sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

22. Diversos - Actualização em 13/12/2020 e 13/12/2020


 
22.1 O museu do filumenismo que não se concretizou
 
 
No prédio da esquina da Rua da Restauração e do Largo do Viriato, observável na foto seguinte, ainda hoje existe uma casa que foi morada do Dr. Fernando Valente, um dos maiores coleccionadores filumenistas de Portugal e que é ocupada, actualmente, por um escritório de advogados. 




Casa na esquina da Rua da Restauração e do Largo do Viriato – Ed. JPortojo



Em parte desta casa, esteve prevista a instalação de um museu de filumenismo, o que não se viria a concretizar, devido ao falecimento do Dr. Fernando Valente.
Sobre a instalação desse museu de filumenismo, que não se concretizou, narra o texto que se segue:



“Não fora a amizade que nos liga, há muitos anos, ao Dr. Fernando Valente, e isto seria quase uma indiscrição. E curioso que numa das mais pequenas freguesias do Porto se tenha concentrado uma tão grande gama de museus, mas este é muito especial, porque se trata de um museu dedicado a uma particular forma de coleccionismo.
Filumenismo é uma palavra composta que significa, simplificadamente, o amigo de coleccionar o que diga respeito às embalagens dos fósforos e de tudo o que se lhe refira. Fernando Valente desde sempre se dedicou à colecção do que podemos chamar pecas completas, ou seja, de caixas e carteiras com o seu rótulo e os fósforos que lhe dizem respeito. E são milhares de caixas, pequenas, medias e gran­des, simples ou duplas, com ou sem publicidade, que aqui estão alinhadas nas vitrinas para o efeito especialmente con­cebidas. Estão em fase de colocação e etiquetagem. E, para que o visitante tenha uma noção mais exacta de uma das fases do fabrico, exactamente a colagem da etiqueta nas antigas caixas de fósforos, o nosso amigo conseguiu adquirir um exemplar de uma dessas máquinas que serviu numa das grandes unidades fosforeiras da cidade. Depois de conve­nientemente restaurada na sua simplicidade original, aí está ela no Museu a mostrar como trabalhava ao serviço da fábrica.
Logo que concluída a instalação, o proprietário tem todo o prazer em facultar ao público a visita e quem quiser pode deliciar-se com a vista de caixas de fósforos, desde aquelas do tempo dos nossos avós ate as mais actuais.
A instalação e na cave do edifício que existe na esquina da Rua da Restauração com o Largo do Viriato, em frente ao antigo Museu Allen, e não deixa de ser curioso que o prédio ainda pertença a esta família a quem Fernando Valente está ligado; e o tal prédio onde durante algum tempo esteve ins­talado o famigerado Partido do Progresso... A entrada será pela porta do Largo do Viriato. Que em breve tenhamos mais um museu na freguesia ao serviço de quantos o quei­ram visitar. E se nos lembrarmos que em Portugal só conhe­cemos outro (em Tomar), já se poderá avaliar da importância deste nosso Museu”.
Fonte: j-f.org/miragaia/gentes.htm (2003)




Sem comentários:

Enviar um comentário