terça-feira, 5 de setembro de 2023

25.201 Elevador da Calçada das Freiras

 
Calçada das Freiras em meados do século XIX


Calçada das Freiras e, por uma nesga, vê-se o rio Douro, c. 1910




 
Projecto de 1873 do Elevador, entre o rio Douro e as Devesas

 
 
“Esquema do elevador da Calçada das Freiras (hoje chamada Rua de Serpa Pinto), em Vila Nova de Gaia, 1873.
O desenho foi de Raul Mesnier de Ponsard (1848-1914), engenheiro natural da cidade do Porto e ligado a vários projetos de construção de caminhos-de-ferro de cremalheira que existiram em Portugal. O elevador gaiense era puxado por uma locomotiva a vapor e utilizava uma cremalheira para subir a íngreme calçada das Freiras, entre o cais de Gaia e a estação ferroviária das Devesas.
Era muito usado para transportar barris de vinho do Porto entre os armazéns e o cais da Cruz, para além de incluir uma carruagem destinada a passageiros. A linha tinha uma extensão de 750 metros, começou a operar a 17 de abril de 1882 e foi desativada no início da década de 1950”.
Fonte: “portoarc.blogspot.pt”
 
 
 

Aviso sobre funcionamento do Elevador


 

Postura Regulamentar do Elevador da Rua Serpa Pinto, em 1900


 

Calçada das Freiras, hoje, Rua Serpa Pinto, c. 1900. São visíveis os trilhos do Elevador – Ed. Foto Guedes
 
 
 
 

Lateral do Convento na antiga Calçada das Freiras. Os carris são do Elevador, em 1939

 
 

Calçada das Freiras, observando-se os trilhos do elevador, c. 1930
 
 
 
 
Na foto acima, observam-se os armazéns de vinho da González Byass que, depois de 1979, foram Porto Vasconcellos, na Calçada das Freiras (hoje, a Rua de Serpa Pinto), em Vila Nova de Gaia.
O elevador circulou desde o Cais de V.N. de Gaia até às Devesas e, popularmente, era conhecido por elevador da CUF, por levar, também, mercadorias até à Companhia União Fabril (CUF), ao cimo da Calçada das Freiras. 
Em Março de 1961, a C.M. de V. N. de Gaia anuncia que os carris e a cremalheira, do Elevador da Calçada das Freiras, seriam levantados. 
 

 

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