segunda-feira, 20 de novembro de 2017

(Continuação 39) - Actualização em 22/03/2021




Palacete Souza-Soares
 
 
 
Palacete do fim do século XIX, com traços da época comuns a muitos outros edifícios espalhados pela cidade.
 
“O casarão da Casa de Saúde de Santa Catarina, na Rua de Santa Catarina, próximo da Praça do Marquês à esquerda de quem sobe, é também conhecido como o Palacete de Souza-Soares mas, primitivamente, pertenceu ao médico José de Andrade Gramacho, Lente da Escola Médico-Cirúrgica do Porto.
Em 1901 vende-o a Souza-Soares, nascido em Vairão, Vila do Conde, em 1846, de pai médico e mãe farmacêutica.
Ainda órfão Souza-Soares, emigrou em 1862 para o Maranhão no Brasil onde já se encontrava um irmão. Adoeceu e desceu para o Rio Grande do Sul. Casou em 1873 e foi para Pelotas, fundou o seu Laboratório Homeopático onde descobriu um remédio contra o veneno das cobras. Inventou o Peitoral Cambará a partir desta planta para combater doenças pulmonares. Em 1883 funda na Vila do Prado o Parque Pelotense numa campina árida e inculta que transformou em terrenos de lavoura, bosques, jardins, lagos, cascatas, praças com estátuas e avenidas. Hoje pouco restará deste parque. Quando regressou a Portugal, neste casarão fez o seu Hospital. Faleceu em 7 de Junho de 1911 em Vila Meã, relativamente próximo do Porto.
Foi o único Visconde de Sousa Soares, José Álvares de Sousa Soares. Este título foi criado a seu favor por D. Carlos I, pelo seu Decreto de 24 de Dezembro de 1904”.
Fonte: portojofotos.blogspot de texto respigado do livro Os Palacetes dos Brasileiros no Porto.


Em 3 de Março de 1921, o jornal “O Primeiro de Janeiro” dava conta de uma historieta sobre a construção do palacete, que abaixo se transcreve, resultante da cortesia de Fernando Barreto.




 
Traseiras do Palacete Souza-Soares – Fonte: “viva-porto.pt”
 


José Álvares de Sousa Soares, após a estadia no Brasil, retorna a Portugal em 1896, e contrai um segundo matrimónio com Maria da Assunção Leite Brochado, sua prima em 2º grau, do qual resultaram 10 filhos, a acrescentar a mais três que já vinham do 1º casamento contraído naquele país da América do Sul.
Em 1900, compra a José de Andrade Gramacho um palacete na Rua de Santa Catarina, fixando aí a sua residência no Porto, mas, um ano depois, monta nele um laboratório que irá evoluir, rapidamente, para uma unidade de prestação de cuidados de saúde.
Tendo fundado o jornal “O Porto”, diário, matutino, monárquico, defensor dos interesses do Norte do País, que se publicou de Outubro de 1809 a Dezembro de 1911, e que dirigiu durante algum tempo, foi, ainda, o fundador da Liga Monárquica do Norte.


 
À esquerda, o Palacete Souza-Soares e o seu jardim anexo, na primeira metade do século XX
 
 
Casa de Santa Cruz, do visconde de Souza-Soares, em Vila Meã-Amarante, onde faleceu José Álvares de Sousa Soares, em 1911

Sem comentários:

Enviar um comentário