sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

(Continuação 16) - Actualização em 16/01/, 31/03/ e 12/05/2021 e 13/05/2021


Rio Leça


O Leça é um rio que nasce no Monte Córdova a 420 m de altitude no município de Santo Tirso, percorrendo 45 quilómetros até à foz, no oceano Atlântico. Passa por Refojos de Riba de Ave, Lamelas, Reguenga, Água Longa, Alfena, Ermesinde, Maia e Matosinhos, indo desaguar no Porto de Leixões., Os principais afluentes são a Ribeira do Arquinho e a Ribeira do Leandro, ambas da margem direita.
Na margem esquerda e nos últimos quilómetros do seu percurso, recebe as águas da Ribeira de Amores e da Ribeira da Asprela, com nascentes em Paranhos.
Esta última ribeira toma o nome de Ribeira de Picoutos, durante o seu trajecto no concelho de Matosinhos.
Como se sabe, estas ribeiras vão tomando vários nomes ao longo do percurso, de acordo com os lugares que atravessam.

Trajecto em Paranhos das ribeiras afluentes do rio Leça




Como se pode ver na gravura acima, a Ribeira de Picoto ou Ribeira do Tronco nasce na zona da Telheira, em Paranhos, e vai entroncar na Ribeira da Asprela, já depois do atravessamento da estrada da Circunvalação na zona da Rua do Tronco e da Rua de Picoutos.
Por outro lado, a Ribeira de Amores nasce na zona da Arroteia, junto a Lamas, para os lados da Bouça da Viúva e, depois de passar para lá da estrada da Circunvalação, segue para a Rua das Cavadas e, daí, para a sua foz no rio Leça, um pouco a montante da famigerada Ponte da Pedra.
Por fim, observa-se na gravura a Ribeira da Asprela, que, em Matosinhos se chama de Picoutos, e que tem a sua foz um pouco a montante do Parque das Varas, em Leça do Balio. 
No lugar de Recarei de Cima, a Ribeira da Asprela ou Ribeira de Picoutos e que nas memórias Paroquiais de 1758 se chamava Ribeira de Queirões, colhe as águas da Ribeira das Avessas.




Após a árvore a ribeira de Amores chega ao rio Leça - Ed.Graça Correia



A foz da Ribeira de Picoutos à direita - Fonte: Google maps





1 comentário: