segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

(Continuação 44)



Na Quinta de Vale de Amores, na margem esquerda do rio Douro em frente a Massarelos, ainda hoje é possível observar nas imediações do edifício em tempos ocupado pelos monges menores da regra de S. Francisco, um outro em ruínas, que já foi um palacete pertencente a Primo Monteiro Madeira, um antigo proprietário de uma casa da Rua do Campo Alegre onde está, actualmente, o Clube Universitário do Porto.



Palacete da Quinta de Vale de Amores – Ed. Luís A. Sá; Fonte – “portoarc.blogspot.pt”

Muro da Quinta de Vale de Amores – Fonte: “portoarc.blogspot.pt”

Parte de projecto de obras de 1925 do palacete da Quinta de Vale de Amores – Fonte: “arquivo.cm-gaia.pt”


No pedido de licenciamento de 1925, o requerente Primo Monteiro Madeira, pretendia a reforma e ampliação do prédio, sito na Quinta de Vale de Amores, Lugar do Cavaco, Freguesia de Santa Marinha, com o arquitecto J. Pinto de Oliveira como Técnico Responsável.
Nos anos 60 do século passado a quinta de Vale de Amores pertencia à família do Dr. Leopoldo Mourão. 

6 comentários:

  1. Boa noite. O convento e o palacete pertenciam à mesma quinta do Vale dos amores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ocupavam a mesma área, embora estivessem separados algumas dezenas de metros. Deve atentar-se que a construção do Palecete é muito posterior e aquela área ganhou o topónimo mais antigo.
      O painel de azulejos é prova disso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia. Muito obrigado pela info. É possível indicar qual dos painéis de azulejo comprova isso? E sabem o ano de construção do palacete? Muito obrigada pela informação, não há grande informação disponível e adoramos conhecer estas histórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, o painel que acima se diz estar aplicado num muro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Os meus avós casaram nesta casa.A casa era do meu tio bisavô Primo Madeira. Não sei a data exata mas foi cerca de 1937.No mesmo dia casaram também um irmão do meu avô com a irmã da minha mãe avó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico agradado por ter contribuído para o avivar de algumas memórias. Espero poder continuar a usufruir das sua visitas a este blogue.
      Cumprimentos

      Américo conceição

      Eliminar