domingo, 9 de julho de 2017

(Conclusão) - Actualização em 19/11/2020



A Praça das Flores já foi Campos de Godim por altura das Invasões Francesas, e depois Largo do Fôjo ou Campo do Fôjo, em 1891, por se encontrar nas imediações do morro do Fojo.
Diga-se que nos finais do século XVIII, aquele amplo logradou­ro já estava ajardinado. Possuía cómodos bancos de pedra e estava ornada com ár­vores frondosas que, no estio, pro­piciavam frescas sombras. Todos es­tes arranjos foram feitos por iniciati­va, e à custa, da Companhia das Vi­nhas do Alto Dou­ro, no cumprimen­to de uma obriga­ção que lhe compe­tia: “conservar, me­lhorar e embelezar as estradas que, na­quele tempo, ligavam o Porto com a re­gião do Alto Douro”. 
Passou a ter o nome actual de Praça das Flores em 1903, mas entre 1945 e 1980, foi alterado para Praça Dr. Pedro Teotónio Pereira, ministro e embaixador de Salazar e, o seu jardim, chama-se, hoje, Guedes de Oliveira.
Guedes de Oliveira foi proprietário da casa de fotografia na Rua de Santa Catarina, nº 262 denominada de Foto Guedes”, tendo sido ainda professor e director da Escola de Belas-artes do Porto.



Praça das Flores 

Sem comentários:

Enviar um comentário