede de Coronado, onde nasceu em 13 de Outubro de 1861 e faleceu em 17 de Julho de 1925.
      Para além de lavrador abastado, foi homem generoso e de fino trato, monárquico convicto, o que lhe acarretou alguns dissabores com a implantação da república.
      Foi presidente da junta de freguesia da sua terra natal.

      Com os meus cumprimentos

      Américo Conceição

      Eliminar