domingo, 16 de julho de 2017

(Continuação 6)


Rua das Oliveiras junto ao Teatro Carlos Alberto

Esta rua começa na Praça Carlos Alberto (antigo Largo dos Ferradores) na esquina do palacete de Balsemão, e acaba no Largo Alberto Pimentel, no cruzamento da Rua da Conceição e Travessa de Cedofeita.
Antes de aqui chegar, em frente ao Teatro Carlos Alberto, cruza com a Rua Sá de Noronha.

Palácio dos viscondes de Balsemão


Praça Carlos Alberto. Pode ver-se um Americano à direita

A Rua das Oliveiras tem este topónimo, porque ia pelo Horto do Olival fora, desde o Campo do Olival e, também por isso, Rua do Horto do Olival.
O topónimo lembra não só o velhíssimo Campo do Olival, como o aspecto quase rústico do local até meados do século passado.
Esta rua já se chamou também Viela dos Ferradores.
Entretanto, por esses tempos, a rua que liga hoje a Praça Gomes Teixeira à Praça Carlos Alberto, já se chamou (há referências em documentos de 1648) Rua dos Ferradores, que é um topónimo anterior ainda, ao de Largo dos Ferradores.
Por sua vez o Largo Alberto Pimentel, nas imediações, nasceu de um alargamento no encontro da Rua das Oliveiras e da Rua dos Mártires da Liberdade (antiga Rua Direita de Santo Ovídio, vulgarmente chamada de Rua da Sovela e que chegou a chamar-se Rua 16 de Maio devido ao golpe que proclamou a restauração da Carta Constitucional em 16 de Maio de 1828).
A Rua das Oliveiras distingue-se já na planta do Bairro dos Laranjais, pouco posterior a 1761 e, já é assim identificada com a actual denominação, na planta redonda de Balck, em 1813.


Planta de c. 1761 do Bairro dos Laranjais, com o traçado da Rua das Oliveiras a azul (em baixo à esquerda)

A amarelo a Rua das Oliveiras na Planta de Balck de 1813


No n° 43 da Rua das Oliveiras, encontra-se o Teatro Carlos Alberto (construído em 1897 na antiga horta do palacete dos Balsemão). 
Duas livrarias são de destacar nesta rua: A Livraria Vieira, logo no início, junto de Carlos Alberto e a Poetria no centro comercial Lumière.
Próximo, no Largo Alberto Pimentel situa-se a conhecida Livraria Académica, um dos muitos alfarrabistas existentes nesta zona.
Na confluência da Rua General Silveira e Mártires da Liberdade temos uma fonte ainda ligada à dos Leões e a Arca d’Água.
Em tempos idos, a Rua das Oliveiras era o escoamento natural de trânsito e de pessoas que saídas da chamada Porta do Olival se dirigiam à cidade de Braga, passando pelos caminhos de Santo Ovídio, do Sério e de Arca d’Água.
Aquele sítio do Sério ficava no local mostrado na foto abaixo.


Antigo sítio do Sério – Fonte: “aportanobre.blogspot.pt”

Na foto acima, pela esquerda temos a Rua do Capitão Pombeiro, e pela direita a Rua de Antero Quental que, mais à frente (à esquerda), vai entroncar na Rua do Vale Formoso.
O sítio do Sério pode ser localizado a partir da planta abaixo.

Fonte – “aportanobre.blogspot.pt”

Legenda:
1. Monte Pedral
2. Lugar do Sério
3. Rua do Capitão Pombeiro
4. Rua do Vale Formoso
5. Rua de Antero Quental
6. Futura Rua de António Cândido
7. Rua do Campo Lindo


A planta acima foi acrescentada na década de 30 do século XIX, a partir da de Balck de 1813, e a linha a negro, indica a divisória entre os exércitos em confronto durante o Cerco do Porto. Para cima dela estava o exército de D. Miguel (os miguéis) e para baixo o de D. Pedro IV (os malhados).

Sem comentários:

Enviar um comentário