sexta-feira, 29 de setembro de 2017

(Continuação 12)


O antigo Clube Inglês (Oporto British Club) fundado em 1903 localizou-se, em tempos, na freguesia de Miragaia, num palacete da Rua das Virtudes nº 11.
Sendo um exemplar típico de moradia nobre e setecentista, teve como hóspedes a Congregação de São Bernardo, uma família de comerciantes da cidade e mais tarde, o Oporto British Club.
No seu jardim, assente sobre um troço das Muralhas Fernandinas, esteve montada, durante o Cerco do Porto, uma bateria das tropas liberais, dada a sua localização privilegiada, e donde se tem um excelente panorama do rio Douro e de Vila Nova de Gaia.
A casa foi construída para recolhimento dos monges da Congregação da Ordem de São Bernardo, que por lá terão estado cerca de 80 anos.
Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, a casa passou para a Fazenda Pública, acabando vendida a José Alexandre Ferreira Brandão, um negociante exportador de vinho do Porto para o Brasil, e que a tornou na sua residência familiar.
Entre outras intervenções, o referido comerciante mandou também fazer uma porta na muralha, tentando replicar a que teria sido a Porta das Virtudes, uma das entradas da Muralha Fernandina e que, entretanto, tinha sido destruída no séc. XVIII. Porém, a verdadeira porta denominada Porta das Virtudes, não se localizava naquele local preciso.

“Trata-se de um edifício de dois pisos, sendo o superior rasgado por janelas de sacada com gradeamento em ferro e encimadas por frontões curvos e triangulares, alternadamente. A fachada principal, que abre para o antigo jardim, possui três portas de vergas curvas. No interior, salientam-se o vestíbulo com seis arcos abatidos, apoiados em pilastras, a decoração em estuque e as pinturas dos tectos.
Está situado na Rua das Virtudes, numa típica moradia burguesa de cunho solarengo que voltada a oeste tem uma ampla vista sobre o rio Douro.
Ao lado, um terraço da casa assenta sobre uma das torres da velha muralha fernandina. Esta torre é visível das traseiras do Museu de Etnografia e das Escadas do Caminho Novo. Trata-se de uma torre com 15 metros de altura, preciosa relíquia da muralha do século XIV. O seu acesso não é livre. Para se poder ir até ao eirado da torre é necessário ter autorização.
No interior o destaque vai para a decoração dos tectos, alguns dos quais são pintados a fresco em tons suaves. Chamam a atenção, pela decoração cuidada, um tecto circular e um outro em painéis, cujos principais motivos são aves e flores estilizadas e policromadas. Actualmente, encontra-se instalada neste edifício a sede da Ordem de Malta”. 
Fonte: “patrimoniocultural.gov.pt”



Em 1923 a casa foi vendida pela proprietária nessa data, D. Adelaide Olívia de Sousa Brandão Castro Neves (após duas gerações volvidas e com os negócios em queda) e passado a ser, a partir de 1925, a sede do Oporto British Club, que até aí tinha as suas actividades no vizinho Palacete dos Leite Pereira na Rua das Taipas, e era um dos dois clubes ingleses que existiam no Porto (o outro era o Oporto Cricket and Lawn Tennis Club). Por aquela sua nova morada se manteve o Oporto British Club, até que, em 1967 se associou a ao Oporto Cricket and Lawn Tennis Club, em instalações na Rua do Campo Alegre.
A casa ficou então abandonada uns anos e, na altura do 25 de Abril, foi alvo de ocupações típicas desse período histórico, durante o qual, entre outros, a Companhia de Teatro Pé de Vento usufruiu do espaço.
Mais tarde, foi possível por intermediação da Segurança Social estabelecer um protocolo com o Dr. João Rebello de Carvalho, fundador em 1976 de uma organização de carácter social e de beneficência, os “Serviços de Assistência Organizações de Maria (SAOM)”, passando as instalações, a partir daí, a albergar aquela organização.
Entre 2011 e 2012, o edifício sofreu importantes obras de requalificação.


Antigo Clube Inglês – Ed. “commons.wikimedia.org”



Detalhe da claraboia – Ed. SAOM


Detalhe de tecto – Ed. SAOM



Porta de entrada – Ed. SAOM


Troço da Muralha Fernandina e porta no muro do antigo Clube Inglês


Como complemento diga-se que o Oporto Cricket and Lawn Tennis Club foi originalmente formado em 1855, no Candal, em Vila Nova de Gaia.
Entre os membros fundadores estão as famílias Sandeman, Reid, Tait, Cassels, Sellars, Dow, Warre e Fladgate, ainda hoje com representantes entre os membros do clube.
Hoje a sua sede é na Rua do Campo Alegre, em terrenos adquiridos em 1923, e o clube actual resultou da fusão em 1967 daquele clube, com origens no Candal, com o Oporto British Club fundado em 1903 e que andou pelas Virtudes.
Algumas parcelas do terreno inicialmente adquirido (principalmente as que apresentam frente para a Rua do Campo Alegre) acabaram por ser vendidas em 1987 para financiar a ampliação do clube e a construção de algumas instalações.


Sem comentários:

Enviar um comentário