terça-feira, 10 de outubro de 2017

(Continuação 23) - Actualização em 23/01/2019


António Pimenta da Fonseca, industrial em Lever, e que seria em 1916 um dos responsáveis pela remodelação do teatro Sá da Bandeira, viria a iniciar nas primeiras décadas do século XX a construção deste edifício, na Rua de Santa Catarina, e que hoje alberga uma unidade hoteleira no nº 1347.
Em 1933 por portaria do Ministério da Instrução Pública assinada por Gustavo Cordeiro Ramos então ministro da Instrução Pública, António Pimenta da Fonseca, já comendador, veria o seu nome ser atribuído a uma escola de Lever por deliberação em Conselho de Ministros de 28 de Janeiro de 1933.

“ (…) tendo o comendador António Pimenta da Fonseca prestado relevantes serviços à escola de ensino primário elementar da freguesia de Lever, concelho de Vila Nova de Gaia”.
Fonte: “doportoenaoso.blogspot.pt”


“A origem do Castelo Santa Catarina tem início com uma história que remonta ao ano de 1887, altura do seu primeiro registo predial, quando se dá início, numa primeira fase, à construção da capela privativa em honra de Nossa Senhora da Conceição, sendo o Torreão construído posteriormente.
Este edifício foi mandado edificar pelo Comendador António Pimenta da Fonseca, ilustre industrial têxtil de reconhecimento internacional.
O Comendador decidiu construir este espaço para habitação privada familiar, tendo também o intuito de receber os seus convidados e ostentar o seu poderio económico-social.
Rodeou-se dos melhores artífices da época de modo a que o produto final fosse de uma tal beleza que motivasse a admiração profunda de quem o visitasse. Nesta casa o Comendador viu nascer a sua filha e assistiu ao infortúnio da morte da sua esposa.
Continuou a habitar a sua residência e aqui casou pela segunda vez. Após o seu falecimento, a sua esposa e a filha do primeiro casamento não se entenderam em relação às partilhas e decidiram retirar todo o espólio existente, quer na Capela como no Torreão, deixando o Castelo de Santa Catarina vazio e abandonado durante longos anos.
Em 1969, Joaquim Teixeira Brás, empresário hoteleiro, vendo uma oportunidade única de exploração deste magnífico espaço e reconhecendo nele características ímpares para o tornar num hotel de 5 estrelas, decide adquiri-lo.
A transformação em hotel de 5 estrelas nunca viria a acontecer, por motivos que lhe foram alheios, nomeadamente os tempos conturbados da época da revolução de abril de 1974 e anos subsequentes. Não desistindo da ideia de abrir o Castelo à cidade, decidiu abrir o espaço como Residencial, chamando para seu lado o seu filho, João Brás.
Não foi fácil manter um espaço com tanta história, preservando-o e adaptando-o às exigências dos tempos modernos. Este esforço foi reconhecido pela Cidade do Porto, que classificou o Castelo de Santa Catarina como Edifício com Interesse Patrimonial e Arquitetónico.
Joaquim Teixeira Brás faleceu subitamente em 1999, deixando nas mãos do seu filho a tarefa de continuar o que seu pai tinha iniciado. Em 2008, João Brás tornou-se o legítimo proprietário do edifício”. 
Fonte: “castelosantacatarina.com.pt”



Aguarela - Fonte: “castelosantacatarina.com.pt”


Esta propriedade parece ter sido também pertença de Luciano Simões de Carvalho, que foi presidente da Câmara do Porto em 1837 e 1838, e tem o seu nome ligado ao cemitério do Prado do Repouso, pois, quando foi doado o respectivo terreno pelo bispo do Porto, ele desempenhava aquelas funções na edilidade portuense e, ainda, à abertura da Rua Gonçalo Cristovão. 
Existem em documentos, referências a um portão vindo do convento das carmelitas, que foi aqui instalado, na então chamada Quinta do Castelo, sita na Rua Bela da Princesa, que tinha como proprietário Luciano Simões de Carvalho.
Esse portão, com gradaria de ferro, dava acesso a um pátio situado a Sul, à face da Rua das Carmelitas, de servidão geral, e teria sido retirado quando houve necessidade de fazer um novo alinhamento da Rua das Carmelitas, sendo vendido em hasta pública.



O Castelo de Santa Catarina em 2009 - Ed. arquitecto Nelson Miguel; Fonte: doportoenaoso.blogspot



O Castelo da Rua de Santa Catarina e a Torre de Belém - Ed. doportoenaoso.blogspot

“A Torre de Belém foi o modelo do Castelo da Rua de Santa Catarina, nas suas variações românticas e neomanuelinas do século XIX… “
Fonte: doportoenaoso.blogspot 

Sem comentários:

Enviar um comentário