terça-feira, 23 de outubro de 2018

25.15 Cartões Comerciais - Desventuras de um Chocolateiro


Os cartões comerciais funcionavam como um cartão-de-visita da empresa e existem desde o século XVII em Inglaterra.
Hoje conhecem-se alguns do século XVIII, mas foi no século XIX que mais se divulgaram. Apresentavam-se muitas vezes como colecções que contavam uma história ou tinham fins didácticos. Na realidade eram uma forma de publicidade que ajudava a divulgar o negócio.
Estas histórias costumam ter um final moral o que não é o caso do a seguir narrado, que é apenas lúdico e serve de publicidade à «Pharmacia e Drogaria Félix & Filho», no Porto, situada no Largo de S. Domingos, hoje denominada, «Farmácia Moreno».
Neste caso a história é contada em três cartões comerciais do final do século XIX e a história é bem perceptível.
No 1º cartão uma menina de ar doce aproxima-se de um menino chocolateiro que com a sua colher de pau mexe uma grande caçarola de cobre onde o chocolate borbulha. A chávena na mão da menina dos lacinhos azuis faz-nos compreender que deseja beber o doce néctar.
No 2º cartão se vê que não chegam a acordo e lutam em cima de um pequeno banco que facilita o acesso à bebida.
No 3º cartão desequilibram-se e fazem a chávena voar e o chocolateiro fica todo coberto com a bebida entornada, transformando-se num “chocolateiro de chocolate”, enquanto a menina foge a correr.



1º Cartão


2º Cartão


3º Cartão


«A Pharmacia e Drogaria Félix & Filho, situada no Largo de S. Domingos 42 a 44 vendia: Pastilhas digestivas de Moura para o sofrimento do estômago, Pastilhas vegetais de Mourapara os vermes, cápsulas antiténicas de Moura para a bicha solitária,Peitoral de Moura para a tosse, Balsamo e Licor anódino de Moura para as dores e o Licor de Barreswill de efeito certo no “fluxo diarrheico da hectasia tuberculosa”»
Fonte: “garfadasonline.blogspot.com”


Farmácia Moreno - Ed.“portugalio.com”

Sem comentários:

Enviar um comentário