segunda-feira, 26 de março de 2018

(Continuação 7)




Perspectiva aérea do percurso da ribeira de Aldoar

Legenda:

Troço fluvial com nascente junto ao antigo Estádio do INATEL, em Ramalde, correspondente ao percurso 4-5-6-2-3;
Troço fluvial com nascente junto ao actual hospital da CUF, na estrada da Circunvalação, em Aldoar, correspondente ao percurso 1-2-3.
Como se vê, os 2 ramos da ribeira de Aldoar no seu trajecto final reúnem-se num só, e as águas da ribeira desaguam no oceano junto do Castelo do Queijo.


A ribeira de Aldoar é a maior linha de água da orla costeira e localiza-se na zona ocidental da cidade. Os seus 2 afluentes (troços) juntam-se num só ribeiro que desagua junto do Castelo do Queijo. No total a bacia hidrográfica respectiva é de 4,2 km2, correspondente a 8,5 km. Aproximadamente 93% do seu traçado encontra-se entubado.
Os lagos do Parque da Cidade são abastecidos por aquelas águas.

“Considerando a necessidade de substituir as infraestruturas da ribeira de Aldoar na Av. Boavista a jusante da Av. Dr. Antunes Guimarães, encontra-se em fase de desenvolvimento o projeto de desvio e desentubamento da ribeira de Aldoar, tentando com a nova solução retratar, ainda que em meios urbanos e numa área confinada, uma linha de água meandrizada, aproximando-a do seu estado natural.”
Fonte: CMP

Em 2020, o troço fluvial da ribeira de Aldoar com origem em Ramalde vai ser desentubado e correr livremente entre a Fonte da Moura e o Parque da Cidade. O percurso mais a montante será recuperado depois.


Visão futurista do percurso da ribeira de Aldoar pela Avenida da Boavista

Sem comentários:

Enviar um comentário