sábado, 2 de setembro de 2017

(Continuação 1) - Actualização em 30/09/2019

20.2 Quinta de Serralves ou Quinta de Lordelo



O lugar de Serralves já é referido, em 1758, nas Memórias Paroquiais da Freguesia de Lordelo. Tinha 6 vizinhos.
Em 1878, já estava pelo lugar de Serralves uma propriedade, para a qual, Diogo José Cabral (1832-1879), casado com Maria Emília J. M (1825-1904), solicitava uma licença de construção, que seria aprovada com o nº 375/1878.
Passado um ano, o requerente mencionado faleceu, pelo que lhe sucederia na gestão da propriedade, um dos seus dois filhos, com o mesmo nome de seu pai, Diogo José Cabral (1864-1923), que viria em 1900, a tornar-se, por decisão do rei D. Carlos, o 1º conde de Vizela.
Seu avô paterno foi António José Cabral (1783-1865), um conhecido capitalista do sector têxtil, casado com Margarida Rosa.
António José Cabral começaria o seu percurso profissional gerindo uma pequena tecelagem de 22 operários, sita na Rua do Príncipe (Miguel Bombarda). Em 1846, foi acionista e fundador da Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela, da qual, ao fim de algum tempo, passou a ser o sócio maioritário.
Foi, ainda, proprietário do edificado no Largo do Correio (em frente à Igreja dos Clérigos) onde, anos mais tarde, o seu neto e 1º conde de Vizela iria construir o palacete que passou a ser conhecido pelo seu título nobiliárquico.
Sobre o 1º conde de Vizela, é o texto seguinte:
 
 
“Educado no Colégio Jesuíta de Campolide, onde fez o Curso Liceal, partiu para a Grã-Bretanha e Irlanda a completar os seus estudos, demorando-se no grande centro fabril de Manchester para se pôr ao corrente dos progressos introduzidos na indústria têxtil. Esse estágio no estrangeiro permitiu-lhe adquirir conhecimentos especializados que, volvidos anos, aplicou com pleno êxito na fábrica de fiação e tecidos fundada por seu avô em Negrelos, Concelho de Santo Tirso, e que passou a ser uma das maiores e mais bem apetrechadas do Norte do País. Foi Diretor da Parceria da Fábrica de Fiação do Rio Vizela. Ocupou-se também de política, tendo sido eleito Deputado pelo Círculo Eleitoral do Distrito do Porto (N.º 5) em Novembro de 1895 para a Legislatura de 1896-1897, tendo prestado Juramento a 8 de Janeiro de 1896. Integrou a Comissão de Artes e Indústrias em 1897”.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/
 
 
 
 
Em finais do século XIX, na carta topográfica do Porto de Telles Ferreira de 1892, já vem referenciada a Quinta de Lordelo, posicionando-se entre bandas de construções faceando a Rua de Serralves, prolongadas nas traseiras por logradouros abrindo para matas e terrenos de cultivo.
A quinta primitiva, conhecida como Quinta de Lordelo, possuía, no preciso local em que viria a ser erguida a actual Casa de Serralves, uma capela entre duas casas de campo de traçado típico do fim do século XIX/ início do século XX, voltadas para a Rua de Serralves (já identificada por este topónimo na planta de Telles Ferreira) e outras casas anexas para os mais variados fins.




Fachada de uma das casas e capela anexa, à face da Rua de Serralves, anterior a 1925 - Ed. Fundação de Serralves




Fachada de outra das casas da Quinta de Lordelo (do outro lado da capela), à face da Rua de Serralves, s/d [1920-1930]: Foto Beleza © Fundação de Serralves, Porto 



Traseira de casa e jardim relacionada com a foto anterior c. 1925



Vista parcial do alçado das traseiras das casas e capela



Daquele conjunto de edificações primitivas, apenas a capela com as necessárias adaptações ao novo estilo arquitectónico, sobreviveu.
A origem do Parque de Serralves remonta a 1923, quando Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela, herda a Quinta de Lordelo, propriedade de veraneio da família à Rua de Serralves (então nos arredores do Porto).
Concebida, originalmente, como uma residência privada, a Casa de Serralves e o Parque envolvente resultaram de um projecto encomendado pelo 2º Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral (1895−1968).






Pavilhão nas margens do lago e ponte de ligação à ilha da Quinta de Lordelo, anterior a 1925 – Ed. Foto Beleza; Fonte: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho




Projectada e construída entre 1925 e 1944 a casa actual é considerada o mais notável exemplo de um edifício art-déco em Portugal, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 1996.
Concluído o edifício em 1944, com um atraso considerável provocado pela Guerra Civil Espanhola e pela 2ª Guerra Mundial, o Conde ocuparia definitivamente a casa em 1944. Habitá-la-ia contudo por pouco tempo. Devido a dificuldades financeiras vendeu a propriedade em 1957, a Delfim Ferreira, irmão do conde de Riba d'Ave. 


Parterre central c. 1950 – Ed. Alvão



A autoria da Casa poderá ser atribuída, com algum cuidado, ao arquitecto francês Charles Siclis (1889−1944), cujo contributo se revelou decisivo na concepção global do projecto, e a José Marques da Silva (autor dos projectos para a Estação de S. Bento e o Teatro Nacional de S. João, ambos no Porto) que o desenvolveu, alterou e executou.
Carlos Alberto Cabral, Jacques Émile Ruhlmann (1879−1933) e mais tarde Alfred Porteneuve (1896−1949), seu sobrinho e arquitecto de profissão, intervieram também no projecto. O projecto para o jardim da Casa de Serralves foi encomendado pelo 2º Conde de Vizela ao arquitecto Jacques Gréber em 1932.



“Provavelmente desenhado por um dos viveiristas da cidade, e inspirado nos modelos victorianos de final de oitocentos, o jardim da Quinta de Lordelo desenvolvia-se nas traseiras da casa com canteiros de formas orgânicas enriquecidos por espécies ornamentais. Com uma área menor do que a presente, a propriedade seria sucessivamente ampliada pelo Conde de Vizela com a aquisição de terrenos adjacentes, num processo de compras que se prolongaria até aos anos 40, atingindo os actuais 18 hectares. A Quinta do Mata-Sete, também propriedade da família e herdada pelo irmão do Conde de Vizela, é integrada nesta ampliação por permuta com propriedades urbanas. Na altura da sua inclusão era já caracterizada por estruturas edificadas – pavilhão de caça, celeiro, lagar e casa dos caseiros. Após uma visita, em 1925, à Exposition Internationale de Arts Décoratifs et Industriels Modernes, em Paris, Carlos Alberto Cabral decide intervir na quinta, convidando o arquitecto Jacques Gréber a desenhar um novo jardim. O projecto, cujos desenhos datam de 1932, é caracterizado por um classicismo modernizado, suavemente Déco, influenciado pelos jardins franceses dos séculos XVI e XVII, integrando alguns elementos do jardim original, nomeadamente o lago, bem como estruturas agrícolas e de rega das propriedades entretanto em aquisição. Considerado em Portugal um dos primeiros exemplos da arte do jardim da primeira metade século XX, o jardim de Serralves projectado por Jacques Gréber terá sido o único construído nesse período por um privado, a partir de um projecto de arquitectura de paisagem.” 
Fonte – Site: “serralves.pt”


… e no mesmo site, pode ler-se:


” A Quinta do Mata-Sete anuncia-se a partir do Passeio da Levada, situado a uma cota elevada, com um exposição única à luz (Sul/Poente), que abre sobre o Lameiro e o Prado Grande rodeados por uma cortina de vegetação e bosques, tendo como ponto focal, dentro da propriedade, o Assento Agrícola à distância. Pertença da família de Carlos Alberto Cabral antes de 1932, a Quinta do Mata-Sete, apesar de não se encontrar incluída no projecto de Gréber para o Conde de Vizela, foi objecto de intervenção na sequência daquele. Uma longa alameda de Castanheiros-da-Índia atravessa os prados de cultivo e pastoreio, desenhando o eixo que formalmente prolonga o Parterre Central até à extremidade Sul da propriedade e culminando num tanque, removido na década de 1980, estilisticamente consonante com os existentes na extremidade Norte. Originalmente pontuada por ciprestes e delimitada por sebes, esta alameda prolongava o jardim por entre uma paisagem codificada por princípios pitorescos e bucólicos de uma ruralidade encenada aparente nos edifícios que compõem o Assento Agrícola. Hoje a Quinta cumpre uma função pedagógica, nomeadamente pela manutenção de um efectivo pecuário composto por espécies autóctones do Norte e Centro de Portugal, entre as quais a Barrosã, a Arouquesa e a Marinhoa.”


Com uma área menor do que os 18 hectares, que hoje apresenta, a propriedade inicial herdada, seria sucessivamente ampliada pelo Conde de Vizela com a aquisição de terrenos adjacentes, num processo de compras que se prolongaria até aos anos 40.



Quinta do Mata Sete



Para o interior da Casa de Serralves, contribuíram alguns dos mais importantes nomes europeus da área do desenho de mobiliário: Ruhlmann, René Lalique (1880−1945), Edgar Brandt (1880−1960), Ivan da Silva Bruhns (1881−1980), Jules Leleu (1883−1961), Jean Perzel (1892−1986) e Raymond Subes (1893−1970).
Carlos Alberto e a sua mulher Blanche Daubin instalar-se-iam na Casa em 1944, habitando-a, contudo, durante poucos anos. Em 1957, a propriedade foi vendida a Delfim Ferreira (1888−1960), sob condição de que a propriedade não fosse objecto de qualquer transformação. O compromisso foi inteiramente respeitado. Grande parte da mobília foi vendida em leilões, encontrando-se hoje dispersa.
Delfim Ferreira, nasceu em Riba d'Ave a 13 de Dezembro de 1888 e faleceu a 24 de Setembro de 1960. Quando, em 1960, Delfim Ferreira morreu, era provavelmente a maior fortuna pessoal portuguesa com fábricas têxteis em Riba de Ave, Famalicão, Vila do Conde, Gaia e Porto, as Empresas Eléctricas CHENOP, Electricidade do Norte e inúmeras propriedades no Porto (casa de Serralves, Hotel Infante Sagres) e imóveis em Famalicão, Vila do Conde, Lisboa, assim como Quintas no Douro...
Na década de 1980, Serralves, tornou-se o centro de um projeto que culminou na instalação de um dos mais importantes polos culturais e artísticos da península Ibérica, envolvendo a casa, os jardins, a quinta, e um Museu de Arte Contemporânea.
Tudo aconteceria porque, em 1987, a Secretaria de Estado da Cultura, em representação do Estado, comprou a propriedade, sendo o seu jardim, pouco depois, aberto à população com um apoio de uma cafetaria e bar, a funcionar na “Casa de Chá” anexa ao Campo de Ténis, próxima do “Jardim do Roseiral”.
Na ocasião, aquela Secretaria de Estado era liderada por Teresa Patrício Gouveia, que irá nomear para a 1ª comissão instaladora do "Museu Nacional de Arte Moderna, em construção" Fernando Pernes (1936-2010), Jorge Araújo (vice-governador civil do Porto) e a jovem arquitecta paisagista, Teresa Anderson.
Será este elemento da comissão, sobrinha de Sofia de Mello Breinner, que irá receber as chaves da propriedade das mãos do mordomo da família Ferreira, o senhor "Martinho", então, a trabalhar para Alexandre Ferreira, o filho de Delfim Ferreira e Sílvia Ferreira.



Casa de chá da Quinta de Serralves



Finalmente, em 1989, é criada a Fundação de Serralves e é instalado um museu na casa principal, como local de exposições de arte moderna e contemporânea até à abertura, em 1999, em instalações edificadas para o efeito, do novo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, desenhado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira.


“O enquadramento do Museu de Arte Contemporânea foi definido pela criação da Fundação de Serralves em 1989. Em 1991, o premiado arquiteto Álvaro Siza Vieira foi convidado a projetar o novo museu nos espaços da Quinta de Serralves. Em 1996, tiveram início a construção do edifício e a elaboração do programa museológico, tendo nesse ano o Conselho de Administração da Fundação nomeado Vicente Todolí para primeiro Diretor Artístico do Museu e João Fernandes, seu Diretor Adjunto.
 O Museu foi inaugurado a 6 de Junho de 1999 com a exposição "Circa 1968”. Passando em revista uma década de radical criação artística coincidente com um período de assinalável transformação social e política em Portugal e no mundo, esta mostra inovadora constituiu um verdadeiro manifesto sobre as ambições internacionais do Museu e a baliza cronológica da sua futura coleção e do seu programa artístico. Em 2003 João Fernandes foi nomeado Diretor do Museu e Ulrich Loock, Diretor Adjunto. Em Janeiro de 2013, Suzanne Cotter assumiu as funções de Diretora”. 
Fonte – Site: “serralves.pt”


O novo edifício do museu de Serralves construído e projectado pelo arquitecto Siza Vieira, sobre a horta e pomar do antigo jardim, obrigou a um redesenho dos espaços exteriores desta zona da propriedade, cujo projecto foi executado pelo arquitecto paisagista João Gomes da Silva e leva à implantação, para obviar a perda da horta primitiva, de um jardim de plantas aromáticas.



Museu de Arte Contemporânea de Serralves – Fonte: “serralves.pt”



No ano de 1990, já toda a área, tinha sido considerada, zona de protecção paisagística, urbanística e arquitectónica no Plano Director Municipal do Porto.
Em 2004, Siza Vieira supervisionou o restauro da Casa e dos seus interiores. Proporcionando espaços para exposições e projectos de artistas integrados no programa do Museu de Arte Contemporânea, a Casa de Serralves constitui, pela sua arquitectura e design, um museu por direito próprio.
Em 2012, o conjunto do património edificado e natural da Fundação de Serralves recebeu o estatuto de Monumento Nacional.
A mais emblemática das várias esculturas que povoam, actualmente, este espaço verde, está logo na entrada principal e é a “Colher de Jardineiro”, de Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen. Para lá disso, são 18 hectares com vários recantos e diversas espécies de árvores e plantas.



Casa de Serralves – Ed. Alvão



Entretanto, a área da quinta que esteve, desde sempre, ligada à produção agrícola (Quinta do Mata-Sete), passou a funcionar como uma quinta pedagógica, recebendo milhares de crianças que tomam, assim, contacto com uma actividade rural que desconhecem. 
Em 13 de Setembro de 2019, foi inaugurado na Quinta de Serralves um passadiço aéreo que, com vista para o parque de Serralves, permite, também, em certos locais, avistar o mar e tocar nas copas das árvores.
O percurso intitulado “Treetop Walk” é de 250 metros de comprimento, sendo que, a sua altura vai variando ao longo do trajecto, entre os 1,50 e 25 metros e, a obra, é da autoria dos arquitectos Carlos Castanheira e Álvaro Siza Vieira.



Passadiço da Quinta de Serralves e estrutura que o sustem – Ed. Graça Correia


Coberto florestal da Quinta de Serralves – Ed. Graça Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário