sexta-feira, 27 de outubro de 2017

(Continuação 31)

Casa da Baronesa da Regaleira ou Palácio de São Bento da Vitória

Este palacete do século XIX conhecido também pela Casa da Baronesa da Regaleira, fica situado na Rua de S. Bento da Vitória, nº 12, onde esteve a sede do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) e onde antes, durante várias dezenas de anos, esteve a Polícia Judiciária.
Mandado construir, c. 1830, por José Monteiro de Almeida, um comerciante abastado, casado com Ermelinda Allen (1768-1858), a filha de E. W. Allen, cônsul britânico, foi vendido, mais tarde, a José Gaspar da Graça também comerciante, passando para posse de sua filha Maria Lopes da Graça e seu marido Conselheiro António de Oliveira Monteiro, por herança, em 1888, e vendido pelos descendentes destes em 1928, ao Estado Português.
A baronesa da Regaleira, Ermelinda Allen seria, mais tarde, viscondessa da Regaleira, tendo adquirido aqueles títulos após a compra, c. 1840, da Quinta da Regaleira, em Sintra.
Numa óptica do contexto da época, diga-se que c. 1831 o irmão da baronesa, João Francisco Allen começava a construção do seu solar na Rua da Restauração onde, mais tarde, em edifício anexo, iria fundar e gerir o chamado Museu da Restauração ou Museu Allen.
A partir da segunda metade do século XIX, o palacete da baronesa seria, desde 3 de Setembro de 1853, sede do Colégio Podesta e, desde 1857, a sede da repartição dos Correios que, mais tarde, em 1880, seria transferida para o Palacete da Batalha, dos Guedes da Aveleda.
 
 

Palacete da Baronesa da Regaleira


Albergou depois o Teatro Vitória e, a partir de 1887, o Liceu Central do Porto.
O edifício foi propriedade do Estado português de 1928 a 2014, tendo sido a sede da Polícia Judiciária do Porto entre 1950 e o ano 2000 e, posteriormente, do Tribunal de Instrução Criminal (TIC)  até 2014. No ano seguinte foi adquirido por uma promotora imobiliária que, actualmente, o pretende vender com projecto já licenciado para fins residenciais ou hoteleiros.
O edifício está integrado na área do Centro Histórico do Porto – Património da Humanidade desde 1996 – e situa-se ainda em zona especial de protecção da igreja e convento de São Bento da Vitória, classificados como monumentos nacionais.


“Edifício profundamente marcado pelo estilo neoclássico.
Na sua fachada podemos verificar a existência de frontões triangulares nas fachadas embora na fachada posterior tenha sido retirado após obras de recuperação (1950).
Fachada organizada segundo os cânones métricos do primeiro quartel do sec. XIX, entablamentos direitos, frisos lisos. Conjunto bastante formal e estrutural.
Notável embasamento, onde se evidência o pórtico principal em arco de volta perfeita, ladeado por pilastras; de discreta elegância.
No interior uma tradicional e formal organização geométrica dos espaços. Planta quadrada, com saguão central onde se encontrava a escadaria monumental (demolida), em granito lavrado e adornado e sobre o conjunto o característico zimbório que ilumina todo o conjunto.
Destaca-se no edifício, o vestíbulo de entrada do palácio, a menos adulterada das salas, com excelentes painéis de azulejos a decorar o conjunto e o monumental pórtico que dá acesso à escadaria. Todo o vestíbulo é flanqueado por varandas e janelas que se abrem do mezanino”.
Fonte: “pt.wikipedia.org/”


Casa da Baronesa da Regaleira

Interior do Palacete da Baronesa da Regaleira 

Sem comentários:

Enviar um comentário