Calçada das Freiras em meados do século XIX
Calçada das Freiras e, por uma nesga, vê-se o rio Douro, c. 1910
“Esquema do
elevador da Calçada das Freiras (hoje chamada Rua de Serpa Pinto), em Vila Nova
de Gaia, 1873.
O desenho foi de
Raul Mesnier de Ponsard (1848-1914), engenheiro natural da cidade do Porto e
ligado a vários projetos de construção de caminhos-de-ferro de cremalheira que
existiram em Portugal. O elevador gaiense era puxado por uma locomotiva a
vapor e utilizava uma cremalheira para subir a íngreme calçada das Freiras,
entre o cais de Gaia e a estação ferroviária das Devesas.
Era muito usado
para transportar barris de vinho do Porto entre os armazéns e o cais da Cruz,
para além de incluir uma carruagem destinada a passageiros. A linha
tinha uma extensão de 750 metros, começou a operar a 17 de abril de 1882 e foi
desativada no início da década de 1950”.
Fonte: “portoarc.blogspot.pt”
Na foto acima,
observam-se os armazéns de vinho da González Byass que, depois de 1979, foram
Porto Vasconcellos, na Calçada das Freiras (hoje, a Rua de Serpa Pinto), em
Vila Nova de Gaia.
O elevador circulou
desde o Cais de V.N. de Gaia até às Devesas e, popularmente, era conhecido por
elevador da CUF, por levar, também, mercadorias até à Companhia União Fabril
(CUF), ao cimo da Calçada das Freiras.
Em Março de 1961, a
C.M. de V. N. de Gaia anuncia que os carris e a cremalheira, do Elevador da
Calçada das Freiras, seriam levantados.
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