segunda-feira, 13 de março de 2017

(Continuação 15)

A Candeia

A Candeia (Bar) era uma casa de diversão nocturna da cidade do Porto, situada na Rua do Almada nº 340 que foi muito popular nas décadas de 60 e 70. Era pomposamente denominada como “Cabaret” mas não passava do que hoje se conhece como, “casa de alterne”.
Naquela época, mais por falta de concorrência do que outra coisa, tinha fama e era conhecida em todo o Norte do País. Quando um grupo de amigos queria acabar uma noite bem passada, era certo e sabido, que se juntavam todos na Candeia. 

“Um sábado qualquer, no início da década de 70, depois de um animado jogo de bilhar no Imperial, metemo-nos num carro e seguimos para a cidade Invicta, cerca das duas da madrugada estávamos na cave da Candeia a ouvir os fadistas da casa e a comer a tradicional sopa de nabos. Quando no andar de cima o vocalista da orquestra privativa anunciava o show com uma frase emblemática: “Candeia Bar apresenta…Bariedades” subimos à sala principal e esperamos pelo espectáculo. 
Este começou com o Aurélio Perry a tentar imitar o António Calvário e continuou com a exibição de um ventrículo, por sinal de grande categoria, que trazia um boneco a fazer de Cantinflas. Depois deste terminar a sua actuação seguiu-se a sessão de strip tease da praxe”.
Fonte – Site: dodouro.com

No primeiro prédio era a Candeia



Tamariz


À esquerda, poucos metros à frente, era o Tamariz 


“A Rua de Lindo Vale, mantendo a característica estreitinha de rua de arrabalde. À esquerda, o Tamariz, ainda em funcionamento, um dos mais antigos cabaretes da Cidade. Quantas vezes parei em frente da porta, que era meia, para ver as fotografias das Espanholas. Um dos chefes dos Balets que por aqui passaram, já nos anos 60 e muitos, o Manolo, fui encontrá-lo em Lisboa. Velhos Tempos, como diria o Fernando Farinha...”
Fonte: portojofotos.blogspot.pt 


Pérola Negra

“Foi a primeira casa a organizar shows de sexo ao vivo. É uma das mais antigas casas de diversão da cidade mas, há dias, a dona do "Pérola Negra", à Rua de Gonçalo Cristóvão, foi confrontada com uma dívida da Direcção-Geral de Impostos, devido a uma penhora antiga.
"Foi tudo saldado e resolvido na hora", afirmou, ao JN, Maria Luísa, proprietária do afamado estabelecimento do Porto.
Refeita do "susto", a casa retomou a rotina de sempre. Cerca das 23 horas, o porteiro, Miguel Azevedo, cumprimenta os primeiros clientes da noite, a meio da semana, dois galegos de visita à Invicta. Lá dentro, uma dúzia de elegantes mulheres de sorriso fácil circulam em pose provocante. Andam de copo na mão, olhar sedutor e prontas para conversar. A música, sempre a música, tenta atordoar os sentidos. Por volta da meia-noite, o DJ diminiu o som e anuncia a primeira sessão de strep-tease executada por Lolita, stripter brasileira de corpo escultural e olhar sensual. Roda o corpo no varão como ginasta acrobata, faz suspense anunciado, retira o soutien e exibe-se nua. Poucos lhe dão atenção. Nas mesas, os dois clientes envolvem-se em conversa com duas acompanhantes. O DJ pede palmas, mas ninguém o ouve e Lolita foge de cena sem atenções.
"Com muitos ou poucos clientes, o show faz-se. É norma da casa", refere o gerente Tony Sousa, com nome na lapela. "Nunca tivemos problemas. A ASAE veio cá e deu-nos os parabéns".
Quanto à falta de clientes, Tony concorda com a patroa: "Está tudo sem dinheiro", afirma. Os preços variam conforme a carteira: a cerveja custa 10 euros e um copo de uísque 11 euros, a "Moet & Chandon" sobe aos 350 euros e a "Dom Périgon" atinge 550 euros. "O champanhe é só para momentos especiais", remata Tony”.
Fonte: Manuel Vitorino In JN, 12 Outubro 2008 


“Segundo uma notícia publicada pelo Jornal de Notícias esta segunda-feira, dia 10 de Outubro de 2016, a abertura do novo Pérola Negra, que funcionará às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, está marcada para o próximo dia 18 de novembro.
Antiga "boite" de "striptease" e alterne, na Baixa, reabre como discoteca pela mão do empresário Mário Carvalho. Espaço manterá decoração "vintage".
Quando Mário Carvalho disse à notária o espaço que estava a arrendar, a reação foi imediata: "Olhe, da fama já não se livra!". Ainda hoje, o empresário que transformou a "Indústria" num marco da noite portuense solta uma gargalhada quando recorda o episódio. Uma situação que se repete sempre que conta a alguém o seu próximo desafio: reabrir o Pérola Negra, ícone da noite escondida da Invicta, bar strip e alterne entrado em decadência e entretanto encerrado, transformando-o em discoteca”.
Fonte : Hugo Silva, In Jn 10 Outubro 2016


Pérola Negra - Fonte: Google maps



Sem comentários:

Enviar um comentário