quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

(Continuação 56) - Actualização em 25/01 e 21/11/2019





Situada na Rua de Passos Manuel, em frente ao Coliseu, esta garagem que se desenvolve em altura, tal como a Garagem do “Comércio do Porto” e o “Silo-Auto”, são edifícios icónicos da cidade.
O seu projecto é de 1930, elaborado pelo arquitecto Mário Abreu e engº  Teixeira Rêgo, sendo de 1938 a data de construção do edifício que seria inaugurado no ano seguinte, a 18 de Março, por Rocha Brito e António Sardinha.
Começou por ser propriedade da empresa do conhecido capitalista, que também administrava o Teatro Sá da Bandeira, Arnaldo Rocha Brito.
No seu piso térreo, a garagem tinha uma estação de serviço com oficina.
A área de implantação da garagem Passos Manuel tinha sido o chão do chamado Grémio Recreativo, desde dos finais do século XIX, que comportava algumas construções ligadas à actividade do lazer, como um cinematógrafo ou um circo e que tinha uma outra entrada pela Rua de Santo Ildefonso, junto à igreja do mesmo nome.



Estação de serviço da Garagem de Passos Manuel



Desenho da fachada da Garagem Passos Manuel Fonte: “doportoenaoso”


“É um edifício Art Déco, contando com 3 andares dedicados ao estacionamento; na sua fachada apresenta um mapa das estradas de Portugal em néon. No rés-do-chão do edifício funciona uma barbearia e, no quarto andar, o Maus Hábitos um espaço de intervenção cultural com galerias de arte, residências artísticas, um restaurante vegetariano e um bar com umas vistas muito bonitas da cidade. Actualmente as Catavino Story Nights têm decorrido neste local”.
Fonte (2014): thecitytailors.com



Garagem Passos Manuel – Fonte: “doportoenaoso”





Casa do Relógio


Esta moradia projectada por José Teixeira Lopes, em 1905, foi o lar de Artur Jorge Guimarães, um coronel republicano, moderado, que chegou a ser perseguido por Afonso Costa.
José Joaquim Teixeira Lopes Júnior, foi um arquitecto nascido na freguesia de Santo Ildefonso, a 28 de janeiro de 1872. Era filho do artista José Joaquim Teixeira Lopes e irmão do escultor António Teixeira Lopes.
 A ele se deve também a  Casa-museu Teixeira Lopes (1898), em Vila Nova de Gaia; o Instituto Moderno (1915), na Quinta da Bela-Vista, em S. Roque da Lameira, premiado pela Câmara Municipal do Porto; o projeto da sede do Banco de Portugal, no Porto, elaborado com Ventura Terra e o plano de urbanização da estância balnear de Miramar, em Vila Nova de Gaia.
Situada em frente ao molhe de Carreiros, na Avenida Brasil, a “Casa do Relógio” é de estilo neomanuelino aqui reafirmado por um revivalismo romântico.


Casa do Relógio com caleche estacionada à sua porta


É um projecto de planta em L em que a entrada principal se faz ao nível do 1º andar, bem dentro de uma varanda, à qual se ascende por uma escada exterior.
Numa esquina da torre-miradouro estava um relógio de sol que acabou por dar o nome à casa. Àquela se subia por uma apertada escada em caracol. De atentar que os vãos do telhado não tinham qualquer aproveitamento.
Actualmente o prédio encontra-se em estado de degradação acelarado, vai para largos anos.


Casa do Relógio – Fonte: Google maps


Interior da Casa do Relógio – Cortesia “ruinarte.blogspot.com”


Escadaria interior Casa do Relógio – Cortesia “ruinarte.blogspot.com”



Palacete Santos Júnior


Este palacete situado na Rua do Campo Alegre (já para além da Cantareira) foi projectado por António da Silva, em 1900, e é uma casa icónica facilmente reconhecível pela sua torre quadrada que domina quase metade da fachada principal e pela sua entrada através de um “expressivo telheiro em ferro forjado e vidro” na lateral poente.


Palacete Santos Júnior – Fonte: Google maps

Sem comentários:

Enviar um comentário