terça-feira, 11 de setembro de 2018

25.4 Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 1958 e outras vitórias - (Actualização em 05/09/2019)

A cidade do Porto tem uma longa ligação ao Hóquei em Patins.
Desde o dia 4 de Junho de 1909, que se realizavam periodicamente nas instalações da Auto-Motora, na Rua Heróis de Chaves, nº 369 (Rua D. João IV), aproveitando as excelentes condições do piso para a prática de patinagem, que começava a despontar entre as camadas mais privilegiadas da população, uma demonstração daquela nova modalidade desportiva.
Um outro local usado para o efeito era a nave do Palácio de Cristal.
Na cidade do Porto e a expensas de particulares, mas com o objectivo de servir o FC Porto é construído em 1914, junto ao campo da Constituição, um ringue que permitia a prática de patinagem.
No entanto, o primeiro jogo de hóquei em patins, no Porto, ocorreria em 11 de Junho de 1922, por iniciativa da revista “Sporting”, na nave central do Palácio de Cristal, exibindo-se os lisboetas Hóquei Clube de Portugal e o Lisboa Ginásio Club, num jogo de demonstração da modalidade.
No entanto, o primeiro grande momento vivido no Porto, no que concerne à modalidade, aconteceria no Campeonato do Mundo de 1952 e teria continuidade com os Campeonatos do Mundo de 1956 e 1958.




“A tarefa parecia difícil e melindrosa, tendo em conta que os moçambicanos e os metropolitanos, bem pouco tempo antes, tinham lutado encarniçadamente (mas de modo desportivo), uns contra os outros. Visto à posteriori, a liderança inteligente, honesta e simples de Emídio Pinto, conseguiu rodear “os de lá”, o Moreira, o Adrião, o Bouçós e eu, com um lote de companheiros de estirpe elevada, o Edgar Bragança, o António Matos, o Carlos Bernardino, o Vaz Guedes, o Perdigão, o Trabazos e o Mário Lopes.
Foi com este grupo, irmanado em franca amizade, que viajámos para o Palácio de Cristal, hoje Rosa Mota, de 24 a 31 de Maio, a fim de enfrentar os nossos adversários, numa prova dura que obrigava à disputa de 9 jogos em 8 dias.
Num aparte, lembro-me que nos encontrávamos em plena campanha de eleições, com Humberto Delgado a percorrer o país. O ambiente cinzento que encontrámos ao chegarmos à “Cidade Invicta”, era sobremaneira carregado. As pessoas passavam com ar sério, apressadamente, a resmungar, como se falassem para alguém. Estou plenamente convencido que o Campeonato do Mundo teve um efeito moderador no espírito dos portuenses. A Selecção Nacional, com as suas idas aos treinos, atraía mirones com quem trocávamos palavras e cumprimentos e a imprensa dava enorme cobertura aos acontecimentos. Tivemos a Televisão na Estalagem onde realizaram um apontamento acerca do dia-a-dia da Selecção que ficou histórico pois, como média, ainda se encontrava na sua meninice”.
Com o devido crédito a Francisco Velasco (jogador e campeão mundial)



A selecção campeã do Mundo de Hóquei em Patins de 1958 – Foto de Francisco Velasco

A foto acima, foi obtida durante a visita de um grupo de estudantes à Estalagem do Lidador, no Lugar das Guardeiras, Moreira da Maia, onde a equipa estagiou enquanto decorreu o campeonato.


Programa da RTP em Maio de 1958 quando dava os primeiros passos e a referência ao campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 1958



Na gravura acima, pode observar-se que a emissão da RTP, em 1958, abria às 21,00 H e fechava às 23,30 H.



Assistência ao Campeonato Mundial de Hóquei em Patins de 1958



Campeonato mundial de Hóquei em Patins 1958


Vencemos a Alemanha (8×1), a França (6×0), a Suíça (6×1), a Holanda (14×0), a Itália (3×1), a Bélgica (2×1), arrancados a ferro e fogo, a Inglaterra (6×0) e empatando com a Espanha (2×2), depois de novamente estarmos a perder por (2×0) na primeira parte. O empate foi suficiente para a conquista do título.
Seriam campeões do mundo sob a liderança de Emídio Pinto: Moreira, Vaz Guedes, Adrião, Bouçós, Velasco, Matos, Bernardino, Edgar, Perdigão, Trabazos e Mário Lopes.
O campeonato do mundo, só voltaria ao Porto em 1968.
Entretanto, na cidade do Porto já tinham sido disputados os campeonatos do Mundo e da Europa em 1952, aquando da inauguração do Pavilhão dos Desportos (Rosa Mota) e os de 1956, que seriam, também, ganhos por Portugal.
Nos primeiros 20 anos (1936-1956), o campeonato do mundo foi disputado simultaneamente com o “Europeu” e o vencedor conquistava, assim, dois títulos.
Neste período, a prova conheceu um interregno após duas edições (1936 e 1939, ambas conquistadas pela Inglaterra).
Naquele longínquo ano de 1936, a competição, que teve como primeiro campeão do mundo a Inglaterra, fora disputada por sete países e em simultâneo com a 9ª edição do campeonato da Europa.
Quando foi retomada a sua realização, em 1947, após a II Guerra Mundial, era disputada todos os anos. E, apesar de já contar com países não europeus, até 1958, o campeonato do mundo manteve a sua dupla função de Mundial e Europeu.
O campeonato do Mundo de 1952, que nos é particularmente caro, era a 8ª edição, disputada simultaneamente com a 18ª edição do Campeonato da Europa e decorreria entre 28 de Junho e 7 de Julho, na cidade do Porto.
Seria disputado no Pavilhão dos Desportos, actualmente conhecido como Pavilhão Rosa Mota (ainda com a abóbada incompleta).
Foi realizado com a fachada principal do antigo edifício do Palácio de Cristal ainda de pé, pois não tinha havido tempo para acabar a obra e o torneio decorreu, assim,  ao ar-livre.


Pavilhão sem cobertura – Ed. Alvão



Agradecimento público do Engenheiro responsável pela construção do Pavilhão do Palácio – Fonte: "Diário de Lisboa", nº 10623, Ano 32, Domingo, 29 de Junho de 1952; Cortesia da Fundação Mário Soares



No dia 28 de Junho, um Sábado, o campeonato arrancou e nessa jornada inaugural, Portugal derrotou a Suiça por 7-1, tendo a equipa das quinas apresentado os seguintes jogadores:
Emídio, Raio, Edgar, Jesus Correia e Correia dos Santos. (6º jogador – Cruzeiro).
No dia seguinte, durante a tarde, prosseguiu o campeonato, com a realização dos 2 jogos que estavam marcados, com os jogadores intervenientes, a suportar um calor imenso, debaixo de um sol escaldante.
Pelas 17 horas, abateu-se uma trovoada seguida de forte chuva, sobre a cidade, o que levou a que a jornada da noite, prevista começar para as 20 h e 45 m, fosse adiada, um pouco, para limpeza do recinto.
Porém, durante o 2º encontro da noite entre o Egipto e a Holanda, ao 1º minuto da 2ª parte, abateu-se sobre o ringue, tamanha tempestade, que obrigou à limpeza do piso. O jogo ainda foi concluído, mas foi impossível continuar com o torneio.
Quem tinha viajado de Lisboa para assistir ao jogo de Portugal, em comboio especialmente fretado, voltou para a capital sem ter assistido ao ansiado desafio.
Foi então decidido que, se no dia seguinte, as condições não fossem as melhores, o campeonato prosseguiria num recinto improvisado, em Matosinhos, que comportava apenas 1500 pessoas, o que acabou por acontecer, dando à vila um aspecto de festa, mais parecendo que era dia de Senhor de Matosinhos.
Em ringue coberto, realizaram-se os jogos, na tarde do dia 30 de Junho, mas, à noite, o campeonato prosseguiria já no Palácio.
Dizia o “Jornal de Notícias” que, em Matosinhos, os jogos tinham decorrido num “armazém improvisado”.
Já o jornal “O Norte Desportivo” salientava que, o “rink” utilizado em Matosinhos, deixaria muitos clubes a “invejarem a sua qualidade”.
O jornal “Diário de Lisboa”, em 2ª Edição, do próprio dia 30 de Junho, destacava dos jogos efectuados nessa tarde, a vitória da Itália, por 3-2, sobre a Espanha, a vitória por 4-1, da Inglaterra sobre a Suiça e a vitória de Portugal sobre a França, por 9-0.


Fonte: "Diário de Lisboa", nº 10624, Ano 32, 2ª Feira, 30 de Junho de 1952; Cortesia da Fundação Mário Soares



Fonte: "Diário de Lisboa", nº 10625, Ano 32, 3ª Feira, 01 de Julho de 1952; Cortesia da Fundação Mário Soares



Lance ocorrido em ringue improvisado na Vila de Matosinhos - Fonte: "Diário de Lisboa", nº 10625, Ano 32, 3ª Feira, 01 de Julho de 1952; Cortesia da Fundação Mário Soares


Segundo um matosinhense, Carlos Adão Cruz, o armazém (de algodão) em Matosinhos, que recebeu uma jornada do campeonato do mundo de 1952, situava-se na esquina das avenidas Villa Garcia Arosa e D. Afonso Henriques, onde hoje está uma loja do hipermercado Continente - Fonte: Google maps




À esquerda, o armazém, na década de 1960, que antecedeu a loja do hipermercado da foto anterior e onde se realizou uma jornada do campeonato do mundo de hóquei em patins em 1952 - Cortesia de Vítor Monteiro




Campeonato Mundial de Hóquei em Patins de 1952



Os campeões do Mundo de 1952


Da esquerda para a direita: Cruzeiro, Jesus Correia, Capitão Santos Romão (presidente da Federação), Emídio, Correia dos Santos, José Dias, Raio, Edgar, Cipriano e Sidónio Serpa (seleccionador nacional).


Capa da Revista Flama com os campeões mundiais de Hóquei em Patins de 1952


O Campeonato do Mundo de 1956 decorreu entre 26 de Maio e 2 de Junho de 1956, também na cidade do Porto.



Publicação alusiva ao Campeonato Mundial de Hóquei em Patins de 1956


Portugal e a taça de campeão do Mundo de 1956 de Hóquei em Patins com o dirigente Moreira Rato e o seleccionador Leonel Costa



Classificação do campeonato mundial de 1956


A selecção em 1956 tinha como seleccionador, Leonel Costa, guarda-redes, Matos e Vilaverde, como defesas, Edgar e Figueiredo, como médios, Cruzeiro e Virgílio e avançados, Jesus Correia, Correia dos Santos, Perdigão e Lisboa.
A equipa espanhola, naquela época, tinha uma formação de grande categoria composta por, Zabalia, Orpineli, Boronat, Puigbó e Parella (Gallen), mas insuficiente para nos fazer frente.
Já antes, em 1947, tinha acontecido o primeiro título mundial para Portugal, disputado no Pavilhão dos Desportos, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
"Los portugueses ya son campeones", lia-se no “Mundo Deportivo” de 23 de Maio de 1947.
O dia que marca a última jornada, do que foi o 3º Campeonato do Mundo (simultaneamente 13º Campeonato da Europa), acabou em consagração.
O inédito título fora garantido na véspera, a 22 de Maio de 1947 (sem jogar).
No dia de folga dos portugueses, a Inglaterra, vigente campeã do Mundo, perdia com a então o vice-campeã, a Itália, por 4-3 e a matemática ditava um Portugal campeão, pela primeira vez na história da modalidade.


Jogo Portugal vs Inglaterra do mundial de 1947 observando-se Cipriano e Correia dos Santos



Classificação final do torneio


Os campeões em 1947 com o seleccionador José Prazeres – Fonte: Arquivos da RTP


Tendo como seleccionador José Prazeres, foram campeões do Mundo e da Europa, em 1947, Cipriano Santos, Álvaro Lopes, Sidónio Serpa, Jesus Correia, Olivério Serpa (cap.) e Correia dos Santos e os suplentes que não chegaram a actuar, Emídio Pinto e Manuel Soares (o primeiro seleccionado do Norte).

2 comentários:

  1. Descricao fantastica, contributo para a historia do hoquei em patins.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado. Vindo de um Paupério que, presumo, seja um Valonguense ou descendente de um, é um grande elogio, quando subjacente está o hóquei em patins. Espero continuar a merecer as suas visitas. Cumprimentos.

    ResponderEliminar