Hoje, 25 de Outubro de 2026, passam cento e cinquenta e
cinco anos sobre a data do casamento de Henrique Ribeiro de Faria (1827-1888) e
de Júlia Emília Álvares Ribeiro (1839-1925), de cuja cerimónia realizada no
oratório da residência da noiva, à Rua Chã, nos dá conta o jornal “O Comércio
do Porto”, no dia seguinte.
Então, institucionalizados desde há alguns anos os
cemitérios públicos, o funcionamento das capelas existentes junto dos palacetes
das grandes famílias começou a ser substituído pelos dos oratórios dentro das
próprias habitações.
Neste dia festivo do ano de 1871, deve ter sido matéria de
conversa, durante a bôda, a chegada nesse mesmo dia, ao Porto, de Bento de
Freitas Soares (1822-1887), um vilacondense ilustre, médico e político do
Partido Regenerador, para tomar posse como o novo governador civil do Distrito
do Porto.
In jornal “O Comércio do Porto” de 26 de Outubro de 1871
Este foi mais um, entre muitos outros enlaces de
representantes da aristocracia e da burguesia portuense, que merece ser
destacado para dar uma visão sobre a sociedade de então e, também, dar a
conhecer parte do trajecto de vida de seis netos de Francisco José Barros Lima.
Presidiu à cerimónia o arcediago de Oliveira do Douro,
Ricardo Vanzeller, com residência na Rua do Vilar, moradia que tinha
pertencido, antes, a António Bernardo Ferreira, o primeiro marido da célebre D.
Antónia Ferreira, a célebre Ferreirinha, e seu primo em 1º grau, falecido em 1844.
Por aqui, montou António Bernardo Ferreira um teatro em cujo palco a burguesia
portuense da época mostrava os seus dotes na representação teatral.
Casa do arcediago Ricardo Vanzeller, na Rua do Vilar
Naquela longínqua 4.ª Feira, os noivos, finda que foi a
cerimónia e a festa subsequente, acabariam por recolher à residência de
Henrique Ribeiro de Faria (1827-1888), o noivo, na antiga quinta, situada na
Rua do Heroísmo, que fora propriedade de Francisco José de Barros Lima, o seu
avô, personagem que acabaria por figurar na toponímia da cidade, precisamente,
no arruamento, para o qual foram viver os noivos, após o casamento – gaveto da
Rua do Heroísmo com a futura Rua de Barros Lima.
Francisco José de Barros Lima (1763-1843) foi casado, em 31
de Julho de 1799, com Raquel Maria Pinto e de cujo enlace resultaram duas
filhas.
Após a revolução liberal saiu representante do sector do
comércio, tendo sido ainda deputado às Côrtes e, mais tarde, um dos
Contratadores Gerais do Tabaco. Morreu com oitenta anos, em 1843, já viúvo e
com as suas duas filhas, Rosa Margarida e Margarida Rosa, já falecidas, mas
rodeado dos seus seis netos, fruto do casamento de Rosa Margarida com o
bacharel Francisco Ribeiro de Faria, já que a outra filha, de seu nome, Margarida
Rosa, morreu solteira.
Habitava, habitualmente, na sua morada na Rua de S. João,
mas visitava frequentemente a sua quinta na Rua do Heroísmo.
Na casa dessa quinta, para onde se deslocaram os noivos no
fim do casamento, já em pleno século XX, se haveria de instalar, a partir de
Fevereiro de 1953, o Liceu Rainha Santa Isabel, que no mesmo local funcionava,
desde 1938, como Secção do Liceu Carolina Michaëlis.
Edifício onde funcionou inicialmente o Liceu Rainha Santa
Isabel, já ostentando um 3.º piso, que foi levantado como parte das obrigações
do Liceu Carolina Michëlis, como arrendatário, em 1938 - Desenho do escultor
Antero Sousa
Pois, o presente casamento envolvia o neto de Francisco José
Barros Lima, Henrique Ribeiro de Faria, que tinha como irmãos Francisco Ribeiro
de Faria (visconde de Barros Lima), Eduardo, Arnaldo, Carolina e Camila.
Do prestígio do seu avô, Francisco José de Barros Lima, se
aproveitou Francisco Ribeiro de Faria (1824-1889), passando a visconde de
Barros Lima.
Com o mesmo nome de seu pai (bacharel Francisco Ribeiro de
Faria, casado com uma filha de Francisco José Barros Lima), o visconde de
Barros Lima, à data do seu falecimento, em 1889, era morador na Rua da
Torrinha, solteiro e sem descendência.
A casa da família Ribeiro de Faria localizava-se na Rua de
Cedofeita e ficou conhecida para sempre, por ser aquela a que se acolheu D.
Pedro IV, após o bombardeio do Palácio dos Carrancas, durante o Cerco do Porto,
em 1833/34.
Por sua vez, a noiva, Júlia Emília, vivia, até então, com
sua mãe, já viúva, na sua residência, na Rua Chã, que corresponde hoje ao n.º
de polícia, 132.
Seu pai, Joaquim Torcato Álvares Ribeiro (1803-1868), Matemático e professor da
Academia Politécnica do Porto, falecera a 2 de Novembro de 1868, nas Caldas de
Vizela, onde se encontrava "a banhos", cerca de três anos antes da
subida ao altar da sua filha Júlia Emília.
Em 1835, tinha sido nomeado, precedendo concurso, lente
proprietário da 1.ª cadeira de Matemática.
Na Academia, para além da docência, assumiu as funções de
director interino, nomeado a 30 de Novembro de 1864 e, apesar de indigitado
para director efectivo, em Agosto de 1868, não chegou a tomar posse deste
cargo.
Joaquim Torcato Álvares Ribeiro foi, ainda, director da
Companhia Geral da Agricultura e das Vinhas do Alto Douro, entre 1852 e 1855.
Na cerimónia religiosa, na qualidade de padrinhos, que
ficavam do lado direito do altar ao lado do noivo, destacava-se a figura de Bernardo
Pereira Leitão de Carvalho (1792–1880), um proeminente proprietário (entre muitas
outras propriedades detinha a Quinta de Vale Abraão, no Douro), capitalista e
figura da elite económica e social do Porto, no século XIX, um dos conhecidos
fundadores do Club Portuense.
Natural de Peso da Régua casou-se com Maria Ludovina de
Oliveira Maia (1802-1881), tendo residido, na Rua do Passeio Alegre, na Foz do
Douro, na conhecida casa da família Maia, aquela que ostenta umas icónicas ameias.
Era o progenitor de Laura Pereira Leitão, que foi casada com
Eduardo Ribeiro Faria, irmão do noivo, bacharel em Direito
pela Universidade de Coimbra e que, à data do presente casamento estava, desde
do início do ano, na situação de viúva. Talvez, por ainda se encontrar de luto,
o seu nome não figura na crónica do casamento.
Esta senhora acabaria por casar uma segunda vez e
administrar a Quinta de Vale Abraão, que pertencera ao seu pai. Aliás, foi testamenteira,
juntamente com o seu irmão Adriano, após o falecimento de Ludovina Oliveira
Maia, sua mãe, em 1871, que, por sua vez, em 1868, já tinha sido herdeira do
seu irmão Domingos de Oliveira Maia, senhor de uma grande fortuna e que não
tinha descendentes.
Retrato a óleo de Bernardo Pereira Leitão, por Augusto
Roquemont, meados do séc. XIX. Col. da Casa de Casal de Loivos
Um outro padrinho foi Arnaldo
Ribeiro Faria, irmão do noivo e
um dos netos de Francisco José Barros Lima, que, ao falecer solteiro, em 1911,
contemplaria sobremaneira, no seu testamento, as três sobrinhas que resultariam
deste matrimónio.
A condessa do Bolhão e Maria Emília da Conceição Ribeiro
Coelho Cabral, tias da noiva, foram as madrinhas que, na cerimónia religiosa,
figuravam do lado esquerdo do altar, ao lado da noiva.
Francisca Fausta do Vale Pereira Cabral (1808-1888), a
condessa do Bolhão, tinha vivido, na Rua Formosa, no Palácio do Bolhão, até
1853, quando abandonou o lar alegando maus tratos infligidos pelo cônjuge.
À data, aqueles que a imprensa identificou como os irmãos
Sousa Guedes, sobrinhos da condessa do Bolhão, criaram grossa zaragata pública.
Assim, em 4 de Dezembro de 1852, em defesa da sua tia que,
entretanto, abandonara o lar, alegando maus tratos, os dois irmãos fizeram uma
espera, na Rua de Santo António, ao escritor Camilo Castelo Branco e
sovaram-no, pois não apreciaram a defesa que o escritor fazia do conde do
Bolhão, nas suas crónicas jornalísticas.
Com certeza, um dos Sousa Guedes, referidos pela imprensa da
época, era António de Sales de Sousa Guedes Vieira, identificado em relatório
do médico do Hospital Santo António, Dr. Fortunato Augusto Pimentel (1807-1889),
o pai do escritor Alberto Pimentel, que o observou e identificou a ele e ao
escritor, relatando, ainda, os ferimentos sofridos pelos contendores.
O casal desavindo, porém, nunca se reconciliaria e o caso
agitou durante meses a cidade.
O escritor ainda, em 1857, expressava o seu desapontamento e
saudade pela não realização das sumptuosas festas que o ainda barão, à data da
separação, tinha deixado de oferecer aos seus convidados.
Aquele infeliz casamento tinha ocorrido a 14 de Setembro de
1835, com António Alves Sousa Guimarães, 1º Conde de Bolhão, de cujo enlace
resultou a seguinte descendência: Júlia Pereira Alves de Sousa Guimarães, Maria
Cristina Alves de Sousa Guimarães, Arnaldo Alves de Sousa Guimarães, António
Alves de Sousa Guimarães e Sofia Pereira Alves de Sousa Guimarães.
Por sua vez, Maria Emília da Conceição Ribeiro Coelho
Cabral, a outra madrinha e tia da noiva, encontrava-se acompanhada do seu
marido, Constantino António do Vale Pereira Cabral, nascido em 1806, figura de
destaque da sociedade portuense, e que fora, na década de 1830, 1.º Director da
Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, mais tarde, foi 1.º
Claviculário da Administração do Contracto do Tabaco e senhor das Quintas do
Cachão, do Seixo e de Serzedinho e, ainda, da casa na Rua das Flores, onde
nasceu e acabaria por morrer em 1873.
Foi um dos fundadores do Club Portuense.
Do seu casamento, Maria Emília da Conceição Ribeiro Coelho
Cabral teve seis filhos e haveria de falecer em Janeiro de 1886.
A casa na Rua das Flores ficaria, para sempre, conhecida
como a “Casa dos Constantinos”.
Entre a longa lista de convidados, é possível observar a
presença de uma irmã do noivo, de
seu nome Camila Ribeiro de Faria
(1829-1915), que, casada em 1852, se encontrava já na situação de viúva, pois o
enlace com João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres durou apenas 8 anos.
Entre as inúmeras individualidades, cuja extensa referência
seria fastidioso mencionar, é de destacar a presença: do Marquês de Saldanha, João Carlos
Gregório Domingos Vicente Francisco de Saldanha Oliveira e Daun, esposa e
filhos; da Viscondessa de Balsemão (Henriqueta das Dores Teles da Silva); da Baronesa
do Seixo; do Marquês de Monfalim, Filipe de Sousa e Holstein (1841-1884), e
esposa; do Conde de Samodães (1828-1918), e esposa, a viscondessa de
Alpendurada; de António Bernardo Ferreira (1835-1907), e esposa, Antónia
Cândida Plácido; de João Pacheco Pereira (1827-1887), e esposa, Maria Angelina
Pereira da Silva, filha do Conde de Bertiandos; dos Condes de Resende, etc.
A condessa de Resende, Maria Balbina Pamplona Carneiro
Rangel Veloso Barreto de Miranda e Figueiroa, presente, era casada com António
Benedito de Castro, 4.º conde de Resende, falecido em 1865.
Possivelmente, neste casamento, a condessa fez-se acompanhar
pelo 5.º Conde de Resende, que faleceu solteiro em 1876 e era filho do seu
falecido marido.
Casa (desaparecida), implantada transversalmente no que é
hoje a Rua de Álvares Cabral, dos condes de Resende, que, mais tarde, viriam a
ser sogros do escritor Eça de Queiroz
Uma nota especial para a Baronesa do Seixo, que era, afinal,
na prática, a irmã do noivo, de nome
Carolina Rosa Ribeiro de Faria
(1822-1891), casada, em Fevereiro de 1841, no regime de separação de bens, com
António Almeida Coutinho Lemos (1818-1869), estava, à data, já viúva. Vivia no
seu palacete, na Rua de Cedofeita, a poucas dezenas de metros da casa onde tinha
nascido.
Deambulando pela lista de convidados, é de destacar a
presença de Francisco Diogo de Sousa Cyrne de Madureira (1808-1875), morador no
Campo 24 de Agosto e casado com Maria Isabel de Bourbon da Silva Guedes,
falecida em 1869, de quem teve três filhos, a saber, Francisco, Maria e José.
Residência, no Campo 24 de Agosto, de Francisco Diogo de Sousa
Cyrne de Madureira que, hoje, ostenta mais um andar e aloja a Junta de
Freguesia do Bonfim
Solar (desaparecido) de Francisco de Azeredo Teixeira de
Aguilar, 2.º Conde de Samodães (em 1871, na Rua do Sol, onde, muito mais, tarde
se iria instalar a Escola Oliveira Martins
Pelas traseiras daquele solar, já na Rua de S. Luiz, viveu e
faleceu, em 22 de Junho de 1888, quando já estava viúva, a viscondessa de
Alpendurada, Maria das Neves Correia Leal, mãe de Henriqueta Adelaide Vieira
Magalhães, Condessa de Samodães, e de Josefina Augusta Vieira Magalhães, 2.ª
viscondessa de Alpendurada e Condessa consorte de Alpendurada, casada com João
Baptista Pereira da Rocha.
Esta prole é o resultado dum segundo casamento de António
Vieira de Magalhães (1789 - 1859), 1.º visconde de Alpendurada.
Palácio onde residia, na ala mais à direita, em 1871,
António Bernardo Ferreira, no Largo do Laranjal (Praça da Trindade). A ala, à
esquerda, era ocupada, naquela data, pelo Club Portuense e a parte central era
o Salão de Baile
Miguel de Sousa
Guedes (1829-1913), Júlio Kopke Severim de Sousa (1835-1899), um dos
filhos de Joaquim Augusto Kopke Schwerin de Sousa (1º barão de Massarelos) e a esposa, Júlia Pinto Machado Torre, Henrique
Vanzeller e William Sandeman e Tomas Sandeman, que seriam, respectivamente e,
em sucessão, 1.º e 2.º Barão de Sandeman, não podiam deixar de comparecer.
Palacete na Cordoaria, que William e Thomas Sandeman
receberam em herança pela morte do seu pai, em 1870
Notas finais
As ornamentações da casa, na Rua Chã, estiveram a cargo do
jardineiro paisagista alemão, Émile David, aquele que, anos antes, tinha
intervindo nos jardins do Palácio de Cristal.
Quanto ao “lunch”, ao bom estilo da época, nestes ambientes,
a identificação das iguarias era em francês.
Menu
‘Chaud’-Consommé de volaille, petits vol au vent d'huitre à
le reine, croquettes de volaille aux truffes.
‘Froid’ - Jambon de
Westphalie à la gelée, galantine de dinde truffée, Tête de achard à la
portugaise, filets de volaille aux truffes, langues de veau à l’anglaise,
bigarrades de filets de soles aux crevettes, cuisse de veau au lard.
‘Rôtis’ - Dindon à la glace, canards sauvages à la
française, poules à italienne, perdrix au cresson.
‘Entremets’- Charlotte russe à la vanille, pudding au
chocolat, blanc-manger au marrasquin, gelée au vin de Madère.
Pâtisseries et biscuits.
‘Vins’ - Madère, Xères, Bordeaux, Rhin, Bucellas, Porto et
Champagne.”
Reflexões finais
Antes de mais, revela-se o desconhecimento da razão pela
qual não é explicitado na notícia, que serviu para esta divagação, o nome do irmão do noivo, de seu nome Francisco Ribeiro de Faria, morador na
Rua da Torrinha, n.º 9, que se tornaria, em 1873, visconde de Barros Lima e
viria a falecer em 1889.
Sem herdeiros directos, em testamento, o visconde de Barros
Lima declararia, após manifestações pontuais de benefício de seus servidores mais
chegados, como seu herdeiro universal, o filho de sua irmã Camila, Manuel
Albuquerque de Melo Cáceres.
Finalmente, que do casamento que aqui se celebra houve três
filhas: Maria Jerónima Ribeiro de Faria (1874-1971) casada, em 31 de Julho de
1901, com o 2.º conde de Campo Belo (1873-1949); Maria José Ribeiro de Faria
(1875-1951) casada, em 28 de Setembro de 1890, com João Melo Pereira de Sampaio
(1869-1906); Maria das Dores Ribeiro de Faria (1877-1958) casada, em 20 de
Junho de 1904, com Joaquim Augusto Leite Pereira Pinto Basto (1875-1926).
Todas elas foram contempladas no testamento do seu tio
Arnaldo, que morreu solteiro.


























Sem comentários:
Enviar um comentário