quarta-feira, 15 de novembro de 2023

25.212 Cadouços

Em 22 de Junho de 1859, a Câmara do Porto aprovava uma obra para a Rua da Senhora da Luz, na Foz do Douro, que implicava o realinhamento daquela rua.
 
 
 

Alinhamento da Rua Senhora da Luz, com área a eliminar, em destaque, em 22/6/1859
 
 
Legenda:
 
1- Terrenos de Tomás José Pinto da Silva
2- Fonte da Praia
3- Rua da Senhora da Luz
4- Fonte de Cadouços
 
 
 
Começava, assim, uma intervenção na área, que iria ter continuidade pouco depois.
Em 12 de Junho de 1861, o jornal “O Comercio do Porto” noticiava que, na sequência de uma reunião camarária, tinha sido aprovado levantar um novo jardim junto da Rua Senhora da Luz, na Foz do Douro, tornando-se necessário, então, levar tal decisão ao conhecimento do Conselho de Distrito, para a respectiva aprovação.
 
 
 




Na oportunidade, a Câmara do Porto aprovaria a obra representada na planta seguinte.

 
 

Ruas, em projecto, entre as ruas da Senhora da Luz e Alto de Vila, bem como a praça projectada (1/8/1861 e 16/1/1862)

 

Legenda: 
 
1-Rua Senhora da Luz
2-Rua Alto da Vila
3-Bouça de Cadouços e Praça (em projecto)
4-Rua (em projecto)
5-Nova rua
6- Circo da Luz
7-Rua de S. Bartolomeu
8-Fonte
9-Propriedade de José Cardoso Pereira
10-Quintal de Francisco Cardoso da Cunha
11-Rua nova (Rua de Cadouços)
12-Caminho de serventia das propriedades de José Pereira Cardoso e Maria Teodora da Costa (Rua da Fonte Luz)
13-Travessa dos Banhos
14- Propriedade de diversos

 
 
Como se pode observar, na planta está localizado um circo.
Acontece, que mesmo antes da urbanização da Bouça de Cadouços, cujo projecto final seria aprovado em 9 de Agosto de 1866, já antes, durante a época balnear, era montado esse divertimento circense.
Em 29/8/1869, foi lá inaugurada, naqueles terrenos, uma praça de touros, pelo alquilador Raimundo dos Santos Natividade, com uma grande enchente.
A mencionada, anteriormente, Rua do Alto da Vila tinha obtido aquele topónimo na reorganização toponímica de 1860, pois, antes, era a Rua de Cimo de Vila. Para evitar confusões com a artéria portuense, deu-se a alteração.


 
 

Topónimos da Foz do Douro alterados em 1860

 
 
Na mesma ocasião, como se observa no quadro anterior, a Rua da Boa Vista passaria a ser a Rua da Bela Vista e, a partir de 1937, passou a Rua Raúl Brandão.
 
 
 
 

Perspectiva actual da Rua de Raul Brandão – Cortesia de Carlos Romão (A Cidade Surpreendente – blogue)
 
 
 
A mudança encetada, em 1860, na reorganização da toponímia da cidade, teve lugar quando foi governador civil do Porto, José Freire de Serpa Pimentel (1814-1870), o 2º visconde de Gouveia, sendo a ele devido, também, a ordenação dos números de polícia das habitações, de tal modo que, as portas fossem ímpares, de um lado de cada rua e pares do outro lado.
A Estação de Cadouços, situada na antiga Bouça de Cadouços, na Foz do Douro, era uma estação de fim de linha do “Americano”, veículo puxado por cavalos, que foi o antecessor do carro eléctrico, que serviu também a “máquina”, um pequeno comboio a vapor.
Hoje, temos por lá, o Largo do Capitão Pinheiro Torres Meireles.

 
 
 

Estação de Cadouços, em planta de Telles Ferreira de 1892
 
 
 
Na planta anterior, é possível observar-se parte do trajecto da “máquina”, em Cadouços.
 
 
A “Máquina” nº 5, aproximando-se de Cadouços, passando num viaduto localizado, na planta anterior, com a letra A

 

Gare da Estação de Cadouços, em primeiro plano



Atrás do edifício da Estação de Cadouços seria levantado um outro que funcionou, ao longo dos anos, como restaurante e casino.
 
 
 

Restaurante de Cadouços, nos finais do séc. XIX – Ed. Le Temps Perdu

 
 
 
 

A meio da foto, a gare da Estação de Cadouços e, atrás, parcialmente visível, o edifício que foi Clube de Cadouços e Restaurante/Casino


 
 

Mesma perspectiva (NE para SW), da foto anterior, obtida a partir da Rua Monsenhor Manuel Marinho
 
 
 
 

Largo de Cadouços, c. 1905
 
 
Na foto acima, no edifício, à direita, funcionou (entre 1881 e 1910) o Clube de Cadouços, de acesso restrito, bem como um popular restaurante e casino.
Em 1925, quando a Estação de Cadouços já estava fora de serviço, para o qual tinha sido levantada, a Câmara do Porto decidiu ajardinar o espaço envolvente.
Por volta de 1930, a antiga estação terá sido demolida.
 
 
 

Projecto para ajardinamento junto da Estação de Cadouços, em 2 de Junho de 1925
 
 
 
1- Estação de Cadouços (c. 1877-c. 1925)
2- Travessa de Cadouços
3- Travessa da Estação (atravessava a Rua da Fonte de Cadouços, em viaduto)
4- Fontanário
5- Rua da Cerca

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