segunda-feira, 30 de março de 2020

25.86 Barbearias históricas



No século XIX, as barbearias não se limitavam apenas às acções de asseio capilar, como narra o texto que se segue.


“Antigamente há sessenta e tal anos, nos arredores do Porto, algumas barbearias tinham por cima da porta uma bacia de metal amarelo, com recorte semicircular e um grande queixal de madeira, pintado, pois alguns mestres barbeiros também tiravam dentes, ou por outra, arrancavam-nos com o alicate à força de pulso! E o paciente sujeitava-se, porque pagava menos, embora visse as estrelas ao meio dia! Anestesia era coisa fora do conhecimento do barbeiro. Tinham que servir os tanoeiros e “matulas” dos armazéns de vinho do Porto que trabalhavam de sol a sol, mas que nesses dias despegavam às 3 horas da tarde. Estes trabalhadores viviam nos arrabaldes tendo de andar a pé 2, 3 e mais léguas, e queriam chegar a casa barbeados para na manhã de Domingo irem à Missa com decência. Nesse tempo havia uma barbearia… que nas noites de sábado para Domingo reunia melhor freguesia, e lá se estava até à uma ou duas horas da madrugada à espera de vez… Naquele tempo uma barbeadela custava 30 a 40 reis”. 
In O Tripeiro, Série V, Ano V – Fonte: “portoarc.blogspot.com/”




Barbeiro, Sangrador e Tira-Dentes




Barbearia do século XIX – Fonte: “portoarc.blogspot.com/”



O texto que se segue, descreve a barbearia do senhor Pereira, que estava naqueles tempos na moda, e que Camilo Castelo Branco bem conhecia.







Noutros tempos, um cantinho aconchegado servia de barbearia – Fonte: “portoarc.blogspot.com/”




Barbearia Porto


A Barbearia Porto abriu as suas portas em 1936, na Rua do Almada e desde 10 de Fevereiro de 1946, está na Rua do Dr. Magalhães Basto.
Depois de encerrar, cerca de 1 ano e meio, abriu novamente com uma sociedade de dois irmãos, Nuno e Carlos Silva, em 21 de Novembro de 2015.
Desde 1946 a tratar do visual dos homens do Porto, a Barbearia Porto renovou o seu espaço e conceito, sendo, agora, igualmente, um espaço de convívio onde se pode beber uma boa cerveja, fazer tatuagens ou até mesmo, fumar um charuto.



Interior da Barbearia Porto – Ed. Manuela Campos




Barbearia Tinoco – Oficina do Cabelo (Cabeleireiro Sousa)


O edifício da barbearia terá sido construído por volta de 1917, na sequência do alargamento da Rua de Sá da Bandeira. 
Esta barbearia, situada na Rua de Sá da Bandeira, nº 13, abriu em 1929.
A Barbearia Tinoco é uma obra, portanto, de 1929, dos arquitectos Manuel Marques e José Penêda.
Na sobreloja com a respectiva sala de espera funcionou, em tempos, um calista.
A decoração da antiga Barbearia Tinoco, até há pouco tempo designada por Cabeleireiro Sousa, já faz parte do património do Porto.
O destaque vai para os lavatórios em mármore, o chão revestido com mosaicos em leque, as cadeiras em ferro e os enormes espelhos, num conjunto com clara inspiração Art Déco.
E, há ainda o velho aquecedor de toalhas a vapor, que depois eram colocadas no rosto dos clientes.
Aqui trabalharam, há mais de três décadas, das primeiras mulheres barbeiras da cidade do Porto - Helena e Emília.




Barbearia Tinoco – Ed. Manuela Campos



No início da década de 1930, abria também, bem próximo, no nº 69 da Rua 31 de Janeiro, a “Barbearia Daniel”, no mesmo local em que hoje está a “Barbearia Santo António”.




Barbearia Santo António – Fonte: “barbeirosportuenses.blogspot.com”



Salão Veneza


O Salão Veneza, situado na Rua de Elíseo de Melo, está aberto desde 1966.
Nas suas poltronas bordeaux, já se sentaram figuras incontornáveis da nossa história.



Salão Veneza, na Rua Elísio de Melo, primeira loja, à direita




Barbearia Apolo (encerrada)


Localizava-se esta barbearia, na Rua Formosa, nº 32, desde meados dos anos 50, tendo transitado do Largo do Padrão, onde estava na década de 1940.
Foi fundada por Manoel Silva, um profissional com vários prémios ganhos em concursos realizados em França, e por Domingos Xavier.
Após o falecimento deste, a sua quota foi dividida pelos restantes trabalhadores, todos eles irmãos, oriundos de Ponte de Lima - António, José e João, todos de apelido Almeida Pereira.
No início da década de 1990, após o falecimento de Manoel Silva, a direcção da barbearia, até aí nas suas mãos, passou para o âmbito de António Pereira, um apoiante fanático do F. C. Porto.
Por isso mesmo, a barbearia era visitada por muitos jogadores daquele clube, casos de Hernâni Ferreira da Silva e Virgílio Mendes.
A equipa de barbeiros da Apolo, na década de 1970, foi reforçada com a presença da Goreti, sobrinha do José Pereira.



No primeiro estabelecimento esteve, até ao seu fecho, a Barbearia Apolo, entre o Largo do Padrão e a Rua Dr. Alves da Veiga - Fonte: Google maps



Após o fecho da barbearia, há cerca de 10 anos, quando António passando já dos 80 anos se reformou, Goreti continuaria a exercer numa sala, na Rua Formosa, em frente do antigo estabelecimento e a atender uma clientela que lhe continua fiel, sendo, provavelmente, a mais antiga barbeira ainda em actividade na cidade do Porto.




Barbearia Invicta



A Barbearia Invicta localiza-se na Praça Carlos Alberto, nº 123, 1º piso.
Em 1 de Abril de 1968, seria inaugurada a Barbearia Invicta, no Largo do Carmo, fundada por José Aventino da Silva, José Mendes de Babo, Aníbal do Carmo Soares e Joaquim Pereira Júnior. 
José Mendes de Babo seria um dos primeiros dirigentes da Escola Profissional de Barbeiros, Cabeleireiros e Ofícios Correlativos do Distrito do Porto, inaugurada em 17 de Outubro de 1961, e cujo primeiro director foi José Baptista Rodrigues Frias, falecido pouco depois.



“José Aventino da Silva já perdeu a conta às cabeças famosas que se entregaram nas mãos. D. Manuel Clemente confiou-lhe o corte de cabelo e Rui Rio também. A clientela atira-lhe que só liga aos ilustres, mas a resposta é pronta: "Ilustres são todos os que se sentam na minha cadeira". A Invicta, fundada por José e dois sócios há 47 anos, sobreviveu à queda das mais antigas barbearias do Porto, "derrotadas pelos Beatles". Entre os troféus, pontifica a navalha de barba do Zé do Telhado”.
Cortesia de Isabel Paulo, In “Expresso” de 25.03.2016



Interior da Barbearia Invicta – Ed. Lucília Monteiro, In “Expresso” de 25.03.2016




Barbearia Garrett


A Barbearia Garrett situa-se na Rua Ramalho Ortigão, nº 16.


“Com mais de 50 anos de história, a Barbearia Garrett, localizada no coração do Porto, já viu por lá passar incontáveis pessoas. Acácio Branco, o proprietário, é o mestre-de-cerimónias.
E era de mestre para mestre, da barbearia ao futebol, que atendia José Maria Pedroto, quando, na década de 50, enquanto futebolista, se instalou na cidade.
Barrigana, Virgílio e Carvalho, por exemplo, também por lá passaram, na década de 50 e 60. Nos tempos que correm, a corrida dos jogadores poderá ser para outros cenários, mas nada apaga a ligação histórica ao FC Porto”.
Fonte: “fcporto.pt”



Interior da Barbearia Garrett – Fonte: “dotempoedaluz.blogspot.com”



José Maria Pedroto, na década de 1950, explorava próximo da Barbearia Garrett, o café Apolo.



Café Apolo e a Câmara Municipal ao fundo – Fonte: Google maps




Barbearia Norton


A Barbearia Norton fica na Rua de Entreparedes, nº 4, à Praça da Batalha.

“O Sr. José Carvalho, que exerce o seu ofício naquele lugar há ‘30 e tal anos’, não sabe responder precisamente há quanto tempo a barbearia existe. Nome de família dos antigos proprietários, a Barbearia Norton foi, até hoje, a barbearia que esteve mais movimentada, a nível de clientes, enquanto estive a conversar com o proprietário”.
Cortesia:”barbeirosportuenses.blogspot.com”



Barbearia Norton – Fonte: Google maps




Barbearia Sport (encerrada)


Esta barbearia foi fundada em 1942 e localizava-se, ultimamente, na Rua das Carmelitas, nº 17.



Interior da Barbearia Sport - Fonte: “dotempoedaluz.blogspot.com”



Salão Ferreira


Esta barbearia fica na Rua das Oliveiras, nº 53.



Salão Ferreira


Interior do Salão Ferreira - Fonte: “dotempoedaluz.blogspot.com”




Barbearia Brazão (Desaparecida)


Por meados do século XX, na Rua das Flores, nº 25, instalada em parte do icónico edifício dos Maias, estava a Barbearia Brazão.



Barbearia Brazão na Rua das Flores, semi-escondida, à direita da foto



Barbearia Pereira


Pela década de 1940, na Rua de Sampaio Bruno, estava sedeada a Barbearia Pereira.



Barbearia Pereira, na Rua de Sampaio Bruno, junto da “Casa da Sorte” (lotarias) – Fonte: AHMP



Perspectiva actual, idêntica à da foto anterior

Sem comentários:

Enviar um comentário