quarta-feira, 18 de outubro de 2017

(Continuação 27)

Palacete do Conde de Azevedo ou Palacete dos Azevedo aos Carvalhos do Monte (Largo 1º de Dezembro)


“Desconhece-se quando terá sido construído o Palácio do Conde de Azevedo – também conhecido como Casa de Santo António do Penedo –, mas o histórico imóvel, que agora está a ser reabilitado, foi casa de um visconde culto e Repartição da Fazenda.
Casa de Santo António do Penedo ou Palácio do Conde de Azevedo, casa nobre sita na Rua Saraiva de Carvalho (outrora Santo António do Penedo). Desconhece-se quando foi construída, mas terá pertencido aos Pereira de Sampayo.
Em 1771, foi concluída a escadaria, aquando do rebaixamento da rua.
Vendida ao 1º Visconde de Azevedo, Francisco Lopes de Azevedo Velho da Fonseca Barbosa Pinheiro Pereira e Sá Coelho (1809-1876), provavelmente por volta de 1858.
No mesmo ano, o visconde requereu à Câmara licença para remodelar o palácio e anexar-lhe um prédio contíguo.
(…) Em 1887, a casa foi vendida ao Estado que ali instalou a Repartição da Fazenda. Encontrava-se há vários anos desocupada, (…) ”.
Com a devida vénia a César Santos Silva


Palacete do Conde de Azevedo – Fonte: César Santos Silva, In “porto24.pt”



Este palacete há anos ao abandono acaba de ser recuperado com projecto do arquitecto Nuno Pinto Cardoso, dentro dum programa de  habitação colectiva com19 unidades de alojamento: 
5 apartamentos em Estúdio
9 Unidades com 1 Quarto Duplo
5 Unidades com 2 Quartos Duplos.


“O Palácio dos Condes de Azevedo é um edifício com elevado interesse patrimonial localizado no centro da cidade. Com efeito, o edifício encontra-se referenciado na história da arquitetura como uma das melhores obras de transição do século XVII para o século XVIII. Este edifício arquitectónico de traço neoclássico é constituído por um piso térreo e por um andar nobre. No alçado principal do andar nobre é possível visualizar que as sacadas apresentam grades do tipo seiscentista, com 11 janelas às quais estão associadas alternadamente entre frontões triangulares e semicirculares. O projecto de reabilitação levado a cabo, interpreta e incorpora o legado cultural, patrimonial e histórico do Palácio dos Condes de Azevedo, numa intervenção de reabilitação consentânea com o elevado valor patrimonial do edifício”.
Fonte: “premio.vidaimobiliaria.com”


Palacete do Conde de Azevedo antes da última intervenção


Traseiras do Palacete do Conde de Azevedo - Fonte: “premio.vidaimobiliaria.com”


Palácio dos Condes de Azevedo - Fonte: “premio.vidaimobiliaria.com”

Sem comentários:

Enviar um comentário