domingo, 23 de fevereiro de 2020

25.82 Alguns clubes da burguesia portuense (Actualização em 30/03/2021)


Clube dos Girondinos... Quando o carnaval era rei


“O Clube dos Girondinos fazia parte de um conjunto de clubes formados na segunda metade do Século XIX, com os mais variados propósitos que iam desde o entretenimento, à beneficência, passando pela cultura, política, diversão, assistência na saúde, mutualidade, etc.
Alguns deles ainda subsistem nos nossos dias, caso do Ateneu Comercial, Fenianos Portuenses ou Clube Portuense.
O “Clube dos Girondinos” radicava numa certa burguesia, cujos ideais oscilavam, entre a monarquia constitucional e a república.
O seu lema era «Honra e Fama».
A sua sede situava-se na Rua de Alexandre Herculano, junto do terreno onde esteve o Teatro D. Afonso e, depois, esteve o Teatro Éden e a poucas dezenas de metros do antigo Hotel Continental.



Fachada engalanada do prédio da sede do Clube dos Girondinos, em 1908, durante as festas de Verão da cidade do Porto, que era assim como se chamavam as festas de S. João e Santos Populares – Fonte: Revista Illustração Portugueza, em 20 Julho 1908




Durante alguns anos foi o “Clube dos Girondinos”, na companhia do “Clube dos Fenianos”, os grandes impulsionadores do Carnaval na cidade.
Ambos, em 1906, organizaram, cada um por si, um desfile carnavalesco. Saiu primeiro o do “Clube dos Fenianos” e, depois, o do “Clube dos Girondinos”.
Dizem que teriam assistido à passagem dos carros alegóricos e aos cortejos respectivos, nesse ano, cerca de 200000 pessoas.



Cavalaria da Guarda Municipal abrindo, em 1906, o cortejo de carnaval do Clube dos Girondinos, junto à sua sede – Fonte: CPF




“Carro de Honra” do Clube dos Girondinos, no Carnaval de 1906, junto da sua sede – Fonte: CPF


No terreno, parcialmente livre, que se observa na foto anterior, junto da sede do Clube dos Girondinos, pouco tempo depois desse carnaval de 1906, em 5 de Maio, já o clube tinha à disposição dos seus sócios, um picadeiro para a prática da equitação.

 

Fonte: Revista “O Tripeiro”, Vª série, XII ano, Maio de 1956
 

Na entrada da década de 1910, iria surgir nos terrenos que tinham sido do picadeiro, o teatro Éden.




A sede do “Clube dos Girondinos ficaria entre, onde está hoje, a “Garagem Atlântico” e a Praça da Batalha (ao fundo) – Ed. MAC




“Carro do Saneamento” a passar junto ao Hotel Continental, na Praça da Batalha (esquina da Rua Entreparedes), no desfile de carnaval de 1906, organizado pelo “Clube dos Girondinos” – Fonte: CPF



O Hotel Continental ficava na área do prédio em realce – Fonte: Google maps



O “Carro da Cidade”, do cortejo de carnaval de 1906, dos Girondinos, passando na Praça da Batalha – Fonte: AHMP


À direita da foto, observa-se os armazéns da firma “Construtora”, de Campos & Morais, um armazém de ferragens e materiais de construção, onde se instalaria o “Cinema High Life”, em 1908, e depois, em 1913, o cinema “Batalha”.



Banda de música do “Clube dos Girondinos”, no carnaval de 1907 – Ed. Manuel Rangel


(Continua)



Sem comentários:

Enviar um comentário