quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

(Continuação 53)


Sendo um exemplar da chamada «Casa Portuguesa», foi desenhada e construída em 1904, pelo seu primeiro proprietário, Ricardo Severo, importante arquitecto, engenheiro, arqueólogo, escritor e político e situa-se na Rua Ricardo Severo (a antiga  Rua do Conde), já próximo do Largo da Paz.
Essa moradia procurou fazer reviver a antiga casa solarenga e obstar ao aparecimento de modelos oriundos da Europa Central.
Actualmente, encontra-se devoluta e à venda por 2.500.000€.
Em 1954, era habitada pelo Dr. Pinto de Mesquita.


"... esta casa, com as suas magnificencias de interior e os confortos facilmente deprehensiveis, constitue um verdadeiro Museu de pormenores e de motivos que resume epochas, estylos e influencias atravez da capacidade e sentimentos nacionaes..."
Rocha Peixoto (1866-1909); Fonte: “doportoenaoso.blogspot.pt”



“Um dos mais belos e ricos exemplares da Casa Portuguesa, do início do séc. XX, foi desenhada e construída por Ricardo Severo (arquitecto, engenheiro, arqueólogo, escritor, político). O palacete é um dos primeiros e mais importantes exemplares da época em todo o Norte do país. Moradia com cave, rés-do-chão, andar, sótão e torre. Implantação da casa isolada dentro de um lote, afastada dos limites do terreno. Disposição num patamar elevado em relação ao nível da rua. A moradia é envolvida por uma área de terreno arborizada e bastante aprazível, que lhe confere um ambiente de apreciável sossego. A casa organiza-se em torno de um pátio central. Toda a arquitectura da casa e jardins têm pormenores absolutamente únicos: vitrais pintados à mão, salões estilo colonial, painéis de azulejos de inspiração barroca, fogão de sala, brasão, alpendres, varandas, rótulas, arcarias, chaminés, azulejos, telhados com beirais, peças decorativas da arquitectura colonial brasileira, portas maciças trabalhadas, tecto sala de baile com pinturas decorativas, etc. A casa precisa de intervenção mas encontra-se estruturalmente em muito bom estado”.
Fonte: UMSEISUM - ARQUITECTURA, CONSTRUÇÃO E MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA


Ricardo Severo da Fonseca e Costa (Lisboa, 6 de Novembro de 1869 --- São Paulo, 3 de Abril de 1940) foi um engenheiro, arquitecto, arqueólogo e escritor que, por se ter envolvido num movimento revolucionário contra a monarquia portuguesa em 1891, foi obrigado, durante uns tempos, a exilar-se no Brasil.



Casa de Ricardo Severo - Fonte: “doportoenaoso.blogspot.pt”



Casa de Ricardo Severo – Ed. Revista do Turismo Nº 13, 5 Jan. 1917



Sala de Jantar da Casa de Ricardo Severo – Ed. UMSEISUM - ARQUITECTURA, CONSTRUÇÃO E MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA


Interior da Casa de Ricardo Severo – Ed. UMSEISUM - ARQUITECTURA, CONSTRUÇÃO E MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA


Pátio interior da Casa de Ricardo Severo – Ed. UMSEISUM - ARQUITECTURA, CONSTRUÇÃO E MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA


Traseiras da Casa de Ricardo Severo – Ed. UMSEISUM - ARQUITECTURA, CONSTRUÇÃO E MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA


Vitral da Casa de Ricardo Severo – Ed. UMSEISUM - ARQUITECTURA, CONSTRUÇÃO E MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA

Sem comentários:

Enviar um comentário