segunda-feira, 29 de outubro de 2018

25.17 Rua do Breiner


A Rua do Breyner já estava rasgada, ainda que não inteiramente, em 1813, como se vê na planta redonda de George Balck, mas ainda então não tinha nome e estava escassamente urbanizada. Praticamente no mesmo estado se encontrava, em 1833, como mostra também uma consulta à planta de Clarke.
Esta rua deve o seu nome a  PEDRO MELO BREINER, senhor da Trofa, conselheiro de Estado, embaixador de Roma e Governador das Justiças do Porto, que foi executado por seguir as ideias liberais e o partido de D. Pedro IV.


Planta de George Balck de 1813 e Rua do Breiner identificada pelo trajecto AB




“Entre 1928 e 1931 no n.º 16 da rua do Breiner esteve instalada a primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto, escola fundada por Leonardo Coimbra. A proximidade ao edifício histórico da universidade, no qual funcionava a Faculdade de Ciências e os serviços da Reitoria, foi decisiva para a escolha da rua do Breiner para acolher as instalações da FLUP (n.d.r. - A transferência aconteceu a partir do palacete da Quinta Amarela).
A faculdade seria, no entanto, extinta em 1931 (só vindo a ser reativada em 1961, já noutro local).
Após a extinção da faculdade, o edifício foi ocupado pelo Instituto Industrial do Porto e, a partir de 1968, pela Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo. Com a transferência da escola para novas instalações construídas de raiz nas imediações do Estádio do Bessa, em 1987, o edifício ficou devoluto.
No n.º 155 da rua do Breiner funciona há largas décadas British Council - Instituto Britânico do Porto.
Dada a proximidade da rua de Miguel Bombarda, nos últimos anos, o Breiner também tem vindo a experimentar uma expansão comercial e cultural, tornando-se local de fixação de artistas, de abertura de ateliês de conservação e restauro, restaurantes vegetarianos, lojas de estilistas, academias de música e de artes, etc.”
Fonte: Wikipédia


Edifício onde esteve a FLUP, o Instituto Industrial, a Escola Fontes Pereira de Melo e a Escola C+S Irene Lisboa – Fonte: Google maps


Uma importante unidade industrial do sector têxtil, a “Fábrica de Acabamentos e Branqueamentos Têxteis”, que já encerrou há alguns anos, esteve instalada na Rua do Breiner durante algumas décadas do século XX.
Hoje, nas instalações que lhe eram afectas está uma residência para idosos do Montepio Geral



“Fábrica de Acabamentos e Branqueamentos Têxteis” – Ed. EFP



“Fábrica de Acabamentos e Branqueamentos Têxteis” – Ed. Teo Dias


Um outro edifício da Rua do Breiner muito conhecido dos portuenses é o British Council, com actividade no nosso País desde 1938 e, que, aqui abriu portas, em 1943, situação que ainda se mantem.




British Council - Instituto Britânico do Porto – Fonte: Google maps


Já perto do Largo da Maternidade (antigo Campo Pequeno) destaca-se o edifício onde está sedeado um lar feminino.

“O lar feminino S. José de Cluny (nº 401) tem como autores do projecto (1954) os arquitectos Eduardo Iglésias e Francisco Pereira da Costa”.
Fonte: Teo Dias, “ruasdoporto.blogspot.com”

2 comentários:

  1. Nos anos 70 estudei na Escola Industrial Fontes Pereira de Melo. Boas recordações.

    ResponderEliminar
  2. A Escola Fontes Pereira de Melo esteve instalada no nº164 em frente ao British Council. A fotografia mostra outro edificio.

    ResponderEliminar