quinta-feira, 16 de novembro de 2017

(Continuação 38)


Casa abastada neoclássica, de planta composta, de 3 pisos rasgados por vãos alinhados, rematada por ático (elemento superior da fachada situado acima das cornijas, guarnecido ou não por balaústres ou pilastras que serviam para ocultar o telhado) recuado, com balaústres.



Palacete do Visconde de S. João da Pesqueira (ao centro)



Situa-se na Rua D. Manuel II, nº 14, entre o edifício da esquina (à direita), na foto acima, que foi o antigo Hotel Louvre, e o prédio da churrascaria, tendo sido alvo de um pedido de licenciamento para alteração da fachada em 1920, mas que já tinha sido executada alguns anos antes.
Essa intervenção, de remodelação da fachada,  ficou a dever-se ao arquitecto Gerad van Kriken.
 
 
“Gerard van Kriken nasceu em Roterdão e formou-se em Genebra. Veio em 1889 para Portugal para leccionar nas Escolas Técnicas Industriais. Quando foi colocado na Escola Industrial Infante D. Henrique, contratado como professor de artes ornamentais, casou-se e radicou-se no Porto, sendo a sua última morada a Rua de Santa Luzia. N.º 371. As obras do interior e exterior da Casa dos Viscondes de São João da Pesqueira, são-lhe atribuídas pela Drª. Maria da Conceição Lobo e Silva, naturalmente ajudado pelo António Enes Baganha seu amigo e com oficina na Rua do Rosário n.º 25”.
Isabel Sereno (2001), In monumentos.gov.pt/

Este edifício tem uma ligação pelas suas traseiras, a um outro situado na Rua do Rosário, nº 21, que foi residência da viúva do 3º Visconde de São João da Pesqueira, Maria Adelaide Pinto da Silva, tendo sido uma obra encomendada pelo seu marido, Luís Maria de Sousa Vahia Rebelo de Morais, fundador do Colégio Português em Roma.
Em 1918, é solicitada alteração do prédio na Rua do Rosário e licença para a construção da capela no interior com ligação aos dois edifícios.
A capela foi benzida, em 1921, pelo bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva.
Actualmente, é sede da Acção Católica Portuguesa.
Maria Adelaide Pinto da Silva deixou uma colossal fortuna ao episcopado, sendo a par da mãe de Cristo, Maria, as únicas mulheres que se encontram em quadros nas paredes do Paço Episcopal, à Sé, onde muito do seu mobiliário foi deixado em testamento pela viscondessa de S. João da Pesqueira.


“ (…) destaca-se a fabulosa baixela manuelina executada entre 1899 e 1904. Foi desenhada por Rafael Bordalo Pinheiro e era composta por 513 peças. Foi encomendada pelo 3º. Visconde de S. João da Pesqueira (Porto 28/11/1862 – Paris 1/9/1925) e por sua morte a Viscondessa fez herdeiro universal o Paço Episcopal do Porto, onde a baixela se encontra”. 




O prédio mais à esquerda da foto é a antiga residência na Rua do Rosário




Em 16 Julho 1859, Henriqueta Augusta Vieira Borges de Castro casa-se com Luís de Sousa Vahia Rebelo de Morais, 2º Visconde de São João da Pesqueira, tendo em 27 Novembro de 1862, nascido desse casamento o futuro 3º Visconde de São João da Pesqueira, Luís Maria de Sousa Vahia Rebelo de Morais que, em 25 Novembro de 1897,  desposaria Maria Adelaide Pinto da Silva. 
Na casa da Rua do Rosário, mandada construir pela família Rebelo de Morais, acabaria por falecer Maria Adelaide, que sempre nela viveu. 



Na planta de Perry Vidal de 1865



Na planta acima, vê-se que junto da área marcada com o nº 100, onde seria levantado, mais tarde, o palacete na Rua do Rosário, já estava edificada nessa data.

1 comentário: