terça-feira, 20 de março de 2018

(Continuação 5)



Dois acrobatas espanhóis, José e Miguel Puertollano, pai e filho, escalaram num Domingo, a 15 de Julho de 1917, a Torre dos Clérigos.
Quando chegaram ao topo, e após fazerem umas acrobacias na cruz, tomaram chá acompanhado por bolachas Invicta, uma marca recente que estava a ser promovida na altura. Depois lançaram panfletos para as 150 mil pessoas que estavam na rua a assistir.
Este feito ficou gravado num filme publicitário chamado “Chá nas Nuvens”, produzido por Raul de Caldevilla.
À época as bolachas Invictas esgotaram rapidamente.


“...Houve ainda a escalada da Torre, desde a base até ao vértice, pelos Puertollanos ocorrida, se a memória nos é fiel, em 1917. Também assistimos de ânimo inquieto, ao escalamento feito pelos dois sujeitinhos, de moldura em moldura, sem nenhuma batota, sem nenhuma ajuda, atidos apenas às suas boas unhas, que dir-se-iam garras aduncas e firmes. 
Quando chegaram à bola cimeira (que Camilo diz “ser menos dura e menos tapada que a cabeça de Basílio Fernandes Enxertado”), já tinham sido providos através da última “ventana”, das vitualhas que iriam saborear nos braços da cruz de ferro, que é remate da Torre. E, atónitos, todos assistimos àquele chazinho das 5, gostosamente beberricando a setenta e tantos metros de altura, isto, muitos anos antes do chá que é servido agora pelas hospedeiras aeronautas. Depois da chazada, vagarosamente libada nos braços da cruz, os acrobatas despediram, para os espectadores, miríades de papelinhos onde se enalteciam as excelência das bolachas, com que os ginastas estavam a acompanhar o seu chá nas nuvens. Os papelinhos diziam o nome das bolachas do seu fabricante, mas nós não o repetiremos agora, para não fazermos graciosa, uma vez que o Puertollanos também a não fizeram…
In O Tripeiro Série VI, Ano IX

“Meu pai contava-me que assistiu à escalada, em 15/7/1917, muito ansioso com o receio de ver a queda do trepador. E digo-o no singular, pois o atleta foi só o Pertollano (pai), tendo o seu filho subido pelo interior e só ter escalado a bola e a cruz.
Também, segundo meu pai, e já li algures, a escalada a que ele assistiu foi patrocinada por um comerciante do Porto”.
Rui Cunha In portoarc.blogspot


Publicidade às bolachas “Invicta” – Fonte: portoarc.blogspot

Convite feito à população para subir à Torre dos Clérigos - Fonte: portoarc.blogspot

Na gravura acima um folheto de publicidade lançado do alto da Torre dos Clérigos em Julho de 1917.

Publicidade do Cinema Águia d’Ouro ao filme da escalada


Notícia da escalada na Ilustração Portuguesa de 26 de Novembro de 1917

Torre dos Clérigos vista da Cordoaria no 1º quartel do século XX

Sem comentários:

Enviar um comentário