segunda-feira, 9 de outubro de 2017

(Continuação 22) - Actualização em 27/01/2021 e 25/04/2021



Este solar fica situado na Rua Azevedo Albuquerque, antiga Rua dos Fogueteiros, onde está actualmente a Cooperativa Árvore.
Trata-se de uma casa caracteristicamente nobre, que exibe por cima da porta uma pedra de armas identificadora da família proprietária e que foi seriamente atingida pelos bombardeamentos ocorridos durante o Cerco do Porto, obrigando a “Roda dos Expostos” que a ocupava na época, a trocá-la por outras instalações na Rua de Cedofeita.


Solar dos Albuquerques


“A Casa das Virtudes foi construída em 1767 pelo Capitão José Pinto de Meireles, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Capitão-mor de Rebordães e senhor da Quinta de Manguela, próxima de Santo Tirso, de onde era natural.
José Pinto de Meireles vem para o Porto e adquire os terrenos onde hoje se localiza a casa e a quinta e, em 1756, casa-se com Dª Francisca Clara de Azevedo Pinto Aranha e Fonseca.
A monumental pedra de armas, que coroa a porta de entrada, é um sinal que aquela família era poderosa. A pedra de armas é barroca e o escudo partido apresenta os brasões dos Pintos (cinco crescentes) e dos Meireles (cruz de Avis), armas concedidas por D. José em 1758.
Entre 1826 e 1834 esteve aí instalada a “Roda dos Expostos”, vinda da Rua dos Caldeireiros, onde se encontrava desde 1685. 
Em 1839 nasce, nesta casa, a insigne figura do Professor Joaquim de Azevedo Sousa Vieira da Silva Albuquerque (1839-1912), Engenheiro de Pontes e Estradas, Professor do Liceu do Porto e da Escola Politécnica do Porto, bisneto de José Pinto de Meireles. Esteve ligado à revolta do 31 de Janeiro de 1891. A ele se deve o nome da Rua de Azevedo Albuquerque, antiga Rua dos Fogueteiros. A quinta pertenceu a esta família até 1965. Neste ano a CMP compra a quinta e a casa por 2400 contos a D. Margarida Helena Relvas Navarro de Azevedo Albuquerque, neta do eng  Azevedo Albuquerque. Foi alugada à Cooperativa Árvore, onde ainda se encontra. Os jardins são hoje o Parque das Virtudes que mantém o desenho antigo.”
Fonte: “portoarc.blogspot.pt”



Ao lado da entrada principal da casa (encimada por uma bela pedra de armas), havia uma capela, construída em 1767, da invocação de Nos­sa Senhora da Conceição e Jesus Maria e José. Ficava na esquina do edifício que fica mais perto do Passeio das Virtudes.
A quinta anexa haveria de ser, nas primeiras décadas do século XIX, transformada num horto, primeiro sob a exploração de Pedro Marques Rodrigues e, depois, em 1844, debaixo da orientação de José Marques Loureiro.
O "Jardim do Senhor Loureiro" passa, então, em 1849, a “Horto das Virtudes”.


Sem comentários:

Enviar um comentário