terça-feira, 6 de março de 2018

23. Acontecimentos - Actualização em 29/11/2018


23.1 Notícias e Curiosidades


A 15 de Julho de 1918 a revista "Ilustração Portugueza" estampava um artigo com o título " Uma explosão no Porto “ com fotografias do interior e exterior do armazém dos Estabelecimentos Jerónimo Martins & Filho, destruído por uma violenta explosão.



Os três edifícios destruídos pela explosão - “Clichés” Álvaro Martins



Na notícia dava-se conta da estranheza do acontecimento, pois, a explosão, ocorrida no prédio central da foto anterior, seria a resultante do armazenamento em deficientes condições de material explosivo, tendo como consequências, fora os danos materiais, algumas mortes de inquilinos de prédios vizinhos e outros tantos feridos não especificados.
Na notícia não era feita a localização do referido armazém, mas, parece que seria no entroncamento da Travessa de Miraflor e da Rua de Pinto Bessa, em que os prédios então existentes, hoje, já foram reconvertidos, como é óbvio.
Nesse ano, a firma “Jerónimo Martins” estava em situação de quase falência e só recuperaria cerca de um ano depois, quando a firma do Porto formada em 1920 “ Grandes Armazéns Reunidos” comprou a secção de mercearia fina da “Jerónimo Martins” e se associaram.
O avô do actual Presidente do Conselho de administração da “Jerónimo Martins” era um dos sócios dos “Grandes Armazéns Reunidos”.



Rua de Pinto Bessa de acesso à estação de Campanhã e a Rua de Miraflor duas dezenas de metros à esquerda




O armazém alvo de explosão situava-se à esquerda da foto anterior, que pode ser comparada com a que a antecede.




Local actual do acontecimento - Fonte: Google maps



Da referida associação resultou o crescimento do grupo, que, decidiria o alargamento das lojas retalhistas eliminando a transacção e armazenagem de produtos não alimentares.
Por razões que não se descortinam, o funesto acontecimento de 1918 foi apagado da história oficial da firma.
O grupo “Jerónimo Martins” foi fundado em Lisboa na Rua Ivens, ao Chiado, em 1792, por um galego de seu nome Jerónymo Martins, e mudaria as suas instalações para a Rua Garrett em 1797.
Voltando aos factos que terão acontecido a 1 de Julho de 1918, terão perdido a vida no sinistro cinco pessoas, e resultado mais de uma dezena de feridos, alguns com gravidade.
Os prédios afectados eram propriedade de Daniel Amílcar sendo ocupados para além da firma Jerónimo Martins e pelos da Viúva de Sabino Dias Leite, por um dormitório de pessoal da CP, pela Barbearia de Francisco José Monteiro, por uma pensão e por vários inquilinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário