sábado, 18 de dezembro de 2021

25.143 O menino-prodígio

 
Arthur Napoleão dos Santos (Porto, 6 de Março de 1843 — Rio de Janeiro, 12 de Maio de 1925) foi um pianista, compositor, editor de partituras musicais, professor e comerciante luso-brasileiro.
Filho de Napoleone Alessandro (n. em Milão, na Itália) e de Joaquina Amália dos Santos (n. em Portugal). Casou-se com Rita de Cassia Carneiro Leão - Sazíta (1858-1936).
Cerca de 1840, instala-se no Porto o músico italiano Alessandro Napoleone que cria, em pouco tempo, uma sólida reputação de respeitabilidade e competência profissional, tornando-se num dos mais procurados professores de piano da cidade, ainda que mantendo actividade internacional. Casaria com a portuense Joaquina Maria dos Santos de quem teve três filhos que viriam a ser pianistas.
Artur Napoleão, que era o mais velho, tinha Aníbal Napoleão e Alfredo Napoleão, como irmãos.
Artur Napoleão, o mais talentoso dos três, pode ser considerado, enquanto jovem, um menino-prodígio, tendo dado o seu primeiro recital aos sete anos de idade.
Aos 8 anos, apoiado por Fernando II de Portugal, Napoleão deu os seus primeiros concertos internacionais, visitando cidades como Londres (onde tocou na Embaixada de Portugal) e Paris.
Sobre o início de actividade de Artur Napoleão, João Heitor Rigaud diz:
 
 
“Depois da sua primeira apresentação pública, que aconteceu no Real Teatro de S. João, em 1850, iniciou a imensa lista das suas viagens indo a Lisboa dar concertos em S. Carlos e no Palácio das Necessidades, perante a D. Maria II e D. Fernando II; logo a seguir foi levado a Londres onde repetiu o sucesso da anterior viagem, tendo também tocado perante a Rainha, e seguiu viagem, tocando quer em salas de concertos, quer para as diversas Cortes, passando por todos os grandes centros musicais europeus, de Paris a S. Petersburgo: em Berlim foi o consideradíssimo compositor Giacomo Meyerbeer quem o apresentou à Corte, e em Weimar contou, entre o público, com a presença de Franz Liszt que lhe dirigiu os mais encorajadores elogios”.
Cortesia de João-Heitor Rigaud (2009)
 
 
 

Artur Napoleão dos Santos, Varsóvia, c. 1860 – Fonte: Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Nova York
 
 
 
 
Posteriormente, Artur Napoleão viajou por toda a Europa e América, às vezes, fazendo duetos com Henri Vieuxtemps ou Henryk Wieniawski . Aos 15 anos, apresentou-se em Nova York.
Mudou-se em 1866 para o Brasil, onde viveu o resto da sua vida.
 
 
“Além da música, interessava-se pelo xadrez, tendo sido o autor da Caissana Brasileira, um livro com problemas de xadrez, publicado em 1898. Três anos mais tarde, participou do primeiro jogo de xadrez disputado à distância (em consulta e por telégrafo) por uma equipe do Brasil e uma da Argentina que terminou com a vitória da Argentina.”
In “pt.wikipedia.org/”


 

Referência à morte (12 de Maio de 1925) de Artur Napoleão, na revista " O Tripeiro", Vª série, Ano XV, nº 1, Maio 1959

Sem comentários:

Enviar um comentário