terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

(Conclusão)


“Elite Sport Clube” e outros clubes de tiro


Do estudo dos documentos seguintes, poder-se-à concluir que, no local onde está actualmente o clube Estrela e Vigorosa Sport, esteve em 1910, o “Elite Sport Clube”, numa área arrendada, inserida numa bouça do Hospital do Conde de Ferreira, com serventia pela Rua das Cavadas (actual Rua do Estrela Vigorosa Sport) e com instalações que compreendiam um campo de jogos e de tiro e um pavilhão. Era, portanto, um clube que se dedicava à prática do tiro, que junto com a velocipedia e as regatas náuticas, eram as modalidades que preenchiam a vida desportiva dos portuenses.
Aquela Rua das Cavadas estendia-se até às bandas de Contumil, sendo truncada, na década de 1950, para levantamento da continuação da Avenida Fernão de Magalhães para Norte.



A estas escadas, na Avenida de Fernão de Magalhães, vinha dar a Rua das Cavadas. À esquerda delas, ficava a Fábrica do Arame – Fonte: Google maps




Memória descritiva de projecto apresentado à C. M. Porto pelo “Elite Sport Club”, em Outubro de 1910 – Fonte: AHMP



Planta anexa ao pedido de licença supra – Fonte: AHMP



Desenho do portão mencionado no requerimento supra para acesso ao pavilhão e campo de jogos do Elite Sport Club – Fonte: AHMP



Entrada actual para as instalações do Estrela e Vigorosa Sport. Em frente, ficava, em tempos, o chão da chamada fábrica do Arame. O portão mencionado no requerimento supra estaria no lugar daquele que aqui se observa – Fonte: Google maps



Em Junho de 2010, quatro meses antes da solicitação para a colocação do portão, atrás mencionado, já o “Élite Sport Club”, tinha pedido autorização para construção dum pavilhão em terrenos da bouça do Hospital do Conde de Ferreira.



Pedido de licenciamento à C. M. Porto de construção de pavilhão e tribuna para servir os concursos de tiro, em Junho de 1910 – Fonte: AHMP



Desenho dos alçados do pavilhão e tribuna, apenso ao requerimento anterior – Fonte: AHMP



Festa (o general Cibrão, representante de el-rei, assiste a um torneio) no “Elite Sport Clube”, em local ignoto (o clube, à data, ainda não estaria nas Cavadas) - Fonte: Illustração Portugueza, de 20 Julho 1908; Cliché de Carlos Pereira Cardoso




Naqueles tempos, no início do século XX, tinha existência (desde 1 de Junho de 1893) na mesma modalidade desportiva, o Clube de Caçadores do Porto, com instalações na Quinta de Salgueiros, ao Monte Cativo.
Horácio Marçal, na sua obra S. Veríssimo de Paranhos (Ed. da C. M. Porto, pág. 76), dá-nos conta da existência, na transição de séculos, de um outro clube com actividade na prática do tiro e com instalações na Quinta do Covelo – o “Clube de Caçadores Élite Portuense”.
O “Élite Futebol Clube” que daria origem ao Sport Progresso, começou por utilizar, nos primórdios, uma área da Quinta do Covelo cedida pelo “Clube de Caçadores Élite Portuense”.
A revista “Illustração Portugueza” em 1908, descreve-nos um outro clube que organizava as provas numa quinta, à Rua do Heroísmo.
Era o “Clube dos Zecas”, formado em 1906.
Ora, como os locais que eram escolhidos para provas de tiro se situavam próximos de bouças, por serem locais arborizados e um pouco isolados, tudo leva a crer que, a quinta da Rua do Heroísmo referida, seria a que tinha sido do Barros Lima, que tinha junto uma bouça onde, anos mais tarde, foi construída a ampliação do Liceu Rainha Santa Isabel.
Em 1908, aquando do artigo da revista “Illustração Portugueza” citada, era dono da quinta um descendente de Barros Lima, de seu nome Henrique Ribeiro de Faria, que faleceria 3 anos depois, em 1911, acabando a quinta por passar para as mãos do conde de Campo Belo.



Artigo da revista “Illustração Portugueza”, em 1908, dando conta da vitória do FC Porto sobre o “Clube império” de Lisboa


No artigo da revista acima, o jornalista faz uma apresentação do estado do desporto na cidade do Porto, realçando o papel do Futebol e do Tiro, como práticas desportivas em expansão.
Mas, na modalidade de tiro, o clube mais importante era, sem dúvida, o Clube de Caçadores do Porto.



Parte de artigo publicado na revista “O Tiro Civil”, 5ª feira, 5 de Setembro de 1895



Clube de Caçadores do Porto - Fonte: Illustração Portugueza, de 20 Julho 1908; Cliché de Carlos Pereira Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário