sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

25.223 A cidade pela objectiva de um fotógrafo amador

 
Bernardino Pires (1901-1977) foi um fotógrafo amador que desenvolveu a paixão pela fotografia entre as décadas de 1950 e 1970.
Desconhecendo-se, para já, muitos pormenores da sua vida pessoal, sabe-se, no entanto, que morou com a sua mulher na Rua da Alegria e que teve cinco filhos.
Foi um profissional de seguros, dono de um bazar, na Rua de Santo Ildefonso, o “Bazar Estrela” e ilustrador gráfico. Teria derivado desta sua última actividade o gosto que desenvolveu pela fotografia que tinha por alvo das suas objectivas os uso e costumes e a azáfama quotidiana da cidade do Porto.
Começou por pertencer a uma associação de fotógrafos amadores, surgida na década de 1950, a “Associação Fotográfica do Porto” integrando ainda um outro, o “Grupo da Ribeira”, que se reunia, informalmente, aos Sábados, na Ribeira do Porto, fotografando as regateiras do mercado da Ribeira e todo o bulício envolvente.
Este grupo, para além de Bernardino Pires, contava com Viana Jorge e Ricardo Fonseca, entre muitos outros.
Na década de 1960, Bernardino Pires sai da “Associação Fotográfica do Porto” e cria um outro que reunia, em tertúlia, no Café Majestic, na Rua de Santa Catarina, denominado “Grupo quatro mais”, do qual fazia parte Alberto Rio, o pai do que viria a ser, mais tarde, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.



 

Bernardino Pires

 
 
Acontece que, derivado da actividade de Bernardino Pires, no âmbito da fotografia, resultou um enorme espólio que foi reunido por um dos seus filhos, Daniel Pires.
Este espólio, em 2019, chegou às mãos do livreiro-alfarrabista, editor e também fotógrafo Paulo Ferreira, que com a chancela da sua In-Libris, numa parceria com o filho do fotógrafo, Daniel Pires, e com o apoio do programa Garantir Cultura, vai dar corpo à obra “A Cidade do Porto na Obra do Fotógrafo Bernardino Pires”, em 2 volumes.
O primeiro volume é lançado em 2022 e, no ano seguinte, é lançado o 2º volume.
A editora convidou ainda várias personagens a escolherem uma fotografia de Bernardino e a redigirem textos "que vão desde a poesia e prosa à análise histórica, semiótica e estética das imagens do fotógrafo". Entre eles estão Cláudia Lucas Chéu, Júlio Machado Vaz, Luca Argel, Manuel Sobrinho Simões e Joel Cleto.

 
 
“Este espólio, que contém cerca de 10 mil negativos, e que começámos, entretanto, a digitalizar e a estudar, chegou ao meu conhecimento em 2019, por via de Hermano Marques, um médico e fotógrafo amador que integrou a Associação Fotográfica do Porto e aí conheceu ainda Bernardino Pires”, diz ao PÚBLICO o livreiro-editor. “Ninguém conhece o seu nome e o seu trabalho, um amador que, além da fotografia, teve uma actividade interessante também como ilustrador e publicitário, entre muitas outras coisas”.
Cortesia de Paulo Ferreira
 
 
 
 
“É, sem dúvida, a cidade do Porto o palco que Bernardino Pires escolhe para o desenvolvimento do seu trabalho. O rio douro, as pontes, os comboios, o trabalho, as crianças e os velhos, a cidade nocturna, são o alvo que os olhos do fotógrafo procuram. Trata com especial curiosidade a Zona Histórica da cidade classificada como Património Mundial pela Unesco”.
Cortesia da editora In-Libris

 
 
 

Ponte Luiz I – Foto de Bernardino Pires, cortesia da Ed. In-Libris



 

Cheia de 1962 na Ribeira – Foto de Bernardino Pires, cortesia da Ed. In-Libris





Navio-motor “Senhor do Mar” encalhado em Massarelos, durante as cheias de 1962 – Foto de Bernardino Pires, cortesia da Ed. In-Libris

 
 
 

Estação de S. Bento, c. 1960 – Foto de Bernardino Pires, cortesia da Ed. In-Libris

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