segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

(Continuação 26) - Actualização em 15/02/2019 e 22/05/2020

11.17 Mercado do Bom Sucesso e Mercados de Levante


Na sequência da construção do Mercado Municipal de Matosinhos, que o antecedeu, a Câmara Municipal do Porto contratou a empresa ARS Arquitectos, dos Arquitetos Fortunato Cabral, Cunha Leão e Morais Soares, para desenhar um novo mercado municipal para a cidade.
O edifício do mercado do Bom Sucesso foi projetado em 1949, as obras iniciaram-se em 1951 e a inauguração aconteceu no ano seguinte.
Foi construído sobre o «campo das caveiras», parte da antiga Quinta do Bom Sucesso, local onde o Sporting Clube de Vilar chegou a fazer jogos de futebol e o seu campo de treinos.
O nome Campo das Caveiras, foi atribuído em virtude da sua proximidade ao Cemitério de Agramonte, que então dali se vislumbrava, sendo utilizado pelos miúdos das proximidades para a realização de jogos de futebol.
O novo edifício seria marcado por uma concepção arquitetónica moderna, com estrutura em betão armado e uma inovadora cobertura abobadada rasgada por grandes envidraçados, permitindo uma boa iluminação natural de todo o espaço.



Construção do Mercado do Bom Sucesso 1951


O edifício foi desenhado com três pisos, de forma a aproveitar o declive natural da área, sendo a sua periferia ocupada por lojas independentes. Outra particularidade do edifício original era a separação zonal do mercado, situando-se a peixaria num nível inferior de forma a permitir um melhor arejamento. No primeiro piso localizava-se ainda uma galeria (que em grande parte sobrevive, depois da remodelação terminada em 2013) que circundava todo o mercado e dava acesso a lojas independentes, como talhos e padarias.

“(…) a construção do edifício do novo mercado, com uma área de dez mil metros quadrados, 132 lojas e 760 bancas, foi adjudicada, por concurso público de 16 de Dezembro de 1951, à empresa de construção civil de Joaquim Ferreira dos Santos, sendo a obra orçada em cerca de dez mil contos. A sua inauguração realizou-se em 27 de Maio de 1952, no mesmo dia em que o Estádio das Antas foi também inaugurado, constituindo um duplo acontecimento na vida da Cidade Invicta.
O mercado, (…) adoptou como denominação um topónimo bastante enraizado na zona, proveniente da capela e da antiga Quinta de Nossa Senhora do Bom Sucesso, da qual apenas resta hoje em dia a primeira - esmagada pela vizinhança de um centro comercial - e a parede fronteira da respectiva casa de habitação. Edificadas na segunda metade do século XVIII por António de Almeida Saraiva, um abastado mercador que até então vivia em S. Domingos, a ele se deve igualmente a instalação, em 1748 - precisamente no terreno onde hoje em dia se encontra o mercado - de uma fonte, onde existia a seguinte lápide: "Esta fonte mandou a/ fazer à sua custa no/ ano de 1748 António/ d'Almeida Saraiva,/ Senhor desta Quinta/ cuja água dará ele/ e seus sucessores/ quando e na quantidade/ que muito lhes parecer/ 1748 - Nossa Senhora do Bom Sucesso".
No entanto, Eugénio Andrea da Cunha Freitas sugere que a capela parece ser anterior àquela data, em virtude da existência de um registo paroquial de Cedofeita, de 1704, que menciona "o lugar da Areosa, junto à Senhora do Bom Sucesso"”.
Com a devida vénia a José Manuel Lopes Cordeiro, In Jornal Público


Traseiras do Mercado do Bom Sucesso em 1952



Interior do mercado nos primeiros anos

Em 2011 foi classificado como imóvel de interesse patrimonial e Monumento de Interesse Público pelo Ministério da Cultura e Igespar.


“A nova remodelação do espaço do mercado orçada em 10 milhões de euros começou em Agosto de 2012 e, no dia 14 de Junho de 2013, o Bom Sucesso renovado abriu ao público, com 44 bancas no centro do espaço, 14 lojas nos corredores e 12 espaços dedicados à venda de produtos frescos, localizados por debaixo da zona de escritórios (este volume, construído no interior do emblemático edifício, acolhe a Fundação António da Mota).
Do outro lado do mercado foi construído um segundo volume onde se localiza o Hotel da Música, um investimento de 8 milhões de euros do grupo “Hoti Hotéis”, que conta com 85 quartos, o restaurante Bom Sucesso Gourmet – onde, para além da ementa habitual, o chefe confecciona o que os clientes comprarem no mercado”.
Fonte: pt.wikipedia.org




Vista interior do Mercado do Bom Sucesso, obtida a partir do seu piso superior 




Mercados de Levante

A partir da década de 1960, numa tentativa de proporcionar uma aproximação das populações aos locais de venda de produtos foram edificados pela cidade, em alguns locais escolhidos, os chamados mercados de levante. Esta ideia acabaria por não vingar, e só os mercados de levante do Covelo e da Rua Escura tiveram uma vida mais longa.



Mercado de levante, inaugurado em 1964, na esquina da Avenida de Fernão de Magalhães e da Rua Dr. Alberto de Aguiar



Mercado de levante no Largo da Fontinha, inaugurado em 1964


Mercado de levante do Covelo, na Rua do Covelo, actualmente – Fonte: Google maps



Quanto ao mercado que durante anos se fez na Rua Escura e suas imediações, sem as devidas condições, acabou por dar, já nos nossos dias, lugar ao moderno Mercado de S. Sebastião.



Mercado da Rua Escura, década de 1970



Mercado de S. Sebastião, instalado no antigo espaço – Cortesia de Artur Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário