A Fábrica de Fibra
Comercial Lusitana situava-se na Avenida da Boavista com fachada principal
voltada para a mesma.
Esteve abandonada muitos anos, sendo depois comprada por uma
empresa do grupo Salvador Caetano, e demolida para dar lugar a uma urbanização
de luxo, o que acabou, até hoje, por não acontecer.
Fibra Comercial Lusitana
Fábrica de Fibra Comercial Lusitana, em ruínas
Vista aérea do local e ruínas da Fábrica de Fibra Comercial
Lusitana
Nesta vista (actual) o terreno da fábrica já está livre de
qualquer edifício – Fonte: Google maps
A Fibra Comercial Lusitana era uma empresa que foi uma das
primeiras a introduzir no nosso país o fabrico de fibras artificiais.
Inicialmente, as instalações da Fibra Comercial Lusitana
estavam localizadas na Rua da Alegria no nº 689 (onde mais tarde veio a
implantar-se uma refinaria de açúcar), mas, muito provavelmente na primeira
metade da década de 1930, dará início à construção da sua nova fábrica, na
Avenida da Boavista, próximo daquela que foi uma das mais famosas unidades industriais
da Cidade Invicta - a Fábrica de Fiação e Tecidos William & John Graham
& Co., também conhecida por Fábrica dos Ingleses, num local próximo da
Ribeira de Lordelo, e que já possuía uma certa tradição industrial, em virtude
de no início do século XX, ter aí laborado uma fábrica de curtumes.
“A Firma Comercial
Lusitana, Lda foi fundada em 1928, como filial de uma sociedade
hispano-italiana com sede em Barcelona. Era uma sociedade por quotas, que
integrava apenas dois associados: a Fibra Comercial España, SA, que detinha um
capital de 45 contos, e C. César P. Carbonelli, que dispunha de uma quota de
cinco contos, ou seja, 50 contos no total, montante que hoje em dia nos parece
irrisório, mas que para a época era bastante considerável.
Em 1934, César
Carbonelli vende a sua quota à SNIA Viscosa - Societá Nacionali Industria
Aplicata Viscosa, de Turim, uma importante firma industrial que estava na
vanguarda da produção de fibras artificiais. Num balanço dos edifícios que
marcaram a arquitectura portuense do século XX, a fábrica da Fibra Comercial
Lusitana terá, indiscutivelmente, um lugar de destaque.
Não nos foi possível
ainda encontrar a documentação original relativa à construção desta fábrica.
Nos arquivos do município, a documentação mais antiga diz respeito a um pedido
de alteração do projecto, apresentado em 1936, o qual deverá, no entanto, ter
constituído o projecto definitivo de construção, pelo que consideraremos aquela
data como a da concepção do edifício.
Os respectivos
projectos de engenharia e de arquitectura foram assinados pelo engº Antão de
Almeida Garrett e pelo arqº Leandro de Morais, provavelmente os autores do
projecto inicial, dado ser compreensível a administração da empresa entregar o
pedido de alteração das instalações a quem já as tinha projectado.
Para além da sua
importância económica e social, do ponto de vista arquitectónico o valor deste
edifício reside, quanto a nós, no facto de preencher todas as condições que
caracterizaram o movimento da arquitectura moderna. Juntamente com as já
referidas garagem do jornal "O Comércio do Porto" (1932), de Rogério
de Azevedo e do Entreposto do Peixe e Frigorífico (1932-34), de Manuel e
Januário Godinho, a fábrica da Firma Comercial Lusitana integra de pleno
direito os exemplares portuenses que marcaram o surgimento da arquitectura
modernista entre nós.
A fábrica de
"dobagem e torcedura de fios de seda artificial e secção de fiação de
fibras artificiais" da Fibra Comercial Lusitana, construída em betão - um
material que naquela época também constituía uma novidade - preenche, de facto,
as características fundamentais da arquitectura modernista, não obstante as
suas manifestações entre nós já terem sido classificadas de
"efémeras", entre as quais se podem salientar a definição de um
espaço único de laboração, suportado por colunas de betão, uma profusão de luz
natural através de grandes paredes envidraçadas, uma renúncia deliberada a tudo
o que pudesse transmitir um carácter monumental, e uma clara assunção de
sobriedade e leveza que lhe transmitem um irrepreensível sentido de beleza. As
instalações desta fábrica apresentam ainda um espaço ajardinado defronte do
edifício principal - muito raro de encontrar, em virtude de estas tipologias
sacrificarem ou reduzirem ao mínimo a implantação destas áreas - o qual, em
virtude do abandono em que se encontram, se apresenta actualmente repleto de
vegetação selvagem. Apesar da sua importância - que conduziu, no início da
década de 1990, à apresentação de uma tentativa de classificação - a fábrica
está condenada e, mais cedo ou mais tarde, irá ser demolida para dar lugar a
uma das muitas urbanizações que têm vindo a implantar-se na congestionada
Avenida da Boavista”.
Com a devida vénia a José Manuel Lopes Cordeiro, In Jornal
Público em 09/01/2000
Outras indústrias
A Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau mandou
construir um frigorífico, na Rua do Ouro, em Massarelos, o primeiro e único
equipamento, em Portugal, para conservar o bacalhau nacional e estrangeiro,
construção levada a cabo pela OPCA – Sociedade de Engenharia e Obras Públicas e
Cimento Armado, Lda. Foi, solenemente, inaugurado a 3 de Dezembro de 1939.
Concebido pelo engenheiro Iglésias Oliveira, o edifício original nasceu com dois volumes distintos: a nascente, um bloco imponente de cinco andares de armazenagem (os dois últimos acrescentados já depois de aberto o armazém), com grandes portões ao nível do rés-do-chão; a poente, três andares maneiros albergavam os escritórios e a casa do zelador, à moda da época.
Concebido pelo engenheiro Iglésias Oliveira, o edifício original nasceu com dois volumes distintos: a nascente, um bloco imponente de cinco andares de armazenagem (os dois últimos acrescentados já depois de aberto o armazém), com grandes portões ao nível do rés-do-chão; a poente, três andares maneiros albergavam os escritórios e a casa do zelador, à moda da época.
Actualmente, constitui um empreendimento de habitação.
Frigorífico do Bacalhau, presentemente – Fonte: Google maps
Edifício do
Frigorífico do Peixe / Bolsa do Pescado
Junto ao museu do Carro Eléctrico, na Alameda Basílio Teles,
na esquina com a Rua de D. Pedro V, em Massarelos, está o Entreposto e
Frigorífico, que veio introduzir novos métodos de conservação do pescado, então
considerado dos mais modernos processos de refrigeração. Das instalações
sobressaem, no exterior, os baixos-relevos (Henrique Moreira), em granito, com representações da
vida piscatória e, no seu interior, um túnel subterrâneo que ligava o antigo
cais de descarga de pescado às instalações frigoríficas.
O edifício foi inspiração do arquitecto Januário Godinho e seria inaugurado em 19 de Janeiro de 1935.
“À cota da entrada um duplo pé-direito conjuga-se com a
planta livre pontuada apenas por três suportes verticais. Um grande vão,
correspondente a dois módulos estruturais e que por isso é centrado por um
pilar, ligava directamente ao grande salão que abrigava a bolsa/lota do pescado
e inferiormente os frigoríficos onde o mesmo era transformado. Este amplo
espaço de salão constitui justamente o segundo corpo do programa, aquele que o
justificava pelo seu uso eminentemente industrial. Com cerca de 10 metros de
pé-direito e uma estrutura de suporte porticada que vencia toda a largura de 20
metros sem qualquer pilar de apoio. Surgia assim um espaço completamente livre
marcado apenas na cobertura por quatro expressivos pórticos em betão de perfil
recto que desenhava um arco ligeiramente abatido. Pequenas vigotas
perpendiculares articulavam esta rede estrutural abrindo-se nos intervalos da
cobertura abobadada superfícies que permitiam a entrada de luz natural através
do tijolo de vidro que preenchia as superfícies entre vigas. Uma estreita galeria
em consola, agarrada às paredes e situada ao nível de um primeiro piso, corria
em U todo o espaço rectangular desta grande nave. Por baixo, a semi-cave
destinada ao entreposto frigorífico com 4 metros de pé-direito era suportada
por potentes pilares de secção circular e capitel cónico dispostos numa
modulação de 8 metros a eixo dos pilares.”
Fonte: patrimoniocultural.gov.pt/
Em 1961, foi adquirido pela Empresa de Cimentos de Leiria
para funcionar como armazéns e está classificado como Imóvel de Interesse
Público desde 1977.
Em 1975, o edifício é ocupado pela Associação dos Moradores de Massarelos.
Desde 2015, depois de décadas abandonado à
degradação e após obras de restauro, tornou-se numa unidade hoteleira.
Entreposto Frigorífico do Peixe, em construção, em Massarelos
Frigorífico do Peixe
Frigorífico do Peixe, 1936 - Ed. Bonfim Barreiros
Bolsa do Pescado (Frigorífico do Peixe) - Desenho a carvão, colorido
A Fábrica de Produtos
Coração
“A Fábrica de Produtos Coração foi
instalada no Porto em 1928, por Albrecht Löbe.
Sabe-se que Albrecht
Löbe se interessava por produtos dedicados à limpeza doméstica e já em 1929
tinha registado em Portugal o pó para facas «Luis de Camões», embora só em 1930
registasse a marca Coração.
Encontrava-se nessa
altura estabelecido no Porto na Travessa da Fábrica, nº 46 e a insígnia da
marca seria o belo coração encarnado sangrante trespassado por uma seta que
iria iluminar as suas latas de limpa metais.
E o mesmo se passaria
com as latas de pó «Trigo Rato» que igualmente se apresentavam nas cores, verde
e vermelha. Nesse mesmo ano registou também um insecticida denominado «Durma
Bem» acompanhado por um cartaz publicitário que seria eficaz para a época mas,
que, hoje, consideraríamos pouco ecológico.
Em 1933 Albrecht fez o
registo do nome da «Fábrica de produtos Coração» que então se situava na Travessa da França, nº 229, no Porto
(antiga designação da rua D. António Barroso). Em 1935 registou uma marca
de tinta para tecidos chamada «Papagaio».
Em 1938, a fábrica
passou a ser gerida pela empresa Albrecht
Löbe & Companhia e, a partir de 1945, em nome individual por
Alberto Guimarães.
Nos anos 50 esta
fábrica, nas mãos de Alberto Guimarães, encontrava-se no Porto na Rua de D.
António Barroso nº 229 onde se manteve até quase aos anos 80.
Depois desta data foi
feita uma cedência de quotas a António Queiroga que passou a fábrica para Braga
onde se manteve até 2012, data da insolvência desta firma.
Tendo o registo da
marca «Limpa Metais Coração» ficado caduco registou-se como seu titular, em
2008, Paulo José Carvalho dos Santos, que em 2011, com novo sócio, constituiu a
empresa «Solarine Coração», em Braga, perto do local da anterior fábrica”.
In garfadasonline.blogspot
Cartaz publicitário
Postal de publicidade - Fonte: Edições 19 de Abril
Embalagem do período de Alberto Guimarães
Aqui esteve a Fábrica de Produtos Coração - Fonte: Google maps
As fitas pega moscas, um dos produtos Coração
Fábrica de Sabão da
Rua de S. Dinis
Instalações da fábrica de sabão
Esta fábrica, situada no século XIX na Rua de S. Dinis, nº 18, ficava à entrada da Rua da Natária, quase em
frente ao antigo Matadouro, e as suas instalações foram ocupadas pelo Centro de Bem-Estar Infantil e Juvenil do Coração de Jesus, fundado em 1893, sob o nome de Asilo-Colégio do Sagrado Coração de Jesus.
No último quartel do século XIX, a cerca de 50 metros, a poente, na Rua de S. Dinis, nº 78, situavam-se as instalações da Fábrica de Tabacos Aurora.
Indústria do Papel
A Fábrica de Papéis
Pintados da Foz nasceu em 1887 pela mão de António Cardoso da Rocha, na
actual Avenida do Brasil, nº 314, num casarão pintado de cinzento, um pouco
antes do que, nos anos 50 do século passado, viria a ser “a sedução dos chás e noites dançantes: o Belo Horizonte”.
Hoje, localiza-se na Rua de Pedro Hispano e labora ainda com algumas máquinas antigas, como as de impressão de papel de parede e as de dar relevo.
A Fábrica de Papéis Pintados da Foz conta já com 125 anos de experiência.
A empresa haveria de ser comprada por Serafim Correia associado com dois sócios nos anos 50 do século XX.
A partir daí a fábrica passou por diversas vicissitudes e esteve quase a desaparecer.
Hoje, localiza-se na Rua de Pedro Hispano e labora ainda com algumas máquinas antigas, como as de impressão de papel de parede e as de dar relevo.
A Fábrica de Papéis Pintados da Foz conta já com 125 anos de experiência.
A empresa haveria de ser comprada por Serafim Correia associado com dois sócios nos anos 50 do século XX.
A partir daí a fábrica passou por diversas vicissitudes e esteve quase a desaparecer.
A fábrica apresenta hoje um trabalho particular, uma vez que
produz alguns produtos únicos em Portugal. São eles as serpentinas, os confetti
e diversos tipos de papel, tais como o parafinado, o crepado, o gomado e o
alcatroado, em sector de actividade em competição feroz com China, Alemanha, Espanha
e Itália.
A fábrica tinha outrora à venda os seus produtos ao público num estabelecimento na Rua 31 de Janeiro ou Rua de Santo António, como se chamava à data.
A loja de vendas aí fundada em 1887 tornou-se requintadíssima, como convém a quem vendia artigos para decoração selecta de interiores, com as suas montras a serem enquadradas por artísticas estruturas de madeira entalhada, ostentando, na parte superior da fachada, belas letras pintadas em vidro, com o nome “Depósito da Fábrica de Papéis Pintados de António Cardoso da Rocha”.
Seria a loja mais tarde sujeita a obras da autoria do mestre-de-obras João Gomes Guerra em 1906.
A fábrica tinha outrora à venda os seus produtos ao público num estabelecimento na Rua 31 de Janeiro ou Rua de Santo António, como se chamava à data.
A loja de vendas aí fundada em 1887 tornou-se requintadíssima, como convém a quem vendia artigos para decoração selecta de interiores, com as suas montras a serem enquadradas por artísticas estruturas de madeira entalhada, ostentando, na parte superior da fachada, belas letras pintadas em vidro, com o nome “Depósito da Fábrica de Papéis Pintados de António Cardoso da Rocha”.
Seria a loja mais tarde sujeita a obras da autoria do mestre-de-obras João Gomes Guerra em 1906.
A loja da Fábrica de Papéis Pintados da Foz na Rua de Santo
António no mesmo prédio onde esteve o Jornal “A Voz Pública”, fundado após 31
de Janeiro de 1891 e com existência até 1909 – Ed. Foto Guedes
Aspecto actual do prédio onde esteve o Depósito de Papéis
Pintados da Fábrica da Foz – Fonte: Google maps
In jornal “O Comércio do Porto” de 14 Fevereiro de 1919
“A Fábrica de Papéis
Fozeira foi fundada por António Cardoso da Rocha, em 1887. Seria das primeiras
construções da "solidão profunda" da antiga Estrada de Carreiros. Porque
bem longe estaria de pensar transformar-se no cúmulo do chique em chalés de bom
gosto e, mais tarde, no chique de caixotes à moda de Sacavém, a futura Av.
Brasil lá teve de aceitar, no meio do charme discreto da sua burguesia, aquela
fábrica que só não era contranatura por produzir refinados papéis pintados que
encheram de fantasias as paredes interiores das moradias portuenses. E tão
esmerado era o fabrico, que a Fábrica exibia os diplomas honoríficos das
Exposições Industriais do Porto (1887 e 1926), Lisboa (1888), Paris (1889),
Açores (1901) e o Grande Prémio de Honra (Lisboa, 1932). Em matéria de produto
onde estrangeiros eram exímios, a Fábrica da Foz dava cartas.
Da Fábrica de Papéis
Pintados da Foz nada resta. Talvez alguns quartos espalhados por aí, nas
moradias antigas que o progresso a martelo ainda não demoliu e o abandono ainda
não arruinou, possam recordar o luxo efémero mas requintado dos papéis de
parede com que quase todos - pobres, ricos e assim-assim - decoravam as casas”.
Autor desconhecido, In JN em 8 Setembro 2005
Actuais instalações da Fábrica de Papéis Pintados da Foz na
Rua de Pedro Hispano – Fonte: Google maps
A “Fábrica Veludo”,
por sua vez, era outra conhecida fábrica de papéis pintados, com casa de
comercialização dos seus produtos junto da entrada do Teatro Sá da Bandeira,
sendo a actividade industrial respectiva, desenvolvida na Avenida da Boavista
quase em frente à Fábrica do Graham.
Em frente a Casa Veludo, loja da Fábrica Veludo na Rua de Sá da Bandeira em 1952
Indústrias Diversas
Fábrica de Calçado Atlas
Esta fábrica sucederia a uma outra destinada à indústria da chapelaria, de acordo com requerimento submetido à Câmara do Porto, em 4 de Fevereiro de 1905, para um terreno com frente para a Rua Anselmo Brancamp e Rua Duquesa de Bragança (Rua D. João IV).
Requerimento de Marques Rodrigues & Cia
Em 1926, a fábrica de calçado “Atlas” substituiu, naquele
local, uma fábrica de chapelaria, que o ocupava desde 1905.
Em 1957, as instalações seriam adquiridas pela Sociedade Nacional de Sabões, em 2000, pela Simon - Sociedade Imobiliária do Norte SA e, em 2016, pela Braamcamp 119 - Projetos e Investimentos SA.
Em 1957, as instalações seriam adquiridas pela Sociedade Nacional de Sabões, em 2000, pela Simon - Sociedade Imobiliária do Norte SA e, em 2016, pela Braamcamp 119 - Projetos e Investimentos SA.
Desenho da fachada da Fábrica de Calçado Atlas na Rua
Anselmo Brancamp (entre a Rua do Moreira e a Rua Firmeza)
Fachada da antiga fábrica de Calçado Atlas, antes da última intervenção – Fonte:
“braamcamp119.pt”
Até ao aparecimento
da Fábrica de Calçado Atlas, pontificava no Porto a Fábrica de Calçado “A
Portugal”, da firma “Frederico, Braga & Cia”, inaugurada na Rua da Lomba,
153, no dia 12 de Março de 1898.
Foi a primeira fábrica de calçado a vapor no Porto.
Em 1910, esta fábrica foi alvo de um artigo num jornal americano de Boston, sendo considerada a principal do ramo no Porto.
Nesta morada, haveria de estabelecer-se, a partir da década de 1930, a Fábrica Portuguesa de Passamanarias.
Foi a primeira fábrica de calçado a vapor no Porto.
Em 1910, esta fábrica foi alvo de um artigo num jornal americano de Boston, sendo considerada a principal do ramo no Porto.
Nesta morada, haveria de estabelecer-se, a partir da década de 1930, a Fábrica Portuguesa de Passamanarias.
Publicidade na Gazeta dos Caminhos de Ferro, em Julho de
1961
Fábrica de Acabamentos Vitória
Fábrica de Acabamentos Vitória na Rua António Granjo
Perante o instantâneo, pouco falta
para a Fábrica de Acabamentos Vitória ser, apenas, uma memória – Fonte: Google
maps
Fábrica de Cofres e Fogões
Fábrica de Cofres e Fogões, sobranceira à Estação
Ferroviária de S. Bento
Perspectiva actual, semelhante à da foto anterior –
Fonte: Google maps
Boa tarde
ResponderEliminarSe me permite uma correcção sobre a Fábrica Ach. Brito, o local do Edifício Capitólio é depois da antiga linha de comboio. No antigo terreno da Ach. Brito (antes da actual linha do Metro), foi construído um condomínio fechado, onde permanece a chaminé e um pavilhão da antiga fábrica (o mesmo da foto C.1920).
https://www.google.pt/maps/@41.1598277,-8.6277097,3a,75y,48.9h,106.36t/data=!3m6!1e1!3m4!1srIhgjnCPzKq6xJ0TUtvr0w!2e0!7i13312!8i6656
A Fábrica de Produtos Coração era em frente, do lado esquerdo da Rua Dom António Barroso, onde hoje existe um prédio.
https://www.google.pt/maps/@41.1597211,-8.6268458,3a,75y,237.96h,102.85t/data=!3m7!1e1!3m5!1s3j8K-Gng4vgIZvErPNfW1w!2e0!5s20140601T000000!7i13312!8i6656
Cumprimentos
Hugo Martins
Caro Hugo Martins
EliminarAgradeço-lhe o seu comentário que lamentavelmente só hoje visualizei.
Concordo inteiramente com ele e já procedi à respectiva correcção que me sugeriu. Aliás, tenho pouca desculpa para explicar o meu erro, que só se verificou por um tremendo lapso de memória. Toda essa zona foi na minha adolescência por mim calcorreada e conheci-a bem. Por vezes a memória prega-nos boas partidas. Mais uma vez muito obrigado e espero que continue a visitar-nos.
Abraço.
Américo Conceição
Que belas reportagens... para bens!
ResponderEliminarParabéns pelo blog! Ģostei muito.
ResponderEliminarAs fotografias são de arquivos?
Felicitações.
As fotos exibidas têm a identificação do autor, ou editor, ou a proveniência e para as não identificadas foi impossível conseguir conhecer a sua origem.
EliminarEsperamos que continue a desfrutar deste blogue.
Cumprimentos