sábado, 8 de junho de 2019

(Conclusão)


Em 1853 a Câmara voltou a instalar-se em Matosinhos, na actual Rua do Conde de Alto Mearim (no prédio ainda existente e que foi, posteriormente, a sede da Junta de Freguesia de Matosinhos).


Sede do Concelho de Bouças na Rua Conde Alto de Mearim, nº 223, que foi depois, Junta de Freguesia de Matosinhos


Com esta última reorganização administrativa o Concelho de Bouças passou a incorporar as freguesias de Lavra e Perafita, que anteriormente pertenciam à Maia e ainda as freguesias de Leça do Balio, Custóias e S. Mamede de Infesta que tinham pertencido, até 1834, ao antigo Couto de Leça.
Em 1895, quando se construiu a Estrada da Circunvalação, as freguesias de Aldoar, Ramalde e Nevogilde foram desanexadas e integradas no concelho do Porto.
Em 1909 a Câmara Municipal solicitou a mudança de nome para Concelho de Matosinhos, uma vez que entendiam que o lugar de Bouças era insignificante, solicitação que se concretizou por um decreto de 6 de Maio de 1909. Nascia assim o Concelho de Matosinhos.



Matosinhos visto de Leça - Ed. Illustração Portugueza (17 Agost 1908)



Em 1923, a Câmara voltou a mudar (mas não de rua), desta vez para o edifício localizado na Rua Conde Alto Mearim (actualmente, é ocupado pelo Gabinete de Arqueologia e Serviços Sociais da Câmara de Matosinhos).


Sede do Concelho de Matosinhos na Rua Conde Alto do Mearim em frente à Rua 1º de Dezembro


Em 1934, a Câmara de Matosinhos transferiu-se para o edifício construído na Rua Brito Capelo (actualmente transformado em Centro Comercial).


Rua de Brito Capelo, c. 1900


Edifício da Câmara de Matosinhos na Rua de Brito Capelo e em primeiro plano, aquele que foi o icónico edifício da Caixa Geral de Depósitos. Entre os dois, um prédio que ainda existe


À direita da foto haveria de surgir o edifício da Câmara de Matosinhos na Rua de Brito Capelo e as outras construções referidas


Câmara de Matosinhos na Rua Brito Capelo



Finalmente, em 8 de Dezembro de 1987, foram inaugurados os novos Paços do Concelho de Matosinhos pelo Presidente da República Dr. Mário Soares, nos antigos jardins do Palácio do Visconde de Trevões.
Na altura a Câmara Municipal era presidida por Narciso Miranda.


Câmara de Matosinhos, actualmente

1 comentário: