segunda-feira, 23 de março de 2020

(Conclusão)


Lojas de Chapelaria


Estes estabelecimentos ligados ao comércio de chapéus estavam, regra geral, associados a fábricas de dimensão variada.
O desenvolvimento da mecanização, a concorrência estrangeira, a guerra 1914-18, a crise política de 1925 e a moda, com o abandono progressivo do uso do chapéu, conduziu à diminuição progressiva deste sector de actividade.
Em consequência, as fábricas e as lojas de chapéus foram fechando e, no Porto, a actividade foi desaparecendo, tendo nos espaços que ocupava, singrado outros negócios. Alguma da actividade chapeleira iria também migrar para S. João da Madeira




“Mas outros edifícios de chapelarias resistiram, reconvertendo a sua actividade para outros ramos mais rentáveis. Umas das opções foi a sapataria, preferida pelas chapelarias Costa Real (Rua de Santo António n." 36 depois nº 28 também designada por Nacional) e Beleza (Rua de Cedofeita n.os 224-226) acabando esta por ocupar, com outros estabelecimentos da sua rede comercial, outras antigas chapelarias como a Cassiano, na Rua de Cedofeita, n.os 38-40. As malas e carteiras, pela sua proximidade à chapelaria, foram também uma opção como demonstra entre outras a Portela (também designada por 9 de Abril na Rua de Entreparedes n." 84) hoje propriedade da firma Miguel Carlos Barbosa Pereira e que ainda vende chapéus, registando-se também opções pelos ramos de camisaria como a José de Sousa Rosas (Rua de Sá da Bandeira n." 97) e até a confeitaria, caso da A. A. Baptista, Lda. (na Rua Formosa nº 285)”.
Cortesia de José António Real Pereira Ramada, In “A Indústria Chapeleira Portuense” (1997)





Costa Braga & Filhos


É das mais antigas firmas ligadas ao sector de actividade, sita na Rua de 31 de Janeiro, nº 194.
Permanece, desde 1865, na posse da mesma empresa, inicialmente Freire & C." e depois, desde 1866, até à actualidade, é pertença de Francisco António da Costa Braga e seus sucessores.




Costa Braga & Filhos  – Ed. JPortojo


“A Costa Braga & Filhos, Lda conta com uma história de mais de 150 anos, remetendo-nos a meados do século XIX. Surgiu em 1866 na Rua Firmeza, no Porto, a fábrica então denominada “Real e Imperial Chapelaria a Vapor de Costa Braga & Filhos”. Mais tarde, nas atuais instalações da Rua 31 de Janeiro conjugou-se loja e produção”.
Fonte: “costabraga.pt/”



Chapelaria Costa Braga, nos anos 60




Chapelaria Ideal


Localizada na Rua do Loureiro, nº 78, fundada por Afonso P. de Carvalho, pertença depois de Marílio Matos e viúva e, finalmente, de Alberto Rodrigues. Hoje, pertence aos herdeiros deste último.



“Chapelaria Ideal”, na Rua do Loureiro, nº 78 – Fonte: Google maps



“Chapelaria Ideal”






Sem comentários:

Enviar um comentário