quinta-feira, 25 de outubro de 2018

25.16 Prédio com Brasão na Avenida Rodrigues de Feitas


Prédio com brasão na Avenida Rodrigues de Freitas (à direita) vendo-se ao fundo a Rua de Entreparedes – Fonte: Google Maps



Brasão que ostenta o prédio da Avenida Rodrigues de Freitas - Ed. Carla de Sousa, In “solaresebrasoes.blogspot.com”



Segundo “solaresebrasoes.blogspot.com”, a pedra pode ser descrita:


Escudo francês em cartela, sob elmo e timbre.
Esquartelado: I e IV - Moreira.
II - Furtado de Mendonça.
III - Aranha.
CBA de 12/6/1827, em nome de Manuel Moreira Aranha de Leão Beça Freire e Silva (AH1980) 


As Cartas de Brasão de Armas (CBA) ou simplesmente Carta de Armas, eram diplomas manuscritos e ricamente iluminados, que concediam a um indivíduo o direito de usar as armas ou o brasão pintado nelas.
Manuel Cunha, um conceituado estudioso destes assuntos, informou-nos de que, a Casa da Igreja de Lever ostenta uma pedra com o mesmo brasão e que em Ordins, Lagares, Penafiel, existe uma casa com uma pedra semelhante.



Brasão da Casa da Igreja de Lever




Brasão em Ordins, Lagares



Todos aqueles locais se encontraram ligados, em determinado momento, à família Aranha, de Lever, que também são Moreira, pois existem registos escritos de emprazamento que dizem:


“Gaspar Moreira, filho de Pêro Gonçalves e sua mulher Antónia Moreira a quem o casal da igreja (de Lever) fora emprazado em 1584”.



Manuel Moreira Aranha de Leão Bessa Freire e Silva (nascido antes de 1812, faleceu em 1866) casou em 1830, com Ermelinda de Assis Fortuna (nascida a 16-07-1810).
Manuel Moreira Aranha era filho de Domingos Pinto das Neves (Canedo) e de Ana Maria da Silva/Aranha (Lever).
Por sua vez, Ermelinda de Assis Fortuna era filha de José Ventura Fortuna e de Rosa Cândida de Beça Ferraz.
O prédio da Avenida Rodrigues de Freitas teria sido, assim, habitação do casal Moreira Aranha e Ermelinda Fortuna e de alguns dos seus descentes, quando constituíram família.
O que se sabe, com certeza, é que Manuel Moreira Aranha, em 1845, faz um pedido de licença à Câmara do Porto para aumentar um andar, no prédio que possuía na Rua de S. Lázaro, que vai obter o nº 196/1845, de 6 de Agosto.
Em face do requerimento apresentado, pode concluir-se que já teria sido obtida uma licença anterior para um edifício com menos um andar, cuja edificação ainda decorria. 



Desenho da fachada final, integrante de projecto, que irá obter a liçença nº 196/1845



A propósito da execução da primitiva obra, anteriormente referida, em 19 de Fevereiro de 1845, o director dos zeladores da Câmara participa que o proprietário Manuel Moreira Aranha de Leão Bessa Freire e Silva, na obra que andava fazendo na Rua de S. Lázaro, estava ocupando 26 braças de terreno público quando, na licença somente lhe haviam sido concedidas nove braças.
Tudo indica, portanto, que no prédio em causa terá habitado Manuel Moreira Aranha e D. Ermelinda de Assis Fortuna.
No entanto, há quem afirme que o casal terá vivido, também, em Serzedo, V. N. de Gaia.





“O referido casal, Manuel Moreira Aranha e D. Ermelinda de Assis Fortuna, não residiu na referida casa mas em Serzedo, Gaia. Os pais de D. Ermelinda de Assis Fortuna, residentes no Porto, terão fugido por volta das invasões francesas para Serzedo, para a Quinta do Penedo ou do Outeiral, onde D. Ermelinda de Assis Fortuna veio a nascer em 1810, e onde sua mãe, D. Rosa Cándida de Beça Ferraz, acabou por falecer.
D. Rosa Cândida, casada com José Ventura Fortuna, filho de Ventura José Fortuna e de D. Ana Maria Joaquina de São Boaventura, era filha de João Lopes Ferraz e de D. Maria de Beça Teixeira, da Quinta da China.
Manuel Moreira Aranha, casado Com D. Ermelinda de Assis, era filho de Domingos Pinto das Neves e Ana Maria da Silva, neto paterno de José Pinto da Silva e de D. Jacinta de Freitas e materno de Manuel Moreira Aranha e de D. Ana Maria da Silva, da Casa da Igreja, em Lever.”
Cortesia de Rui Couto



Na planta de Telles Ferreira de 1892, o prédio está identificado como “Casa dos Moreira Aranha Furtado de Mendonça”.




Planta de Telles Ferreira de 1892

 
 
Em 1894, Bernardo Moreira Aranha Furtado de Mendonça, filho de Manuel Moreira Aranha, é quem aparece, como proprietário, a solicitar umas obras à Câmara do Porto.


 
 

Em 2023, a casa brasonada, após ter estado durante vários anos ao abandono e de sofrer obras de grande vulto, irá abrir como “Arts Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton”


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    O referido casal, Manuel Moreira Aranha e D. Ermelinda de Assis Fortuna, não residiu na referida casa mas em Serzedo, Gaia. Os pais de D. Ermelinda de Assis Fortuna, residentes no Porto, terão fugido por volta das invasões francesas para Serzedo, para a Quinta do Penedo ou do Outeiral, onde D. Ermelinda de Assis Fortuna veio a nascer em 1810, e onde sua mãe, D. Rosa Cándida de Beça Ferraz, acabou por falecer. D. Rosa Cândida, casada com José Ventura Fortuna, filho de Ventura José Fortuna e de D. Ana Maria Joaquina de São Boaventura, era filha de João Lopes Ferraz e de D. Maria de Beça Teixeira, da Quinta da China. Manuel Moreira Aranha, casado Com D. Ermelinda de Assis, era filho de Domingos Pinto das Neves e Ana Maria da Silva, neto paterno de José Pinto da Silva e de D. Jacinta de Freitas e materno de Manuel Moreira Aranha e de D. Ana Maria da Silva, da Casa da Igreja, em Lever.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    Agradeço-lhe muito as explicações sobre o presente lançamento.
    Por julgar do maior interesse as suas informações, que parecem genuínas, irei tomar a liberdade de as inserir referenciando, como é óbvio, a sua autoria.
    Esperando continuar a ter o prazer da sua visita,envio,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar