terça-feira, 18 de junho de 2019

(Conclusão)


No que concerne à música ligeira, são incontáveis os artistas que passaram pelo Coliseu do Porto.
Em 1951, Amália Rodrigues cantou, pela primeira vez, no Coliseu do Porto e, em 1960, realiza-se lá, o 2º Festival da Canção Portuguesa.


“Festival da Canção”, 1958


O programa anterior diz respeito ao 1º Festival da Canção Portuguesa que se realizou em Lisboa, no cinema Império e que foi ganho pela Maria de Fátima Bravo com a canção “Vocês sabem lá”, em Janeiro de 1958.
O programa exibido diz respeito à repetição feita no Porto, cerca de um mês depois.
O 2º festival realizar-se-ia no Coliseu do Porto, em 31 Maio de 1960, e seria ganho por Guilherme Kjolner com a “Canção do pastor” do compositor Arlindo de Carvalho. Este festival teve a sua repetição em Braga.
Estes certames foram os percursores, em alguns anos, do “RTP – Festival da Canção, que ainda hoje se realiza.


“Em 1991 o Coliseu celebra o seu cinquentenário com um grande concerto de homenagem ao espetáculo de inauguração do edifício, em 1941. O Concerto Inaugural recriou esse primeiro momento musical, com a Orquestra do Porto Régie-Sinfonia e dirigido pelo maestro Jan Lathan-Koenig. Ao piano estava Helena Moreira Sá e Costa, acompanhada pelo seu discípulo Pedro Burmester e, juntos, tocaram obras de Bach. Foi também no início dos anos 90 que Maria João Pires regressou ao palco do Coliseu Porto, 38 anos depois de ter tocado, ainda criança, com a Orquestra Sinfónica da Câmara Municipal do Porto, sob a orientação do maestro Ino Savini. Neste mesmo ano, o mítico trompetista Miles Davis pisou o palco do Coliseu.”
Fonte: “coliseu.pt”


Bilhete para o Coliseu do Porto


Bilhete para o Balcão do Coliseu do Porto


Programa da peça de teatro “Zé Povinho”, 1942


Programas de várias óperas


Em 1952, depois do êxito obtido em Lisboa, a companhia de vasco Morgado mudava-se para o Coliseu do Porto para aí apresentar a opereta “As três valsas”. Esta opereta era:


“Um original de Albert Willemetz e Leopold Marchant, com tradução de Fernando Santos, Almeida Amaral e Vasco de Matos Sequeira. O elenco era do melhor que havia no Teatro Musicado: Laura Alves, o tenor Tomás Alcaide, João Villaret, Manuel dos Santos Carvalho, Eugénio Salvador, Teresa Gomes, Álvaro Pereira, Cremilda de Oliveira, Aida Baptista, Tomás de Macedo entre outros.”
Cortesia de “memoriasdeoutrotempo.blogspot.com”


Cartaz com Laura Alves, em 1952


Cartaz com a actriz Beatriz Costa que actuou no Coliseu do Porto inúmeras vezes



Primeiro filme em cinemascópio passado no Coliseu do Porto


Programa do filme português “Ala Arriba”, 1951


Filme “Marcelino, Pão e Vinho”, 1955



Filme “West Side Story”, 1963



Filme “Pássaros de Asas Cortadas”, 1963



Filme “A Queda do Império Romano”, 1964




Programa do filme “Império do sol”, 1988


 

Para lá da programação regular englobada nas artes do espectáculo, o Coliseu do Porto ficou na memória de muitos portuenses por uma série de reuniões e comícios, dos quais se destacam assembleias gerais do F. F. do Porto e comícios políticos. Neste último caso destaca-se o promovido no dia 14 de Maio de 1958, com a presença do general Humberto Delgado.


 
 

Fonte: PS-Porto


 
Mais tarde, em 1996, ocorreria um grande incêndio.



Imagem do interior do Coliseu do Porto após o incêndio de 28/09/1996 - Fonte: “coliseu.pt”

Sem comentários:

Enviar um comentário