terça-feira, 1 de novembro de 2016

(Conclusão)


“Na história da toponímia portuense, há um trabalho que está por fazer: o levantamento dos nomes já desaparecidos de algumas artérias da cidade. Um trabalho que se nos afigura de muito interesse para o cidadão comum e de grande utilidade para os estudiosos da história do Porto. Mas esse trabalho não se deve limitar à enumeração pura e simples dos topónimos que foram erradicados das esquinas de múltiplas ruas portuenses. Será imprescindível informar sobre a sua origem e, fundamentalmente, explicar quais foram as razões que originaram tais substituições.
Em regra, essas mudanças obedecem a objectivos políticos de todo arredados dos critérios que devem ter em conta os interesses históricos do Porto.
Houve mudanças de nomes de ruas, ao longo dos tempos de que se desconhece o alcance, entre elas as que ocorreram em 1875 e foram produzidas através de um edital camarário. Meia dúzia de casos para amostra na zona do Campo Alegre havia a Rua dos Coutos, denominação que foi substituída pela de Beco do Campo Alegre, quando já havia a rua deste nome.
No Bonfim substituíram a curiosa e popular denominação de Travessa da Feiticeira pela de Travessa do Campo 24 de Agosto. Mas há mais. Na actual Travessa da Rua Chã funcionou a cadeia. Por isso a artéria se chamou, durante anos e anos, Viela da Cadeia. O que terá levado os "entendidos" destas coisas a substituir a antiga nomenclatura? O local até é interessante do ponto de vista histórico. Esteve ali uma capela dedicada à Santíssima Trindade cuja construção lembrava um memorável sermão que o padre jesuíta Francisco Estrada pregou em 1546 junto à Porta do Olival na ermida de S. Miguel.
Desconhece-se onde ficava a Travessa Donatária, em Cedofeita e a localização precisa da medieval Rua do Mend'Afonso e da Viela do Pasteleiro que se pensa ser a Rua Estreita de Lóios, nas imediações do actual Largo dos Lóios”.
Fonte: Germano Silva, In JN





Quanto à toponímia ligada às actividades económicas, temos, por exemplo, que uma actividade importante era a dos cordoeiros e, por isso, continuamos a dizer Cordoaria quando nos referimos ao actual Jardim de João Chagas, quando, oficialmente, aquela denominação já não existe. Este topónimo designou também uma rua chamada da Cordoaria Velha para a diferenciar da nova. Trata-se da artéria que tem agora o nome de Francisco da Rocha Soares.
Um outro exemplo de um topónimo ligado à actividade económica, neste caso ao trabalho e fundição do ferro, é o que referencia a actual Rua dos Caldeireiros, que liga a Rua de São Bento da Vitória à Rua das Flores. Ganhou o topónimo em 1780, embora, desde a alguns anos antes, ele já se aplicava ao troço para baixo da confluência com a Viela do Pasteleiro (Lóios).



A elipse amarela destaca um pequeno arruamento (Viela do Pasteleiro) fazendo a ligação ente a Rua de Ferraria de Cima e a Rua de Trás – Fonte: Planta de Balck de 1813
 
 
 
 
A chamada Rua da Ferraria de Cima, anteriormente, foi igualmente designada de Rua dos Ferreiros e Rua da Ferraria do Souto e há também algumas referências ao nome Rua da Caldeiraria.
Este arruamento, já referenciado em 1234, fazia a ligação entre a Pena Ventosa e o Olival, sendo a continuação da Rua do Souto.
Por outro lado, a Rua dos Fogueteiros era a actual Rua de Azevedo de Albuquerque, ali para as bandas das Virtudes e sede das oficinas dos homens que lidavam com a pólvora.
Azevedo de Albuquerque além de professor da Escola Politécnica foi um dos artífices da Revolta Republicana do 31 de Janeiro.
Após a proclamação da República várias foram as alteraçoes introduzidas na toponímia existente, ao longo dos anos.
Uma delas, por proposta da Junta de Freguesia de Campanhã, em 20 de Dezembro de 1923, a Rua Caminho dos Palitos passou a ser a Rua Cerco do Porto.
Um caso pouco habitual de recuperação de um topónimo antigo, ocorreu nos finais do século XIX quando a ermida de S. Crispim e S. Crispiniano teve que ser demolida por causa da abertura da Rua de Mouzinho da Silveira.
Com a capela também desapareceram alguns arruamentos típicos daquela zona ribeirinha como a Rua da Ponte de S. Domingos ou a Rua da Biquinha, alusão a uma curiosa fonte que por ali havia e cuja água, segundo antiga tradição, tinha propriedades extraordinárias que curavam certas moléstias dos olhos e a Rua de S. Crispim.
Quando, nos finais do século XIX, se reconstruiu a capela, ao cimo da actual Rua de Santos Pousada, deu-se a uma nova artéria desta zona o nome de Rua Nova de S. Crispim. De um documento do arquivo do mosteiro de S. Domingos retira-se esta informação curiosa: 


"… o Senado (leia-se Câmara Municipal) cedeu ao convento (dos dominicanos) a maior parte da pedreira de Belomonte até à Porta do Olival, em troca de umas casas que faziam face para a Rua da Ponte de, sobre e escadinha da volta que faz a dita rua para as Congostas…"

Dessa parte da cidade velha resta o Pátio de S. Salvador onde ainda existem vestígios do medieval Hospital de Santa Clara.


“Passando às imediações da Rua Chã, que era a antiga Rua Chã das Eiras, por aí ficava a Calçada da Chancelaria, que é a actual Rua do Corpo da Guarda também sacrificada, em parte, com a abertura da chamada Avenida da Ponte. Mais acima, ainda, algures em Cima de Vila, ficava a Travessa dos Entrevados ou da Caridade.
Muitas outras questões sobre topónimos conduzem a confusões, quando diferentes arruamentos que têm ou tiveram nomes parecidos, como é o caso dos topónimos Laje, Boavista, Paraíso, Adro, Salgueiros, Outeiro, etc.
Comecemos pelo designativo Laje. Há, que saibamos, na actualidade, dois arruamentos com essa denominação uma rua e uma travessa. Nenhuma delas, no entanto, tem a ver com a medieval Rua da Laje que também aparecia com a grafia de "Lage", "Lagea" ou "Lagem".
A Rua da Laje que, com a divisão da diocese pelo bispo D. Frei Marcos de Lisboa, ficou a pertencer à freguesia da Vitória, desapareceu da toponímia portuense nos finais do século XVII. Designava a parte superior da actual Rua dos Caldeireiros, junto à Rua de Trás que por esse motivo se chegou a chamar Rua de Trás da Laje.
A actual Rua da Laje, na freguesia de Miragaia, que liga o Campo dos Mártires da Pátria (Cordoaria) à Rua de Azevedo de Albuquerque, só aparece mencionada em documentos no século XVIII como a "Rua da Laje da Cordoaria junto aos celeiros…" Estes celeiros ficavam onde depois foi construído o Mercado do Peixe e onde agora está o Palácio da Justiça.
Na sua conhecida "Toponímia Portuense", Cunha e Freitas refere a existência de uma outra Rua da Laje na Ribeira “ que não se deve confundir com as outras.
Citam-se mais dois ou três casos de ruas portuenses que tiveram as mesmas designações mas sem qualquer ligação entre si.
Comecemos pelo topónimo Boavista. Que se saiba houve no Porto, pelo menos, três ruas com esta designação. Uma na extinta freguesia de S. João de Belomonte, sucessora, julga-se, da antiquíssima Rua da Munhota. Ao logradouro que fica diante da capela de Nossa Senhora da Esperança, a S. João Novo, chamava-se no século XVI o sítio da Boavista.
Por Rua Nova da Boavista também foi conhecida a actual Rua do Sol que, em tempos muito recuados, se chamou Viela das Tripas.
E temos a actual Rua da Boavista que começou a ser rasgada em 1784 ao longo de terrenos que pertenciam à Quinta da Boavista e daí o nome.
Um outro caso é o da Rua do Paraíso. A que conhecemos é a que estabelece a ligação entre a parte alta da Rua do Bonjardim e o Largo da Lapa.
É obra do nosso conhecido João de Almada e Melo que no seu plano de melhoramentos para a cidade, de 1784, fez constar o seguinte "… e assentou-se que se continuasse a abrir na largura de 30 palmos, a travessa de comunicação entre a Estrada do Bonjardim e o Bairro da Lapa, em linha recta da sua abertura, que já se acha feita defronte do chafariz da Vila Parda…" Inicialmente, esta artéria teve a designação de Travessa da Senhora da Lapa.
A outra rua com o mesmo nome ficava também nas imediações da Rua do Bonjardim, mas muito perto do antigo sítio da Cancela Velha digamos que, sensivelmente, onde posteriormente se abriu a Rua de Rodrigues Sampaio.
Chamava-se Rua do Paraíso porque, no início do século XVIII, corria ao longo de uma quinta com a mesma designação que pertencia à influente e próspera família Huet Bacelar.
Nas pesquisas que fez para a sua obra, Cunha e Freitas diz que esta artéria teve várias designações e cita-as " … ao Paraíso e Rua do Paraíso, em 1723; Lugar do Paraíso e Viela do Paraíso, em 1724".
E, em anos posteriores, encontrou mais estas referências "… Viela do Mendes, na Rua do Paraíso (1772); Rua do Paraíso, acima da Viela do Tintureiro, defronte da Cancela Velha (1767); Rua do Paraíso, defronte do Pardieiro e Rua defronte do Pátio do Paraíso (1772) ”. Aquele Pardieiro, nada tem a ver com a Viela dos Pardieiros que ficava para os lados da actual Praça dos Poveiros.
O sítio da Cordoaria onde se construiu o Palácio da Justiça e onde fica a Rua da Laje foi em tempos idos rasgado por várias artérias, algumas com denominações bastante sugestivas. Por exemplo Rua das Traseiras da Cordoaria ou Rua das Varandas da Cordoaria. Ambas as designações vêm citadas em documentos do século XVIII. Cem anos antes, toda esta zona a poente da velha Cordoaria devia ser aterradora se fizermos fé no que um outro historiador portuense (Henrique Duarte de Sousa Reis) escreveu referindo-se ao tempo em que o Hospital de Santo António ainda não andava a ser construído. Escreveu ele: "… para as bandas do mar, precipitavam-se sobre Miragaia as faldas do monte lavradas pelas águas do rio Frio que por ali passa (a céu aberto naquela altura) e cujos despenhadeiros, olhados do alto da vereda horrorizavam a quem por ali tivesse que passar…"
A água daquele rio Frio que agora corre encanado por baixo do edifício do Hospital de Santo António já abasteceu a Fonte dos Fogueteiros que existiu ao fundo da Rua da Laje, embutida num dos arcos que se construíram quando foi feito o paredão que viria a dar continuidade da Rua da Restauração do Viriato até à Cordoaria”.
Com a devida vénia a Germano Silva




ANTIGO TOPÓNIMO
TOPÓNIMO ACTUAL
Travessa da Senhora da Lapa 
Rua do Paraíso
Travessa do Bessa
Rua António José da Costa
Rua da Bica Velha
Rua Nove de Abril
Calçada do Bicalho
Calçada da Arrábida
Rua da Boa Viagem
Rua do Capitão Eduardo Romero
Travessa da Boavista 
Rua Augusto Lessa
Travessa do Bom Sucesso
parte da Rua do Campo Alegre
Alameda do Bonfim 
Alameda Cláudio Carneiro
Largo do Bonjardim
Largo Dr. Tito Fontes
Travessa da Bouça 
Rua Marques Marinho
Rua da Bouça de Paranhos
Rua de Dionísio Santos Silva
Travessa de Burgães
Rua da Peneda
Viela da Cadeia 
Travessa da Rua Chã
Rua Caldeira Cévola
Rua Matias de Albuquerque
Caminho do Calvário
Rua Navas de Tolosa
Rua do Calvário
Rua do Dr. Barbosa de Castro
Travessa do Calvário
Rua do Dr. António de Sousa Macedo
Viela do Caminho Novo
Rua D. Miguel da Silva
Travessa de Campanhã
Rua do Dr. Alberto de Aguiar
Rua das Campinas 
Rua Dr. Alberto de Macedo
Rua Particular do Campo de Francos
Rua Particular de Francos
Rua Dr. António Sardinha
Rua Dr. António Luís Gomes
Rua dos Amieiros
 Rua da Videira
Viela das Andorinhas
Travessa do Viso
Rua Aníbal Patrício
Rua Honório de Lima
Mercado do Anjo
Praça de Lisboa
Rua do Antigo Caminho do Matadouro
Rua de Marracuene
Travessa António Cardoso
Rua António Patrício
Rua António Corte Real
Rua Corte Real
Travessa António Corte Real
Travessa da Igreja de Nevogilde
Rua António Rodrigues Sampaio
Rua Rodrigues Sampaio
Largo da Arca de Água
Praça Nove de Abril
Rua Particular dos Arcos
Rua Honório Barreto
Travessa dos Arcos
Rua António Enes
Travessa da Asprela
Rua do Ribeiro
Travessa da Avenida
Rua Quinze de Novembro
Bairro Borges e Irmão
Rua Particular Borges e Irmão
Rua do Bairro Operário do Comércio do Porto
Rua do Niassa
Bairro de Santo Isidro
Rua Particular de Santo Isidro
Rua de Baixo das Campinas
Rua das Campinas
Monte do Seminário; Avenida Baltazar Guedes
 Largo Padre Baltazar Guedes
Rua do Barracão
Rua da Fonte da Luz
Rua da Batalha
Rua Augusto Rosa
Rua Bela do Quental
Rua António Cândido
Rua Bela da Rainha
Rua António Cândido
Rua da Bela Vista
Rua Raúl Brandão
A Calçada do Campo Lindo
Rua do Dr. Pedro Dias
Largo do Campo Pequeno
Largo da Maternidade de Júlio Dinis
Rua da Cancela Velha
Rua Guilherme da Costa Carvalho
O Lugar da Cantareira
Rua do Passeio Alegre
A Rua da Carcereira
Rua Pedro Hispano
Largo do Carmo
Praça Parada Leitão
O Beco do Carregal
Calçada do Carregal
Jardim do Carregal
Jardim Carrilho Videira
Rua de Carreiras 
Avenida do Brasil
Viela do Carriço
Calçada de Nova Sintra
Travessa das Carvalheiras
Rua das Carvalheiras
Carvalhido
Praça do Exército Libertador
Rua Particular do Carvalhido
Rua Marques de Oliveira
Largo da Carvalhosa
Largo do Priorado
Rua do Castanheiro
Rua Cidália Meireles
Viela das Castanheiras
Rua dos Navegantes
Largo do Castelo do Queijo
Praça de Gonçalves Zarco.
Rua do Castelo do Queijo
Avenida de Montevideu
Rua da Catedral
Rua de D. Hugo
Travessa do Cavaco
Travessa de Pinto Bessa
Lugar das Cavadas
Rua Jerónimo de Mendonça
Travessa das Cavadas
Rua Joaquim Vitorino Ribeiro
Rua do Cemitério de Agramonte
Rua da Meditação
Rua do Cemitério de Paranhos
Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva
Rua Direita ; Rua Central
Rua do Padre Luís Cabral
Rua do Chitreiro
Rua do Alto da Bela
Travessa de Cima
Rua Professor Augusto Nobre
Cima do Muro da Ribeira
Rua do Cima do Muro
Rua de Cima do Muro da Trindade
Rua dos Heróis e Mártires de Angola
Rua do Cimo de Vila
Travessa do Cimo de Vila
Calçada dos Clérigos 
Rua das Carmelitas
Travessa dos Clérigos
Rua Arquitecto Nicolau Nazoni
R. de Coalhães
Rua Dr. Manuel Laranjeira
Rua da Colónia de Antero de Quental
Rua do Monte Aventino
Colónia do Comércio do Porto 
Rua de Cabinda
Colónia de Lordelo do Ouro
Rua da Granja de Lordelo
Rua do Conde
Rua Dr. Carlos Cal Brandão; Rua Ricardo Severo
Rua da Carvalhosa
Rua Aníbal Cunha
Travessa da Constituição
Rua Vasco da Lobeira
Jardim da Cordoaria
Jardim João Chagas
Rua da Cordoaria Velha 
Rua Francisco Rocha Soares
Travessa de Corgas - - -
Rua do Viso
Rua Coronel Pacheco - - -
Rua General Silveira
Largo do Corpo da Guarda - - -
Largo da Cividade
Rua do Correio - - -
Rua Conde de Vizela
Rua da Costibela - - -
Rua de Martim Moniz
Rua do Couto - - -
Rua Carvalho Araújo
Travessa do Couto - - -
Rua Carlos da Maia
Viela do Covelo - - -
Rua de Bolama
Rua da Cruz - - -
Rua da Nau Vitória
Largo da Cruz das Regateiras
Largo da Cruz
Rua de Cunha Espinheira (Parte)
Rua da Nau Trindade
Caminho de Currais 
Rua Rodrigues Semide
Travessa de Currais
Rua Diamantina
Largo do Paço Episcopal; Rua do Paço Episcopal; Terreiro de D. Afonso Henriques; Largo da Sé
Terreiro da Sé
Largo do Ermitão; Largo do Correio; Ferros velhos; Rua da Rainha D. Amélia
Rua Cândido dos Reis
Rua D. Carlos
Rua José Falcão
Rua D. Fernando
Rua da Bolsa
Rua D. Maria II
Rua Trindade Coelho
Praça Nova; Praça D. Pedro IV
Praça da Liberdade
Rua Delfim Maia
Rua Leonardo Coimbra
Rua Duarte Ferreira
Rua António José da Silva
Praça do Duque de Beja
Rua Clemente Menéres
Rua do Duque do Porto; Rua Nova do Duque do Porto
Rua João das Regras
Largo de Eleutério
Largo de Pinto Correia
Avenida Epitácio Pessoa
Avenida Dr. Antunes Guimarães
Caminho da Ervilha
Rua Correia de Sá
Largo da Escola Médica
Largo Professor Abel Salazar
Escada da Esnoga
Escadas da Vitória
Rua da Esperança
Rua Tomás Gonzaga
Viela do Espertete
Rua Alegre
Rua do Esteiro de Campanhã
Avenida Paiva Couceiro
Estrada Velha
Rua do Lindo Vale
Travessa da Fábrica
Rua de Avis
Campo da Feira do Gado
Praça Guilherme Gomes Fernandes
Largo da Feira de S. Bento
Praça Almeida Garrett
Viela da Tia Rosa; Travessa do Barbosa; Travessa de Fernandes Tomás
Rua Comandante Rodolfo de Araújo
Rua Fernão de Magalhães
Rua Câmara Pestana
Rua Particular de Fernão de Magalhães
Rua Brás Cubas
Rua da Ferraria de Baixo
 Rua do Comércio do Porto
Viela do Ferraz
Travessa do Ferraz
Praça das Flores
Praça Dr. Pedro Teotónio Pereira
Rua da Florida
Rua Miguel de Sousa Guedes
Rua dos Fogueteiros
Rua Azevedo de Albuquerque
Travessa dos Fogueteiros
Travessa Azevedo de Albuquerque
Fojo de Cima
Travessa de Campanhã
Rua da Fonte
Rua da Fonte de Massarelos
Rua da Fonte do Outeiro
Rua Prof. Mendes Correia
Rua da Fonte Arcada
Rua João Grave
Rua Particular da Fonte da Moura
Rua do Lidador
Travessa da Fonte da Moura
Rua de Sagres
Rua de Fradelos
Rua Guedes de Azevedo
Travessa da França
Rua D. António Barroso
Viela da Friagem
Rua da Friagem
Rua da Friagem
Rua Arquitecto Marques da Silva
Rua do Gama
Rua de Diu
Rua do Garrett
Rua Padre António Vieira
Travessa do Gás
Rua da Mocidade da Arrábida
Rua do Gato
Rua da Ponte do Gato
Viela dos Gatos
Travessa de S. Sebastião
Rua de Germalde
Rua da Regeneração
Travessa de Germalde
Travessa da Regeneração
Travessa do Godim
Calçada de Godim
Travessa das Goelas de Pau
Travessa Azevedo Coutinho
Viela da Gorda
Rua dos Navegantes
Viela das Pombas; Travessa do Grande Hotel
Rua António Pedro
Largo dos Grilos
Largo do Colégio
Rua dos Guindais
Avenida Paiva Couceiro e Gustavo Eiffel
Rua Heliodoro Salgado
Rua João das Regras
Rua da Duquesa de Bragança; Rua dos Heróis de Chaves
Rua D. João IV
Rua das Hortas
Rua do Almada (parte)
Rua da Igreja de Nevogilde
Rua Corte Real
Travessa da Igreja de Paranhos
Rua Júlio Ramos
Ilha do Ferro
Largo da Alfândega
Rua dos Ingleses
Rua do Infante D. Henrique
Rua Joana Vaz
Largo da Ramada Alta
Rua Particular de Júlio Dinis
Rua Rodrigues Lobo
Travessa de Justino Teixeira
Rua D. Lopo de Almeida
Rua de Lamas
Rua Júlio de Matos
Rua dos Carrancas; Rua da Liberdade
Rua Alberto Aires de Gouveia
Travessa da Praça da Liberdade
Travessa D. Pedro
Rua do Dr. Artur Magalhães Bastos
Rua de Liceiras 
Rua Alferes Malheiro
Viela da Sampaia; Viela de Liceiras
Travessa Alferes Malheiro
Rua da Lomba
Rua de S. Rosendo
Calçada do Luciano
Rua da Escola Normal
Rua de Malmerendas 
Rua Dr. Alves da Veiga
Rua Maria Amélia 
Rua do Zambeze
Alameda de Massarelos 
Alameda Basílio Teles
Rua da Mazorra
Rua Ciríaco Cardoso
Rua do Meio; Rua do Poço das Patas
Rua Coelho Neto
Travessa do Meio
Travessa do Poço das Patas
Rua Militão Barbedo
Rua João Pedro Ribeiro
Largo do Mirante
Praça Coronel Pacheco
Rua do Moinho de Vento
Rua Sá Noronha
Cais de Monchique
Rua de Monchique
Rua do Monte
Rua Viterbo de Campos
Monte Aventino
Bairro do Comércio do Porto
Bairro Comércio do Porto
Ruas Conde de Burnay, Francisco Carqueja, Henrique de Miranda e Manuel Carqueja
Calçada ou Viela do Monte Cativo
Rua do Soajo
Rua Particular do Monte Cativo
Rua do Marão
Travessa do Monte Cativo
Rua do Gerês
Rua do Monte da Foz
Rua do Dr. Sousa Rosa
Rua e Travessa do Monte de Francos
Rua e Travessa do Monte de Ramalde
Monte da Lapa
Rua do Monte da Lapa
Rua do Monte Ribeirinho
Rua do Ribeirinho
Rua e Travessa do Montebelo
Rua e Travessa Fernão de Magalhães
Rua de Montevideu
Rua de Timor
Rua de Mucaba
Rua dos Heróis de Mucaba
Rua Mouzinho de Albuquerque
Rua de Aires Ornelas
Rua da Murta
Rua do Morgado de Mateus
Travessa das Musas
Rua Raúl Dória
Avenida das Nações Aliadas
Avenida dos Aliados
Rua do Nogueira
Rua Padre José Pacheco Monte
Rua Nova dos Arcos
Rua Freire de Andrade
Travessa Nova dos Arcos
Rua Conde de Vilas Boas
Rua Nova da Constituição
Rua Carlos Malheiro Dias
Rua Nova da Estação
Rua Justino Teixeira
Rua Nova da Estação de Contumil
Rua Avelino Ribeiro
Rua Nova da Granja
Rua Oito de Setembro
Rua Nova da Lomba
Rua de Vera Cruz
Travessa Particular Nova da Lomba
Travessa Particular Vera Cruz
Rua Nova de Montebelo 
Avenida Fernão de Magalhães
Rua Nova de Montelouro
Rua Almirante Leote do Rego
Rua Nova do Monte Pedral 
Rua Egas Moniz
Rua Nova do Palácio
Rua Jorge Viterbo Ferreira
Rua Nova de Paranhos 
Rua do Carvalhido
Travessa Nova de Paranhos
Travessa do Carvalhido
Rua Nova da Paz
Rua do Padre Cruz
Rua Nova de Pereiró
Rua Dr. Pedro de Sousa
Rua Nova da Prelada 
Rua Airosa
Rua Nova de S. Domingos
Rua Dr. Sousa Viterbo
Nova Travessa de Álvaro de Castelões
Rua António José da Silva
Rua Nova do Túnel
Rua Cândida Sá de Albergaria
Travessa de Nove de Abril 
Travessa da Bica Velha
Travessa de Nove de Julho 
Rua D. Nicolau Monteiro
Praça de Nunes da Ponte
Praça de Goa
Rua das Olaias 
Rua Furriel Guilherme Dantas
Rua Oliveira Martins 
Rua das Aguas Férreas
Travessa Oliveira Monteiro
Rua D. António Barroso
Rua Oriental do Bolhão 
Rua Alexandre Braga
Largo do Ouro 
Largo António Cálem
Lugar do Outeiro
Rua da Fonte do Outeiro
Travessa do Outeiro 
Travessa da Paz
Rua do Paço 
Rua Clemente Menéres
Travessa da Rua das Flores
Rua Afonso Martins Alho
Praça do Município
Praça General Humberto Delgado
Rampa dos Padeiros
Praça da Alegria
Rua do Paiol e Viela da Palha
Rua Ribeiro de Sousa
Rua Paiva Couceiro
Rua Honório Barreto
Viela da Palha
Rua do Amparo
Avenida das Palmeiras
Avenida D. Carlos I
Beco de Pamparona
Pátio das Japoneiras
Rua Particular
Rua Dr. Jacinto Nunes
Rua Particular de Agramonte
Rua Particular de Meneses Russel
Rua Particular dos Arcos
Rua Honório Barreto
Rua Particular da Cruz
Rua Nau S. Gabriel
Rua Particular da Fonte da Moura
Rua do Lidador
Rua Particular do Monte Cativo
Rua do Marão
Rua dos Pamplonas
Rua Álvares Cabral
Travessa Particular de Júlio Dinis
Rua Rodrigues Lobo
Rua Particular de Miguel Bombarda
Rua Diogo Brandão
Rua Particular da R. Nova da Constituição
Rua João Ramalho
Primeira Rua Particular de Salgueiros
Rua da Fábrica de Salgueiros
Segunda Rua Particular de Salgueiros
Rua do Monte Pedral
Rua Particular do Vale Formoso
Rua de Alcácer Ceguer
Rua de Passos
Rua de Fez
Travessa Passos Manuel
Rua do Ateneu Comercial do Porto
Viela do Pasteleiro
 Rua Estreita dos Lóios
Escadas do Colégio Velho
Escadas de S. Francisco Borja
Viela das Pedras
Travessa do Campo do Rou
Largo de Pereiró
Praça Afrânio Peixoto
Largo da Picaria
Largo de Mompilher
Travessa da Picaria
Praça D. Filipa de Lencastre
Rua do Pinhal
Rua Pêro de Alenquer
Travessa do Pinheiro
Rua Dr. Ricardo Jorge
Rua das Pirâmides
Avenida de França
Rua do Colégio velho
Rua de S. Francisco Borja
Viela dos Poços
Travessa do Carmo
Largo da Polícia
Largo Actor Dias
Rua do Reguinho
Rua de S. Francisco
Porta Nobre
Rua Nova da Alfândega
Porta do Olival
Campo dos Mártires da Pátria
Largo da Póvoa; Largo de S. Crispim
Praça da Rainha D. Amélia
Escadas do Porão
Rua de Baixo
Rua da Praia
Rua Coronel Raúl Peres
Bairro da Prelada
Colónia Estêvão de Vasconcelos
Viela do Preto
Rua do Castanheiro
Travessa da Princesa
Rua João de Oliveira Ramos
Rua do Príncipe da Beira
Rua de Cinco de Outubro
Rua do Príncipe Real
Rua Latino Coelho e João Pedro Ribeiro
Rua do Príncipe
Rua Miguel Bombarda
Travessa do Priorado
Rua de S. Martinho
Rua Prof. Augusto Lessa
Rua Augusto Lessa
Rua Públia Hortênsia 
Praceta Pública Hortência
Quelha de S. Pedro 
Rua da Senhora da Hora
Escadas da Rainha
Terreiro de D. Afonso Henriques
Muro da Reboleira 
Muro dos Bacalhoeiros
Rua da Rainha
Rua Antero de Quental
Bairro de Rebordões
Bairro de S. João de Deus
Rua do Regado
Rua de Monsanto
Campo de Santo Ovídio; Campo da Regeneração
Praça da República
Travessa das Regueiras
Rua Luís de Aguiar
Travessa da Feiticeira; Monte das Feiticeiras
Travessa do Campo 24 de Agosto
Mijavelhas; Poço das Patas; Campo Grande
Campo 24 de Agosto
Rua dos Tanoeiros
Rua dos Canastreiros
Travessa do Rosário
Rua Professor Jaime Rios de Sousa
Rotunda da Boavista
Praça Mouzinho de Albuquerque
Largo do Repouso
Largo Soares dos Reis
Lugar de Sacais
Rua Ferreira Cardoso
Rua de Sacais
Avenida Camilo
Viela de Sacais
Travessa do Bom Retiro
Bairro Salazar
Bairro do Ilhéu
Rua de Salgueiros
Rua Cervantes
Rua da Mancebia
Rua do Barredo
Travessa de Santa Catarina
Rua João de Oliveira Ramos
Travessa de Santa Catarina- Lordelo
Travessa de Luís Cruz
Largo de Santa Clara
Largo Primeiro de Dezembro
Rua Santa Isabel
Rua do Tenente Vidal Pinheiro
Praça de Santa Teresa
Praça Guilherme Gomes Fernandes
Largo de Santo André
Praça dos Poveiros
Rua de Santo António
Rua 31 de Janeiro
Viela do Monteiro
Travessa de Entrecampos
Travessa de Santos
Rua Paulo Dias de Novais
Travessa de Santos Pousada
Rua dos Abraços
Largo 25 de Março
Largo da Cruz
Beco de S. Dionísio
Pátio de S. Dionísio
Rua de S. Jerónimo
Rua Santos Pousada
Travessa de S. João
Rua do Clube Fluvial Portuense
Jardim de S. Lázaro
Jardim Marques de Oliveira
Rua de S. Lázaro; Rua do Reimão; Rua do Padrão
Avenida Rodrigues de Freitas
Travessa de S. Paulo
Rua de Chaimite
Viela de S. Paulo
Rua de Coolela
Rua de S. Roque
 Pátio de S. Salvador
Viela de S. Salvador
Rua da Vitória
Travessa S. Sebastião
Rua Felizardo de Lima
Avenida Saraiva de Carvalho
Avenida Vímara Peres
Rua 24 de Agosto
Rua da Alegria (entre Rua da Constituição e Rua costa Cabral)
Viela do Seixal
Rua Aurélia de Sousa
Rua do Alto da Rabeca
Rua do Alto
Viela de Vale de Pegas
Travessa de S. Nicolau
Viela da Galinha
Calçada da Boa- Viagem
Rua do Anjo; Rua Nova do Anjo; Rua Nova de Jesus do Anjo
Rua das Carmelitas
Travessa da Sampaia
Travessa de Liceiras
Calçada do Correio-Mor; Calçada da Fonte da Arca; Calçada da Natividade; Calçada dos Clérigos
Rua dos Clérigos
Rua do Conde
Rua Ricardo Severo
Rua dos Ferreiros; Travessa da Senhora da Lapa
Rua do Paraíso
Rua Nova; Rua do Ferro
Rua Escura
Viela da Nora
Rua Barão de S. Cosme
Largo das Lavadeiras
Largo do Rio da Bica




Sem comentários:

Enviar um comentário