domingo, 11 de dezembro de 2022

25.171 Revolta de Maio de 1915

 
A 14 de Maio de 1915, iniciou-se um golpe de estado para repor a plena vigência da Constituição de 1911, e derrubar o governo presidido pelo general Pimenta de Castro – que governava em ditadura, após o encerramento forçado do parlamento.
Pimenta de Castro tinha subido ao poder no desenvolvimento de um golpe militar, o Movimento das Espadas (20 a 25 de Janeiro de 1915), ou Golpe das Espadas, nome pelo qual ficaram conhecidos os incidentes de insubordinação militar, em que se destacaram o capitão Martins de Lima e o comandante Machado Santos, que conduziram à demissão, a 25 de Janeiro de 1915, do Governo presidido por Victor Hugo de Azevedo Coutinho (alcunhado de “Os Miseráveis” de Victor Hugo) e à instauração de um governo ditatorial, a primeira ditadura do republicanismo português.
Face aos acontecimentos protagonizados pelos militares, o governo de então demitir-se-ia e o Presidente da República Manuel de Arriaga, num acto que em muito contribuiu para destruir a sua credibilidade como democrata, nomeou o general Pimenta de Castro para governar em ditadura.
Porém, passados apenas cerca de quatro meses, em 14 de Maio, surgia o movimento que sairia vitorioso, levando à substituição do governo de ditadura por uma Junta liderada por João Chagas, e à demissão do presidente da República, Manuel de Arriaga, substituído, em eleições, por Teófilo Braga.
Os tumultos só terminaram no dia 17, causando cerca de 200 mortos e mais de mil feridos, em Lisboa.
Este foi um dos acontecimentos mais dramáticos ocorridos durante a vigência da I República Portuguesa (1910-1926).
 
 
“A revolta de 14 de Maio de 1915, começou por ser uma tentativa de reposição da Constituição de 1911, levada a efeito por um conjunto de militares que vão ser conhecidos como os Jovens Turcos, entre eles destacavam-se Álvaro de CastroFreitas RibeiroSá Cardoso, entre outros. Este grupo procurava acabar com a ditadura do General Pimenta de Castro, que tinha chegado ao poder ao fracasso das iniciativas governativas lideradas por Bernardino Machado (10-02-1914 a 11-12-1914) e por João de Azevedo Coutinho (12-12-1914 a 25-01-1915) que enfrentou graves problemas com o denominado “movimento das espadas”, quando os militares de várias unidades pelo País, numa atitude de protesto, devido à transferência do então major João Carlos Craveiro Lopes da Figueira da Foz para Lisboa a pedido dos líderes locais do Partido Republicano Português, entregaram aos superiores hierárquicos, as suas espadas e criando assim um ato de indisciplina contra a transferência deste camarada de armas”.
In Almanaque Republicano
 
 
 
A revolta de 14 de Maio estender-se-ia ao Porto resultando, no final, nesta cidade, dois mortos e mais de vinte feridos.
Do funeral de uma das vítimas mortais, Manuel Oliveira Ramos, noticiava a revista Ilustração Portugueza na sua edição de 31 de Maio.
 
 
 
O funeral de Oliveira Ramos passando pelas Carmelitas e Rua 31 de Janeiro – Ed. Ilustração Portugueza de 31 de Maio de 1915
 
 
 

Multidão concentrada, na Praça da Liberdade, durante a revolta de Maio de 1915

Sem comentários:

Enviar um comentário