sexta-feira, 15 de junho de 2018

(Continuação 1)


O naufrágio do brigue Diana em Novembro de 1864

Apesar das medidas que vinham a ser tomadas ao longo dos anos os naufrágios, com perdas de vidas, continuavam a ser frequentes. 
E proliferavam os críticos da incapacidade do salva-vidas, motivo da curiosidade dos que iam à Foz. 

Tudo quanto havia rico e elegante no Porto reunia-se na Foz. A curiosidade, n’aquelle tempo, era o salva-vidas, uma casita com um pequeno jardim de entrada, situada de modo que ouvia de um lado as queixas do rio, e do outro as iras do Oceano; não tinha sahida para o mar: havia apenas uma portazinha, e, quando o barco devesse ser empregado no serviço dos náufragos, chamava-se povo, e era arrastado pela areia até à beira-mar; essa operação levava uma hora, hora e meia: o suficiente a um salva-vidas para poder salvar os mortos”. 
Júlio César Machado, escritor (Lisboa, 1 de Outubro de 1835 – idem, 12 de Janeiro de 1890);
Fonte: Prof. Ricardo Figueiredo (blogue “doportoenaoso”)


Exemplo da inépcia dos salvamentos foi o naufrágio de um brigue relatado no Annuario do Archivo Pittoresco, em que apenas se salvaram três tripulantes que foram recolhidos na casa do salva-vidas. 

“No dia 26 do mez ultimo naufragou no Porto o brigue sueco Diana. Da participação do intendente da marinha extrahimos a seguinte curiosa noticia:
No dia 26 appareceu ao SO. Da barra, sendo o vento N; às 4 horas e meia da tarde deitou em cheio para terra, vindo com todo o panno largo, e com a bandeira a pedir socorro: a distancia a transpor ate ao logar onde encalhou seria de 7 a 8 kilometros. Entre o acto do navio deitar para a terra e desfazer-se nas pedras, decorreram poucos momentos; entretanto logo acudiram ao Cabedello parte da corporação dos pilotos e remeiros das catraias, e alguns que se poderiam adiantar salvaram o capitão do brigue, o carpinteiro, e um moço, que a nado tinham vindo para cima das pedras. Estes náufragos seguiram logo para o Cabedello, não havendo tempo para chegar ao logar do naufrágio o tenente Crespo e mais pessoas que iam acudir, porque às 6 horas estava tudo concluído.
A lancha que o brigue trazia a reboque, virou-se com a arrebentação do mar submergindo um homem que vinha dentro. 
Dos outros três náufragos que faleceram, ainda foi visto um que nadava, e para o salvar deitou-se ao mar o vareiro Manuel Branco, atado a um cabo que outro segurava em terra; porem n’esta ocasião, trazendo o mar sobre elle grande parte dos destroços do navio, mergulhou, e quando voltou à superfície, já não viu o naufrago, que provavelmente foi morto pelos mesmos destroços. 
Os três náufragos salvos, foram recolhidos na casa do salva-vidas, prestando-se-lhes todos os socorros, actos a que tem sempre comparecido o benemérito cidadão Eduardo Mozer, como membro que é da comissão do salva vidas.” 
Annuario do Archivo Pittoresco, n.º12, Dezembro de 1864 (pág. 95);
Fonte: Prof. Ricardo Figueiredo (blogue “doportoenaoso”)



Brigue idêntico ao “Diana”

Sem comentários:

Enviar um comentário