quarta-feira, 22 de novembro de 2017

(Continuação 40) - Actualização em 31/03/2018



“O edifício Pão de Acúcar, situa-se na esquina da Rua do Almada e da Rua Ramalho Ortigão, sendo composto por lojas, 2 sub-caves, escritórios e, grande parte dele, pelo Hotel Pão de Açúcar  (parte duma sub-cave, R/C, 3º ao 7º ). É um projecto, de 1947/1948,  do Arqto. Germano Castro que tinha escritório na Rua de Santo António, nº 41, Porto.
O terreno onde está implantado era, inicialmente, do município do Porto. Este, em Agosto de 1946,  adjudicou o terreno a uma família de proprietários do Porto. Em Setembro de 1946, a Caixa Sindical  de Previdência do Pessoal da Indústria Têxtil comprou-o para, lá, construir um prédio para rendimento.
Em 1 de Setembro de 1948, aquela Caixa, celebrou com o construtor civil Joaquim Ferreira dos Santos o contrato de empreitada da construção.  Também, em 1948, foi celebrado o contrato de empreitada de electricidade com Moreira Pais & Pinheiro Torres, Lda., com sede na Pr. Carlos Alberto, 28.
A licença de habitabilidade foi passada pela Câmara Municipal do Porto em 3 de Dezembro de 1949.
Mais tarde, a Caixa Sindical  de Previdência do Pessoal da Indústria Têxtil toma a designação de Caixa de Previdência e Abono de Família da Indústria Têxtil, integrando nesta o respectivo património.
Mais tarde, a Caixa de Previdência e Abono de Família da Indústria Têxtil  é integrada na Caixa Nacional de Pensões a qual absorve o património daquela.
Posteriormente, a Caixa Nacional de Pensões transforma-se no Centro Nacional de Pensões e este integra o património daquela.
Com a criação do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), o património do Centro Nacional de Pensões é integrado naquele Instituto.
É assim que o edifício da Rua do Almada passou para o património do IGFSS.
Através de concurso público de venda, realizado em 2016, o edifício foi vendido à firma Barrias & Barrias, proprietária do Hotel Pão de Açúcar, que, como inquilina, exerceu o direito de preferência, cobrindo a oferta do 1º. classificado  no concurso”.
Com o devido crédito ao Engº Paulo Amaral Gomes


“Relativamente à escadaria interior, verdadeiro ex-líbris do design interior do edifício, atribui-se a sua autoria ao reputado Arquitecto Germano Castro Pinheiro, o qual teve a ousadia de criar, na época um modelo verdadeiramente atípico nas tendências do Art-Deco Liberty.
 A escadaria em caracol, verdadeiro ponto de atracção do Hotel, é, nos dias de hoje, objecto de atenção por parte de inúmeros arquitectos internacionais e nacionais que não hesitam em qualificar esta verdadeira obra de arte, segundo o conceito de Spiral Staircase.
Assim em 1953, esta unidade conhecida como Pensão Pão de Açúcar, propriedade do fundador Luís Von Haffe, teve na sua nomenclatura um conceito e expressão, capaz de potenciar e atrair um importante nicho de mercado Brasileiro, aliás, em alta nos longínquos anos 50. Desse modo, o Nome Pão de Açúcar, intimamente relacionado com o Morro Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, Brasil, dá corpo e vida a este Hotel, desde há 60 anos a esta parte”.
Fonte: Site “paodeacucarhotel”


Edifício “Pão de Açúcar” na Rua do Almada, nº 262 – Fonte Google maps

Escadaria do Hotel Pão de Açúcar

O Hotel Pão de Açúcar desde há vários anos que é conhecido pela sua decoração interior “vintage”, que atrai muitos visitantes para além dos hóspedes.

Aspecto duma das salas comuns do Hotel Pão de Açúcar

Sem comentários:

Enviar um comentário