quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

25.268 O Palácio de Cristal e os seus equipamentos

 
Os Jardins e as suas obras de arte
 
Normalmente, o ingresso na área vedada do Palácio de Cristal, para passear nos seus jardins, implicava que fosse adquirido um bilhete.
 
 
 
Frente de bilhete de ingresso no Palácio, em 1906



 
Verso do bilhete da imagem anterior
 
 
 
 
Tempos houve em que nos jardins do Palácio proliferavam os vendedores ambulantes com as suas barracas. Desses tempos, alude a gravura de crítica humorística, seguinte.
 

 
 

Cabeçalho do Jornal humorístico “O Pirolito” na Cancela Velha, nº 39, em 1 Agosto de 1931



 

Capa do jornal humorístico «Pirolito», 1 Agosto de 1931, representando a expulsão pelo "pirolito" dos vendedores ambulantes do Palácio de Cristal – Desenho de António Cruz Caldas
 
 
 
Importa dar uma panorâmica dos equipamentos existentes na área de implantação do Palácio de Cristal, incluindo as obras de arte e espécies botânicas raras, verdadeiras obras de arte da natureza.

 
 
- Jardim Émile David. O seu desenho deve-se ao arquitecto paisagista alemão Émile David. Aqui se encontra um conjunto de esculturas em ferro fundido na Fonderie Val d’Osne:
Cabeça com diadema, Carrancas, Donzela e cavalo, Egípcia (tocheira), Etíope (tocheira), Inverno, Menina, Menino, Menino de Repucho com pato, Ninfa e Eros, Ninfas na Fonte, Outono, Pelicano, Primavera, Sereia Bicaudina, Verão.
E, ainda uma flora composta por: Rododendros; Áceres do Japão (Acer japonicum); Magnólias brancas (magnolia grandiflora); Araucárias; Gingko-Biloba (conhecida no Brasil como ‘árvore dos 40 escudos’) e Faias (Fagus sylvatica) delimitam este espaço.
- Biblioteca Almeida Garrett. Construída segundo risco do arquitecto José Manuel Soares e inaugurada em 2001.
Possui Galeria de Arte e Auditório. Encontra-se equipada com mobiliário desenhado por Alvar Aalto.
- Cedros-do- Líbano (Cedrus libani ), junto à Biblioteca Municipal.
- Mancha de carvalhos (Quercus robur) e bosque das camélias.
- Concha acústica, recentemente recuperada. A sua construção remonta ao final do séc. XIX. Possui boas condições de sonoridade para a actuação de pequenos conjuntos instrumentais.
- Avenida dos Castanheiros da Índia
- Cascatas e bosque
- Fonte de S. Jerónimo, que esteve na Rua de S Jerónimo, actual Rua de Santos Pousada.
- Miradouro da Torre.
- Escultura ‘Ternura’, de Sousa Caldas (1965).
- Capela de Carlos Alberto, inaugurada em 1861, neoclássica, mandada construir pela irmã do Rei da Sardenha que esteve exilado no Porto a residir na Quinta da Macieirinha e onde faleceu em 1849.
No seu interior, destaca-se a imagem de S. Carlos Borromeu, ‘obra de belo e expressivo modelado’, na opinião de Carlos Passos.
Junto da capela esteve implantada a Torre da Marca, demolida em 1854.
- Cruzeiro de Pontevedra, junto da capela de Carlos Alberto, oferecido pelo município galego ao Porto.
- Lago, rodeado de Cedros-do-Himalaia (Cedrus deodara).
- Miradouro das Palmeiras, sobre o Rio Douro e Gaia.
- Palmeiras da Califórnia (Washingtonia robusta).
- Metrosidro (Metrosideros), árvore centenária.
- Jardim do Roseiral, onde se podem admirar várias espécies.
- Casa do Roseiral, que serviu de residência a António Pinto Machado, director do Palácio de Cristal.
- Fonte antiga do Mercado Ferreira Borges (em frente à Casa do Roseiral).
- Fonte do Pelicano, que esteve num pátio interior dos antigos Paços do Concelho, na Praça Nova.
- Fonte do Menino e do golfinho (antiga Fonte da Praça de S. Roque)
- Brasão antigo da Cidade do Porto, que fez parte do espaldar da Fonte da Natividade (antiga Fonte da Arca) na Praça Nova.
- Jardim dos Sentimentos, um espaço dedicado às plantas, às quais se têm associado certos significados e estados de espírito. Exemplos: palmeira (vitória), oliveira (paz), jacinto (sabedoria), zambujeiro (humildade), hera (ambição), alecrim (ciúme), videira (alegria), azinheira (tristeza).
- Escultura ‘A Dor’, de Teixeira Lopes (1898).
- Chafariz do Mitra (séc. XVIII), que veio da Quinta do Mitra ou Quinta de Vila Meã, em Campanhã.
- Carranca da antiga Fonte da Arca ou da Natividade (séc. XVII).
- Varandas da antiga Câmara Municipal que se situava no topo norte da Praça de D. Pedro.
- Pavilhão Rosa Mota (ou Palácio dos Desportos), concebido pelo Arq. José Carlos Loureiro e inaugurado em 1956. Apresenta a forma de calote semi-esférica. A altura máxima da nave é de 30 metros e possui capacidade para alojar cerca de 6.000 espectadores.
- Avenida dos Plátanos, que segue em linha recta desde a entrada no recinto situada mais próxima da Rua Dr. Jorge Viterbo Ferreira.
Fonte: Jorge Carneiro de Melo, In A.C.E.R.

 
E ainda:

- Avenida das Tílias, formada por duas alas laterais de tílias.
- Pérgula, que pode ser observada num canto do jardim do Roseiral executada com umas colunas que estiveram no convento de Santa Clara (Largo 1º de Dezembro) e que, possivelmente, pertenceram a um pequeno claustro.

 
 

Pérgula (colunas do convento de Santa Clara) – Ed. Manuela Campos
 
 
 
Em 1941, chegou a ser feito um estudo por Francisco da Mota Coelho, para a reconstituição do arco cruzeiro da Capela de Santo António do Penedo (Estilo Bizantino, séc. XVII), com base nos fragmentos de colunas recolhidos nos jardins Palácio de Cristal, o que não se concretizou.
Outros equipamentos existiram naquela área e dos quais só resta a memória. São os casos do mini-zoo, do Palco-coreto e, como é óbvio, do Palácio de Cristal propriamente dito.
 
E, mais recentemente:
 
- Viagens, escultura de Rui Anahori
Desconversadeira, conjunto escultórico de Carlos & Jacinta Casimiro Costa
- Adelino Amaro da Costa (1943-1980), de Laureano Ribatua
- The eagle of the castle, escultura de Minoru Niizuma
 
 
E, algumas outras obras de arte, sem nome.
 
 
 
A arte nos jardins do Palácio de Cristal
 
 
O Palácio de Cristal é um verdadeiro museu ao ar livre.
Os jardins criados na década de 60, do século XIX, por iniciativa de Alfredo Allen, foram projectados pelo paisagista alemão Emílio David e, por isso, o jardim de entrada tem o nome de Jardim Emílio David.
As variadas esculturas e as fontes que, ainda hoje, embelezam estes espaços, têm as marcas de consagradas fundições artísticas francesas, da época.
O jornal O Comércio do Porto, referindo-se aos jardins do Palácio de Cristal, anunciava em Julho de 1865, a chegada das esculturas em ferro que vinham para ornamentar e abrilhantar aqueles espaços:
 
“…devem chegar brevemente as estatuas de ferro bronzeado que tem de ser collocadas nas differentes taças, que se acham construídas em vários sítios dos referidos jardins. São todas de excellente gosto e devem contribuir consideravelmente para o embellezamento d’aquelle local.”
 
 
As fontes do Jardim Emílio David, conhecidas por “Fontes d'Art”, são encimadas por taças com a representação de Vénus a tomar banho.
 
 
 

Taça coroada com Vénus no banho
 
 
 

Fonte simbolizando o oceano, com sereias e tritões, situada a nascente do Jardim Emílio David – Fonte: Google maps
 
 
 
 
 

Pormenor da fonte com as suas sereias – Ed. Paula Torres Peixoto
 
 

 

Fonte situada a poente do Jardim Emílio David – Fonte: Google maps
 
 
 
Na fonte acima, são bem visíveis os estragos sofridos na taça central, que se apresenta incompleta e que, seria, bem como todo o conjunto escultórico do jardim Emílio David, alvo de uma intervenção de manutenção, começada em 2016.
 
 
“A Câmara do Porto concluiu esta semana a primeira fase do restauro das fontes do Jardim Emil David, inserido nos Jardins do Palácio de Cristal.
A última intervenção tinha ocorrido em julho de 1994. Na altura, os trabalhos tinham-se resumido à limpeza, remoção da pintura existente, aplicação de várias camadas de primário de zinco e pintura final de proteção. 
Com mais de 151 anos de exposição ao ar livre, as fontes importadas de fundições francesas apresentavam já evidentes sinais de degradação.
 Após a queda de uma Araucaria (Araucaria Heterophyilla) em 2001, a fonte localizada a poente sofreu várias fraturas, com visíveis danos na taça de maior dimensão, motivo que terá acelerado o processo de corrosão do ferro. 
Conhecidas pela designação de Fontes d'Art, por terem nascido do casamento da indústria com a arte, as fontes do Jardim Emil David, inaugurado a 18 de setembro de 1865, foram obtidas a partir da repetição em série de modelos originais, concebidos por alguns dos mais conceituados escultores franceses, entre os quais se celebrizaram Mathurin Moreau, a quem se atribui as esculturas das quatro estações colocadas no mesmo jardim. 
O reconhecido valor histórico e patrimonial destas fontes tornou ainda complexo e sensível este trabalho de conservação e restauro, concretizado em parceria pelos pelouros do Ambiente e da Cultura da autarquia”.
Fonte: “porto.pt”, 27 Jan 2017
 
 
 

Fonte situada a poente, já com a taça central reparada – Ed. MAC
 
 
 
 
“Os jardins albergam ainda esculturas representando as estações do ano. A temática das Quatro Estações, que inspirou uma das peças mais populares da música barroca, do celebrado compositor A.Vivaldi foi, também, motivo inspirador para fundidores que emprestaram às esculturas a sua visão e sensibilidade. Vamos encontrá-las no jardim central que antecede a entrada principal do palácio.”.
Com o devido crédito a Paula Torres Peixoto


 
 

Estatueta (poente) feminina, simbolizando o Verão, sem identificação. Aventa-se a hipótese de ser da fundição Durenne – Ed. Paula Torres Peixoto


 
 

Estatueta (poente) feminina, simbolizando a Primavera, produzida pela Barbezat & C.ie, Val d’Osne – Ed. Paula Torres Peixoto



Estatueta (nascente) feminina, simbolizando o Inverno, saída das Fonderies de Sommevoire, Haute Marne – Ed. Paula Torres Peixoto
 



Estatueta (nascente) masculina, simbolizando o Outono,  produzida pela Barbezat & C.ie, Val d’Osne – Ed. Paula Torres Peixoto
 
 
 
Referente à estatueta acima, Paula Torres Peixoto é de opinião que ela representa, de facto, o Verão, pois, era essa a representação no catálogo da firma “Val d’Osne”, donde as estatuetas são originárias.
Nessa estatueta, o jovem está recostado a um feixe de espigas, atributo associado à escultura que simboliza o Verão.
Com efeito, no catálogo da fundição artística do Val d’Osne, o Verão surge representado desta forma. O Outono, por sua vez, é simbolizado neste catálogo por um jovem recostado a um tronco com folhas de videira e cachos de uvas.
Portanto as “Quatro Estações” de Vivaldi são, neste caso, de facto, três e uma repetida.
 


 

Avenida das Tílias - Ed. “bucolico-anonimo.blogspot.com”

 
 
 

Biblioteca Almeida Garrett, na Avenida das Tílias, mais a norte


 
 

Fonte dos Cavalinhos, no miradouro, na Avenida das Tílias, mais a sul,
 
 
 

“A Ternura”(1965) de Sousa Caldas, exposta no Jardim do Lago - Ed. “bucolico-anonimo.blogspot.com”


 
 

“Viagens” (1993), de Rui Anahori, localizada no miradouro, na Avenida das Tílias

 
 
 

“Desconversadeira” (2016), conjunto escultórico de Carlos & Jacinta Casimiro Costa, localizado em frente ao Pavilhão Rosa Mota
 
 
 
 

Adelino Amaro da Costa (1943-1980), escultura de 2013 de Laureano Ribatua, localizada em frente ao Pavilhão Rosa Mota
 




“The eagle of the castle” (1985), escultura de Minoru Niizuma, localizada na Avenida das Tílias
 
 
 
 
 

Alameda dos Plátanos de acesso à entrada mais a nascente - Ed. “bucolico-anonimo.blogspot.com”
 
 


 
Equipamentos transferidos de outros locais e Jardim dos Sentimentos
 
 
A área de jardins anexa à Casa do Roseiral, apresenta alguns equipamentos retirados da cidade, sobretudo, fontes e alguns jardins temáticos.
 


Escultura no jardim da Casa do Roseiral que esteve, antes, na Fonte do Mercado Ferreira Borges


 
 

Entre os dois lanços de escada de acesso ao Mercado Ferreira Borges na Praça do Infante observa-se uma espécie de gruta onde esteve a fonte da foto acima e, cujo espaço, foi aproveitado para um posto da EDP – Fonte: AMP 1950
 


 

Fonte do Pelicano, actualmente – Ed. Manuela Campos

 
 

Fonte do pátio da antiga Câmara do Porto, também conhecida por fonte do Pelicano, implantada no seu lugar original – Ed. J. Bahia Junior (1909)


 

Espaldar da Fonte da Natividade (antiga Fonte da Arca) – Ed. Manuela Campos

 
 
Na foto anterior pode observar-se o espaldar da Fonte da Natividade do qual algumas pedras foram aproveitadas para embelezar o frontão do palacete Monteiro Moreira, onde estava sedeada a Câmara. 
 
 
 
“Quando D. Pedro IV entrou no Porto à frente do exército libertador, em 9 de Julho de 1832 dirigiu-se imediatamente à Câmara que funcionava no edifício da então chamada Praça Nova e logo ali tomou uma resolução, mandar destruir a Fonte da Natividade para possibilitar o alargamento da Praça. Assim aconteceu. O brasão da cidade e as grinaldas que emolduravam o frontispício da fonte foram embelezar a fachada do palacete da praça onde funcionava a Câmara. Esse belíssimo conjunto, uma excelente obra de granito trabalhado, está hoje no espaço conhecido por Roseiral no Palácio de Cristal”.
Cortesia de Germano Silva
 
 
 

“Menino montado em golfinho” (antiga fonte que esteve na Praça de S. Roque, junto à capela do mesmo nome) – Fonte: “bucolico-anonimo.blogspot.com”
 



Janelas e respectivas varandas, que fizeram parte do edifício da Câmara, na Praça da Liberdade, até 1916, com vistas para o Jardim do Roseiral
 
 
 

O edifício da Câmara Municipal, em 1916, pronto para ser demolido
 
 



Chafariz do Mitra que veio da Quinta do Mitra, situada em Vila Meã, Campanhã - Ed. “bucolico-anonimo.blogspot.com”
 
 
 
 
 

Fonte de S. Jerónimo ou Chafariz de S. Crispim, que esteve ao cimo da Rua de Santos Pousada - Ed. “bucolico-anonimo.blogspot.com”
 
 
 
 
 
Jardim dos Sentimentos
 
 

Adjacente à Casa do Roseiral está, em patamar, a uma cota mais baixa o Jardim dos Sentimentos.


 

Jardim dos Sentimentos - Ed. “bucolico-anonimo.blogspot.com”
 
 
 

"A Dor", do escultor Teixeira Lopes (filho), no Jardim dos Sentimentos
 
 


Bosque
 
 
Na vertente onde se observa uma torre-miradouro, voltada para o Largo de Massarelos, existe um bosque adjacente com diversas fontes e linhas de água.
Nessa área estava situado, em tempos, o mini-zoo e as barracas de comes e bebes da Feira Popular.
Este cenário, no século XIX, foi usado por Gervásio Lobato para escrever algumas cenas do seu romance “Mistérios do Porto”.
 



Vista do Miradouro-Torre sobre a Alfândega, em 1902
 
 


Miradouro da Torre ou Castelo – 1904





Vista desde o miradouro do Palácio de Cristal sobre área, em V. N. de Gaia, onde esteve o convento de Vale da Piedade – Ed. Nuno Cruz
 
 
 
 

Fonte do Palácio de Cristal, a caminho do bosque
 
 


Pavilhão Rosa Mota
 
 
 

Palácio de Cristal nos finais dos anos 50
 
 
 
Gorada a ideia de uma Feira Internacional no Parque da Cidade (o que chegou a ser proposto), as Feiras Internacionais promovidas pela Associação Empresarial, realizaram-se no Pavilhão dos Desportos, entre 1968 e 1986.
Recentemente, no Pavilhão Rosa Mota decorreram, desde do fim de 2017, obras de remodelação, na sequência de um contrato de concessão por 20 anos, tendo sido a nova nave inaugurada em 28 de Outubro de 2019. 
Para isso, o interior da estrutura foi totalmente remodelado, passando  a ter bancadas amovíveis e um conjunto de novos equipamentos que permitirão, por exemplo, ajustar a incidência de luz natural dentro do espaço.
No total, o Palácio de Cristal terá uma lotação máxima para congressos de 4727 pessoas. Quando receber eventos desportivos poderá albergar até 5580 pessoas, e 8860 quando se tratar de outros espectáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário