segunda-feira, 7 de agosto de 2017

(Continuação 28)


Praias da Foz do Douro e a moda da ida à praia


Com o melhoramento dos transportes de ligação à cidade do Porto, quer por via fluvial, quer por via terrestre, a Foz do Douro transforma-se na primeira estância balnear do Porto, devido à moda dos “banhos” por recomendação médica.



Praia do Ourigo e perspectiva da Rua da Praia em 1900


«No livro "O Porto Há 30 Anos", editado em 1893, o seu autor Alberto Pimentel escreveu, sobre os banhistas que vinham à Foz do Douro, que eram compostos por duas camadas. Os ricos e ilustres (especialmente belas Julietas tripeiras esperadas pelos Romeus) e os rabelos e os pobres. Os primeiros tomavam banho na praia do "Caneiro grande". Na do "Caneiro pequeno", os segundos.
A propósito de entretimentos na Foz, trinta anos antes, referiu: " Dava sobre a praia dos banhos o terraço da Assembleia, cuja principal entrada abria para a rua dos Banhos Quentes. Foi n´essa Assembleia que nasceu a primeira rolêta da Foz. Ha mais de vinte annos, a rolêta era uma innovação recente, que produzia sensação. Alguns pais de familia, que nunca jámais jogaram, iam vêr a rolêta, por simples curiosidade, como se póde ir vêr um monstro, uma fera. Os viciosos tomaram-lhe gosto, e, dentro de pouco tempo, a rolêta popularisou-se, a ponto de começarem a funccionar, além da rolêta aristocratica da Assembleia, varias rolêtas pataqueiras e pelintras. Os puritanos, os caturras da jogatina repelliram a rolêta, e continuaram a frequentar a batota do high-life no Passeio Alegre; os encanzinados no vicio do jogo, ultra-viciosos, frequentavam a rolêta e a batota, - accumulavam."»
In portoarc.blogspot.pt



Rua da Praia em meados do século XX - Ed. “A Nossa Foz do Douro”




Rua da Praia em 1960



O presidente da câmara do Porto, Nuno Pinheiro Torres (de sobretudo), em visita ao arranque das obras da abertura da Rua Coronel Raúl Peres, em 1964



Abertura da Rua Coronel Raúl Peres, antiga Rua da Praia



A Rua Coronel Raúl Peres foi traçada paralelamente ao leito da Rua da Praia, se bem que num plano superior, pelo que, hoje, existem ambas.
Raúl Peres foi presidente da Câmara do Porto de 7 de Julho de 1926 a 28 de Fevereiro de 1930 e a ele se deve a urbanização da Foz e o novo abastecimento de água à cidade.




Mesma perspectiva de foto anterior – Fonte: Google maps


Pela comparação das duas últimas fotos se verifica que o prédio com ameias ainda existe, bem com os outros quatro contíguos a norte.


O prédio acaba de perder as ameias – Fonte: Google maps


Homenagem a Ramalho Ortigão


Na foto acima na Rua Coronel Raúl Peres vê-se a placa comemorativa dos 100 anos passados sobre a morte de Ramalho Ortigão.
Bem perto da antiga Rua da Praia, sobressai o Castelo da Foz e a Rua da Senhora da Luz, que se observam na planta abaixo.



O Castelo da Foz na planta (1:500) de 1892 de Telles Ferreira – Fonte: doportoenaoso.blogspot.pt


Legenda

17 – Castelo de S. João da Foz
18 – Entrada do Castelo
19 - Esplanada e Hotel Boa-Vista
20 - Entrada da Rua da Senhora da Luz
21 – Sapataria Tito Barbosa
24 – Linha do transporte sobre carris e fosso do Castelo (Em 1945 a linha nº 17 ia da Praça da Batalha à Foz- Passeio Alegre, via Rua Gonçalo Cristóvão)
25 – Alameda na cota superior


Sapataria Tito Barbosa – Ed. Foto Guedes


O “Pomar da Foz” sucedeu à “Sapataria Tito Barbosa, Deposito Officina”, que tinha na fachada um pequeno frontão semicircular, onde se lia “Casa Elegante”, rodeando uma pintura de calçados depois substituída por uma figura feminina. Encimando o frontão esteve ainda colocada uma estatueta.
O Pomar da Foz era uma tasca que na fachada se intitulava Cervejaria, e que também vendia Licores e Vinhos e ainda “Frutas secas e frescas de qualidade”, situava-se na entrada do lado nascente da Rua da Senhora da Luz.
Posteriormente, nos anos 40 do século XX, o Pomar da Foz deu lugar à Adega do Lavrador – “Especializada em Vinhos Verdes e Maduros – Almoços. Jantares”. 


Pomar da Foz – Ed. A Nossa Foz do Douro


Pomar da Foz – Dominguez Alvarez, óleo sobre cartão, 47 x 43 cm, 1930 


Adega do Lavrador – Fonte: doportoenaoso.blogspot.pt


Castelo da Foz e Farol-capela de S. Miguel-o-Anjo - gravura a água-forte, In, Manoel Marques de Aguilar


No início do século XX o extenso areal em volta da fortaleza – Fonte: “doportoenaoso.blogspot.pt”



Mesma perspectiva de foto anterior – Ed. “doportoenaoso.blogspot.pt”



A Rua de Carreiro na planta de 1892


Partindo da Praia da Caramujeira (identificada com nº3) a que chamam também, Praia de Gondarém, visível na planta acima, em direcção ao farol de Felgueiras, passaremos sucessivamente pela Praia da Luz, Praia dos Ingleses, Praia do Ourigo e Praia do Caneiro e, já dentro do estuário do rio, encontraremos a Praia das Pastoras (com o areal a montante do Molhe de Felgueiras).



Praia das Pastoras


Praia das Pastoras – Ed. Câmara Municipal do Porto

Praia do Caneiro – Fonte: Google maps


Praia do Caneiro – Ed. “feriasportugal.com”


Praia do Ourigo – Fonte: Google maps


Praia do Ourigo – Ed. “feriasportugal.com”


“No século XVI era costume os romeiros acorrerem à Praia do Ourigo para tomarem o banho santo que servia para afastar medos e curar maleitas como a gaguez, a gota ou a epilepsia. Nesta celebração a S. Bartolomeu adultos e crianças mergulhavam três vezes na água no mar. No último domingo de Agosto, dando corpo a esta tradição, ainda hoje se realiza o cortejo de S. Bartolomeu durante o qual desfilam figurantes vestidos com trajes em papel, de diversas cores. A procissão termina, nesta praia, com um banho coletivo, onde os participantes se juntam com o povo”.
Fonte - site: “cm-porto.pt”


Praia do Ourigo – Ed. C. M. do Porto


Praia dos Ingleses – Fonte: Google maps


Praia dos Ingleses na Foz do Douro


Praia dos Ingleses na Foz do Douro em 1890


Praia dos ingleses e à direita a casa dos banhos quentes - Fonte: "A Nossa Foz do Douro"



Anúncio dos Banhos Quentes do banheiro Claudino - In jornal "O Comércio do Porto", de 2 de Julho de 1882




Lavadeiras junto à Praia dos Ingleses em 1940


Praia da Luz – Fonte: Google maps


Praia da Luz – Ed. “feriasportugal.com”


Praia da Luz vista de Norte em 1920


O “Gilreu” em frente da Praia da Luz - Fonte Google Maps


O Gilreu é um conjunto de rochedos situados em frente à Praia da Luz.


Ao largo o “Gilreu”- Ed. José Magalhães


Gilreu à direita em Junho de 1928 – Fonte: “A Nossa Foz do Douro”


O Carro Eléctrico acima circula pela esquerda.


Praia de Gondarém – Fonte: Google maps


Praia da Caramujeira que agora é Praia de Gondarém

1 comentário:

  1. Caro Américo: só hoje entrei em contacto com o seu blogue.
    Vejo que é um leitor assíduo do meu blogue Do Porto e Não Só, de que umas vezes cita a fonte das imagens e outras vezes nem por isso. Isso não me preocupa já que o meu blogue é para isso mesmo para ser utilizado. Mas no seu muito arrumado blogue (ao contrário do meu) o que poderia ou deveria fazer é citar as fontes das imagens e dos textos para comodidade dos seus leitores. Cumprimentos
    ricardo figueiredo doportoenaosó

    ResponderEliminar