quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

(Continuação 13) Actualização em 17/10/2019 e 12/02/2020



Igreja de Nossa Senhora da Esperança



No actual Jardim de S. Lázaro, existiu desde o século XIV uma gafaria, hospital de leprosos, que tinha como padroeiro S. Lázaro.
Daqui veio o nome do Largo e Praça de S. Lázaro, anteriormente Largo do Arrabalde.
No Domingo da Paixão realizava-se na Praça de S. Lázaro uma feira em honra deste santo, pois existia na capela do Hospital dos Lázaros uma imagem sua, toda em prata.
A capela actual que substituiu a anterior, teve o risco de Nicolau Nazoni e só se iniciou em 1746, tendo terminado em 1763.



Capela e Recolhimento de Nossa Senhora da Esperança, em 1833, segundo Joaquim Villanova





Igreja dos Congregados actualmente



Provavelmente concluída em 1703 fez parte da Confraria de Santo António de Lisboa, já desaparecida. A frontaria obedece à tradição barroca dos finais do século XVII combinando a austeridade com a imponência, embora apresente azulejos modernos, da autoria de Jorge Colaço e vitrais executados no Porto, em 1929, por F. Mendes de Oliveira. O interior é de uma só nave. O coro, sobre a entrada, é suportado por três arcos que assentam em colunas jónicas. No transepto abrem-se dois portais de granito, barrocos.
Na capela-mor, decorada com painéis representando cenas da vida de Santo António, da autoria de Acácio Lino, pode admirar-se um retábulo neoclássico que enquadra algumas esculturas.
O frontal, o altar-mor e a banqueta de prata são obras de inspiração joanina executadas nos meados do século XIX.
Na sacristia - adaptação de um oratório dos congregados - conservam-se arcazes de pau-preto e uma tela - A Virgem e o Menino.        
Esta igreja esteve sempre muito ligada ao culto de Santo António como se vê na notícia abaixo.



“Jornal do Porto” Festas de Santo António em 1875






Igreja da Trindade



O autor do projecto foi o engenheiro militar Carlos da Cruz Amarante, no entanto, este projecto foi modificado, na fase de execução pelo arquitecto João Francisco Guimarães, irmão trinitário, que veio a ser substituído durante as obras pelo professor de arquitectura José Geraldo da Silva Godinho.


“A Igreja da Trindade obedece ao gosto neoclássico de Carlos da Cruz Amarante, autor do primeiro projecto, possuindo uma só torre sineira.
A igreja foi aberta ao culto a 5 de Junho de 1841.
Precede a fachada, uma pequena mas larga escadaria entre os corpos do conjunto arquitectónico, destinados aos serviços da Ordem Terceira. No primeiro piso rasgam-se três portas de arco pleno - a central com as armas da Celestial Ordem rematadas pela coroa real -, separadas por pilastras toscanas que suportam o entablamento. Estas portas dão acesso ao vestíbulo.
No segundo corpo rasgam-se três janelas com frontões. Dos lados vêem-se átrios com balaustradas, nos extremos dos quais estão colocadas esculturas de pedra, da autoria de João Albertino de Azevedo.    
O interior, de planta de cruz latina, é coberto por uma abóbada de tijolo. As paredes da nave são preenchidas com altares, inseridos em portadas de arco pleno, três de cada lado. Sustentam o coro colunas da ordem coríntia. Nas capelas dos topos do transepto, os retábulos, de estilo neoclássico, são ladeados por nichos sobrepostos. No friso superior figuram as esculturas dos Quatro Evangelistas.
A capela-mor, cujas paredes são revestidas de mármores, ostenta duas ordens de tribunas de cada lado”.
Fonte – Site: j-f.org/jf-stildefonso



Projecto por concluir da igreja, hospital e instituto escolar da Ordem da Trindade





Igreja da Imaculada Conceição



"As zonas envolventes do Largo da Aguardente, hoje Praça do Marquês de Pombal, eram fracamente povoadas até meados do século XIX, ou mesmo até aos finais. A abertura das novas ruas de Costa Cabral, Constituição, Latino Coelho, João Pedro Ribeiro e a requalificação da que hoje é Rua de Santa Catarina, nesta zona onde se cruzam ou passam a cruzar os trajectos de quantos se dirigem no eixo norte-sul, ou no eixo nascente-poente, motivam um crescimento demográfico que transformam profundamente toda a zona envolvente do velho Largo da Aguardente.
As igrejas paroquiais de Paranhos, Santo Ildefonso, Campanhã, Bonfim e Cedofeita estão longe do Marquês, e o número de fiéis cresceu.
Mas, por outro lado, a piedade das gentes desta zona conduziu a que se erigisse uma capela em honra de Santo António (da Aguardente) em 1875, e que só alguns votos dos irmãos da confraria não permitiram, desde logo, que fosse dedicada à Senhora da Conceição.
Tempos difíceis surgiram, e a capela foi secularizada, fechada ao culto. Mas um grupo de cristãos mobilizou-se e surgiu a capela da Senhora da Conceição, na Rua da Constituição, cujo projecto inicial nunca chegou a ser concluído e que seria dedicada em 6 de Dezembro de 1898.
Mas, apesar de aberta ao culto esta capela, alguns fiéis mobilizaram-se, a partir de 1900, para conseguirem a reabertura da antiga capela de Santo António, o que veio a concretizar-se em 1901, mas agora tendo como patrono S. Joaquim e ficando a ser conhecida como capela de S. Joaquim.
Antes da construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição no Marquês, existia, portanto, a Capela de S. Joaquim, sendo esta reaberta no local da capela de Santo António da Aguardente.
Esta capela de S. Joaquim viria a ser demolida em 1958 para dar lugar à igreja da Imaculada Conceição.
Esta igreja é um templo moderno, sagrado em 1947, da autoria do arquitecto contemporâneo Padre Paulo Bellot, monge beneditino. O acesso ao templo faz-se por três ordens de degraus.
A fachada, de granito lavrado, apresenta três portões de ferro forjado e bronze.
O central ostenta um relevo com a Coroação da Virgem. Entre o tímpano e as estátuas insere-se um friso de nove janelas com vitrais representando os nove anjos do coro.
A torre sineira, oitavada, tem no alto oito janelas e é rematada por uma cúpula piramidal com uma cruz no vértice.
O nártex (Pórtico na frente da nave) é pavimentado em mármore e decorado com mármore rosa.
Dá acesso ao baptistério um portão de ferro forjado e bronze com o símbolo do baptismo: um veado.
As paredes desta capela são revestidas de mármore e frescos com cenas representativas das origens da Nacionalidade e da epopeia missionária e O Baptismo de Cristo, da autoria de mestre Dordio Gomes.
O interior é de três naves, separadas por duas ordens de colunas que se ramificam, dando origem a arcos. O tecto é formado por nove pequenas abóbadas, no sentido longitudinal, separadas entre si por oito vigas do mesmo comprimento com recortes circulares côncavos. As dez capelas laterais, todas iguais, são de mármores polícromos, ostentando nas paredes fundeiras um painel de azulejos com cenas evocativas da devoção dos Portugueses à Virgem Maria. Cada altar suporta um plinto de mármore polícromo, sobre o qual assenta uma imagem de pedra de Ançã. As paredes laterais são ornadas de vitrais. Os passos da Via Sacra são representados por pinturas a fresco, da autoria de Guilherme Camarinha.
Os púlpitos, de pedra de Ançã, com relevos representando os Apóstolos, devem-se ao escultor Henrique Moreira. Decora o arco cruzeiro o fresco, A Coroação da Virgem, obra do pintor Augusto Gomes.
Nas paredes da capela-mor admira-se também uma pintura a fresco representando anjos adoradores.
O altar-mor é formado por um só bloco de mármore preto que assenta sobre oito colunas do mesmo mármore com capitéis de bronze dourado. O trono é de mármore cor-de-rosa, também com decoração de bronze dourado".
Fontes – Sites: etc.pt; monumentos.pt



Construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição



A Igreja de Nossa Senhora da Conceição oferece do alto da sua torre de 50 metros uma panorâmica deslumbrante, que se estende da foz do rio Douro à Praia do Cabedelo e à Póvoa de Varzim, situação que pode ser desfrutada por qualquer visitante que consiga vencer 120 degraus.
A construção desta igreja foi financiada por vários mecenas da cidade, que ficaram lembrados em muitos dos magníficos vitrais exibidos, com um destaque especial para o capitalista Delfim Ferreira, lembrado numa placa de homenagem afixada numa parede exterior do templo.


Placa de homenagem a Delfim Ferreira - Ed. Graça Correia




Capela de Santo António da Aguardente (Desaparecida)



Esta capela foi aberta ao culto no Largo da Aguardente em 17 de Junho de 1877, e o terreno, para a sua construção, doado por José Coelho da Rocha e Silva. Passou a capela, então, a ser administrada pela confraria de Santo António da Aguardente.
O seu projecto foi submetido a aprovação camarária, em 1872, pelo presidente da comissão administrativa da capela, Justiano de Abreu Araújo Azevedo, tendo obtido a licença de construção nº 315/1872.




“Há rija função no próximo domingo, 17 de Junho, no largo da aguardente. Abre-se ao concurso de fiéis a capela de Santo António, erecta pela devoção pública.
A cerimónia da bênção será feita pelo cónego João José de Vasconcelos e haverá ruidoso arraial”.
In “Jornal das Senhoras” de 15 de Junho de 1877



"Em 1884, a confraria de Santo António da Aguardente expulsou, violentamente, da capela um sacerdote que era capelão no Bom Pastor, a pretexto de uma prática e porque lá exercia, com assiduidade, o ministério de confessor. A Mesa foi censurada pelo Sr. Cardeal D. Américo, houve várias conferências, comícios e finalmente foi secularizada a capela e transformada em escola - a Escola Marquês de Pombal.
No tempo do grande missionário D. António Barroso, fechou-se a escola, a casa foi vendida e comprada pelo capitalista Joaquim da Fonseca Araújo e voltou a ser capela. Vasques de Mesquita foi o agitador."
Cónego António Ferreira Pinto - Fonte: revista "O Tripeiro", Vª série, 1º Ano, pag. 216


O sacerdote que seria expulso e que esteve no cerne do conflito, atrás descrito, era um tal José Coelho da Rocha, muito estimado pelos católicos, sendo vigário da confraria, o padre Joaquim Madureira.
Pelo meio do conflito gerado, estavam envolvidos o sacerdote do Bom Pastor, a Casa de Regeneração do Bom Pastor, da Rua de Vale Formoso, o polícia nº 103 e a mulher deste, que tentava, com a ajuda daquele sacerdote, entrar para a instituição das irmãs de caridade da Quinta Amarela. Juntem-se a todos estes factos, as lutas políticas daqueles tempos e tomará forma, a tempestade perfeita.
Era juiz da confraria Luís Fructuoso Ayres de Gouveia, que abandonaria o cargo, ocupado, posteriormente, pelo advogado Augusto de Carvalho Vasques de Mesquita.


“Procedeu-se ontem à secularização efectiva do edifício da capela da aguardente, retirando-se as partículas sagradas e removendo-se dali as imagens, alfaias e objectos de culto”.
In jornal “O Primeiro de Janeiro” de 3 de Dezembro de 1885


A capela de Santo António da Aguardente seria secularizada em Dezembro de 1885, passando nas suas instalações a funcionar uma escola desde Setembro de 1886.


“A capela de Santo António da Aguardente passou a secular e ali se fundou uma escola, que foi inaugurada a 18 de Setembro, com o nome de Escola Marquês de Pombal”.
In jornal “O Primeiro de Janeiro” de 19 de Setembro de 1886




Capela de São Joaquim (Desaparecida)



A Escola Marquês do Pombal, que ocupou as instalações da antiga Capela de Santo António da Aguardente, seria encerrada nos últimos anos do século XIX, e o edifício vendido ao capitalista Joaquim da Fonseca Araújo, voltando a ser capela, sob a invocação de S. Joaquim, por influência do Dr. Vasques de Mesquita.
Assim, no ano de 1901, a polémica já tinha regressado com o apelo a recordações antigas.

 

Notícia do jornal “A Voz Pública”, p. 1, de 31 de Maio de 1901
 
 
O atelier Photográfico de Peixoto & Irmão foi um dos estúdios de fotografia mais conceituados da cidade, localizado na Rua do Almada 294/296.
A capela, no entanto, foi inaugurada em 17 de Agosto de 1901, na Praça Marquês do Pombal, no local da capela de Santo António da Aguardente.



“Em 3/09/1900, Joaquim Rufino Pereira da Silva, iniciador do culto de S. Joaquim no Porto, pediu à rainha D. Amélia e ao bispo da diocese a cedência da capela de Santo António da Aguardente, há muito secularizada, para nela ser instalado o mencionado culto; em 17/08/1901, procedeu-se à sua inauguração e, em 1928, como se conclui da acta da sessão da Junta de Freguesia de 22 de Novembro, a capela sofreu importantes melhoramentos. Era nesta época juiz da confraria o Engº Homem de Melo.”
Fonte: Horácio Marçal, In “S. Veríssimo de Paranhos”, páginas 202-203, Ed. CMP



Sobre a sua inauguração, dizia o jornal “O Primeiro de Janeiro” de 20 de Agosto de 1901:


“Brilhantes as festas inaugurais desta capela. As obras, cujo projecto definitivo está sendo elaborado pelo distinto arquitecto Marques da Silva, vão continuar. A capela terá uma torre e um relógio”.
In jornal “O Primeiro de Janeiro” de 20 de Agosto de 1901


A capela de São Joaquim administrada pela confraria de São Joaquim e Nossa Senhora das Dores, seria restaurada nos anos de 1928 e 1929.
As obras de restauro na capela de São Joaquim, ao largo da Aguardente, terminaram em 1929. A festa de inauguração das novas instalações foi levada a cabo a 20 de Janeiro de 1929.
As obras tinham-se iniciado a 10 de Junho de 1928, tendo sido a capela aumentada nas suas dimensões e dotada de um novo altar-mor e de novos altares laterais.


Capela de São Joaquim, em 1937



 

Na foto acima, atrás dos músicos da banda do Asilo do Terço, observa-se a fachada principal e a lateral da capela de São Joaquim.
Em 1951, começaria a sua demolição para que fosse possível, junto dela, ser erecta a Igreja da Imaculada Conceição.




No jardim interior, fronteiro à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, à direita da entrada no recinto, umas cruzes numa parede lateral de um edifício, indicam o local onde esteve implantada a Capela de São Joaquim - Ed. Graça Correia






Igreja Ortodoxa de São Pantaleão - (Antiga Capela da Imaculada Conceição)


Situa-se este templo na Rua da Constituição, nº 379.
O templo foi fruto da vontade de um grupo de católicos que se mobilizaram para que fosse possível a construção da capela da Senhora da Conceição, em 1898.


“A Paróquia da Senhora da Conceição da Cidade e Diocese do Porto foi criada por provisão de D. António Barbosa Leão, Bispo do Porto, com data de 10 de Abril de 1927, e publicada no nº 5 do ano XIII do Boletim da Diocese do Porto, e a nova paróquia “começará a funcionar desde o dia 1 de Maio do corrente ano”.
A capela da Senhora da Conceição, na Rua da Constituição foi a primeira igreja paroquial da nova paróquia que teve como seu primeiro pároco o Cónego Dr. Francisco Correia Pinto, notável orador, conferencista e jornalista, que foi deputado à Assembleia Nacional”.
Fonte: ”p-conceicao-porto.org”


Nos dias de hoje a igreja onde o culto é administrado, continua a pertencer à Igreja Católica, mas é cedida todos os domingos à comunidade ortodoxa, tendo passado a ser identificada como “Igreja de São Pantaleão”.


Igreja de São Pantaleão – Cortesia de Philip Jagnisz


Igreja de São Pantaleão – Fonte: JPN





PATRIMÓNIO CULTURAL E ARTÍSTICO



Café "Majestic"


“É fácil saber-se se está a pisar "solo" da freguesia de Santo Ildefonso. Basta enumerar os locais ditos de interesse turísticos. Santo Ildefonso, nome do orago da freguesia, abrange a capela das Almas, localizada na movimentadíssima e muito procurada Rua de Santa Catarina, mais votada para peões do que para automóveis mercê do imenso polvilhar de lojas que detém, que, em passeio ou em compras, acabam tentado pela beleza de um dos mais emblemáticos cafés citadinos: o "Majestic".
É a partir de Santa Catarina que se chega a outros locais da freguesia, igualmente, importantes para a cidade. Um desses locais é a Avenida dos Aliados, palco dos mais belos e históricos edifícios, entre os quais o edifício da Câmara Municipal do Porto.



Café "A Brasileira"

Mas a Santo Ildefonso pertencem o café "A Brasileira", procurada, até, como lugar de "peso político" (Humberto Delgado deixou-se lá fotografar, "fintando" a policia política, (PIDE/DGS) e o mercado do Bolhão, ainda hoje local de procura e de troca comercial, cheio de cor, de cheiros, de vida. São também de Santo Ildefonso duas referências culturais da cidade: os teatros municipais Rivoli e o Coliseu, agora remodelados e com direito a ganharem valor máximo na escala de qualidade das salas de espectáculos”.
Fonte - Site: j-f.org/jf-stildefonso

Sem comentários:

Enviar um comentário