terça-feira, 28 de novembro de 2017

(Continuação 42)



“Localizada numa das mais típicas ruas do Porto antigo, o prédio da Rua da Reboleira nº 55 é um dos exemplares mais interessantes da arquitetura civil dos finais da Idade Média, (século XVI).
 Situa-se no ângulo da Rua da Reboleira com a Rua do Outeirinho, do lado oposto à Casa nº 59, possuindo ainda uma terceira frente, virada ao rio. É um dos maiores edifícios da zona e contém elementos de várias épocas, (portais góticos) testemunhando uma grande densidade histórica e uma não menos significativa evolução estilística. Ao nível da cave, com acesso para a Rua do Outeirinho, veem-se estruturas medievais que poderão remontar ao século XIV. A fachada da Rua da Reboleira mantém ainda no rés- do- chão os portais góticos e as janelas, cuja simetria faz pensar na aglutinação de dois talhões independentes, se não mesmo duas moradias. Os andares superiores foram transformados, possivelmente no século XVII, assim como o próprio coroamento das ameias. No interior conservam-se alguns detalhes que fazem pensar em adaptações, ocorridas talvez no século seguinte.
Um dos seus primeiros proprietários foi António Sousa Lobo, um avarento portuense que deu azo a inúmeras histórias populares. Seguiram-lhe o Barão de Massarelos e Justino Pinto Bastos que também aqui abriram seus escritórios. Ultimamente, esteve lá instalada a firma Hall & Ca., e actualmente a casa parece estar devoluta”.
Fonte: lemosarkitetarte.blogspot

Casa na Rua da Reboleira nº 55 – Fonte: Google maps


Casa na Rua da Reboleira nº 55 – Fonte: “portopatrimoniomundial.com”

Sem comentários:

Enviar um comentário